TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A nova geração da picape Mitsubishi L200 foi apresentada ao mundo antes da grande rival, a Hilux. A Toyota deu o troco e mostrou primeiro o utilitário derivado da picape, o SW4. A concorrente não perdeu tempo e respondeu com o novo Pajero Sport (Dakar no Brasil), com desenho ainda mais ousado, principalmente em relação à picape matriz.




Na frente se destacam os frisos cromados na grade superior, que invadem os faróis em LED, quase se fundindo a eles, e terminam no para-choque de forma vertical, um recurso inaugurado na Outlander e também usado pela rival. A lateral é bem musculosa, com saliências no para-lamas e nas caixas de rodas. A terceira janela sobe demais em direção à traseira. Esta, sim, é bem polêmica. Tem lanternas triangulares no meio, uma parte bem próxima ao vidro. Mas os refletores parecem "escorrer" como um sangue até o para-choque, que é bem baixo e cria uma aparência chapada. Ficou bem esquisito, mas deu a modernidade necessária para o Pajero Sport enfrentar a forte concorrência. 


O interior é moderno, mas a Mitsubishi não quis arriscar. Deu linhas convencionais ao painel, apenas abusando do uso de detalhes prateados, que emolduram os puxadores das portas e o console central onde estão a tela do sistema multimídia, as saídas verticais de ar, os comandos do ar condicionado dual zone e a alavanca do câmbio. O volante também tem partes prateadas. O espaço interno é amplo e o Pajero Sport acomoda até sete passageiros (motorista incluído). 




Na lista de equipamentos estarão presentes comando elétrico para o freio de estacionamento, controle de velocidade para aclives/declives, sistema de monitoramento de 360º por câmeras e itens de segurança como sensor de distância ao tráfego à frente com frenagem automática (até 30 km/h), sete airbags e alerta para veículos em ponto cego. A tração 4x4 possui quatro modos de seleção (asfalto, pista escorregadia, lama e areia), além de controle de terreno.




O motor inicial será o quatro cilindros 2.4 MIVEC Clean TurboDiesel, de 154 cavalos de potência e 38,7 kgfm de torque ou 181 cv e 43,7 kgfm. A transmissão será automática de oito velocidades. Aqui no Brasil, o atual Pajero Dakar usa motores V6 flex ou quatro cilindros diesel, ambos 3.5. O primeiro rende 205 cv e o diesel 180 cv. O câmbio automático tem quatro e cinco marchas.


Como já é comum no segmento das picapes e SUVs médios, o Pajero Sport foi apresentado na Tailândia. Será vendido em 90 países. A sua vinda ao Brasil é duvidosa. Alguns veículos da imprensa dizem que sim e outros falam que é incerta. É sempre assim. 



A história do Pajero Sport em fotos

1a Geração - 1996-1998




Face-lift mundial 1999-2004



Face-lifts brasileiros


2002

2005

2010

2010

2a Geração (Pajero Dakar no Brasil) - desde 2009





Face-lift brasileiro