TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


O Audi A3 Sedan não conseguiu ser o Carro do Ano de 2015. Em compensação a sua versão esportiva S3 venceu a eleição de Carro Premium, para modelos acima de R$ 110 mil. Se tivesse vencido a categoria principal, se tornaria o primeiro modelo a ser escolhido como o melhor Carro e Premium no mesmo ano. 


De qualquer forma, o A3 conseguiu este ano os dois títulos. Mas em anos e com carrocerias diferentes. Em 2000 o hatch foi o Carro do Ano quando era fabricado no Paraná. Em 2016, o A3 Sedan será fabricado na mesma planta. Outro que tem a mesma façanha é o Honda Civic: foi Importado do Ano (antigo nome da categoria Premium até 2006) em 1997 e Carro do Ano dez anos depois. 

Para fazer jus à sua fama de esportivo, o motor turbo 2.0 TFSI (que também concorreu na categoria Motor e perdeu para o 1.0 de três cilindros do Ka) do S3 foi preparado pela divisão esportiva S da Audi e subiu para 280 cavalos com a injeção dupla direta. O câmbio é o automatizado de dupla embreagem S-Tronic de seis velocidades com mudanças manuais no volante e a tração é a integral quattro. Acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e tem velocidade limitada a 250 km/h. 


O S3 Sedan é mais discreto que o RSQ3, o Utilitário Premium do Ano. A grade é mais destacada, mas não tão agressiva e as entradas de ar no para-choque dianteiro são menores. No entanto, a suspensão foi rebaixada e as rodas são de 18 polegadas (19 no utilitário), Por dentro tem bancos concha, revestimento em couro Nappa, volante multifuncional com base reta e detalhes em aço escovado no painel e nas portas. 

Vem de série com ar condicionado digital dual zone, teto solar panorâmico, faróis de xenônio com sistema de iluminação diurna em LED, sistema de infotainmet com com tela sensível ao toque que contempla sistema de áudio de alta qualidade Bang & Olufsen com 13 auto-falantes e um subwoofer, controle de largada, além do Audi Drive Select, que altera o comportamento de acelerador, direção e câmbio. Há quatro opções: comfort, auto, dynamic, efficiency e individual, sendo este destinado a personalizar as opções do motorista.



O S3 chegou ao mercado em agosto e ainda custa R$ 207.980. Também está disponível na versão hatch Sportback, de quatro portas. Já o A3 Sedan normal está sendo vendido em duas versões: Attraction 1.4 TFSI (R$ 94.800) e Ambition 1.8 TFSI (R$ 113.700). 

O S3 derrotou na eleição da Autoesporte o favorito Mercedes Classe C (duas vezes campeão da categoria em 2001 e 2012), o BMW 435i (novo nome do cupê do Série 3 que venceu como sedã na primeira edição em 1993 e depois em 1999), o Jaguar F-Type e o Volvo V40 Cross Country. 

A Audi ampliou a sua supremacia para nove títulos (o primeiro foi em 1996) e ainda conquistou o bicampeonato (venceu no ano passado com a perua RS6). A Mercedes ganhou cinco (mas não vence desde 2012) enquanto que a Jaguar e a Volvo nunca ganharam nem aqui e nem na Europa. 

Vendo os atributos do S3 podemos, definitivamente, garantir que o seu título foi muito além de um prêmio de consolação. 



Galeria 

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