TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
LOGO: AUTOESPORTE | MONTAGEM: GUSTAVO DO CARMO 


Os leitores do Guscar devem estar cansados de ler que o Ford Ka cresceu, ganhou quatro portas, uma carroceria sedã e ficou com estilo próximo ao dos seus principais concorrentes Chevrolet Onix e Volkswagen Gol (de quem pretendia tirar a liderança, mas quem tirou foi o Fiat Palio). E foi pela expectativa de bom mercado (além, claro do bom acabamento, espaço interno e equipamentos como controles eletrônicos de estabilidade e tração e o assistente de emergência que chama o SAMU) que o Ford Ka conquistou o seu segundo título de Carro do Ano pela revista Autoesporte. 



O primeiro foi em 1998 (realizado no ano anterior), quando o Ka ainda era aquele revolucionário subcompacto de traseira achatada com apenas duas portas, quatro lugares e faróis triangulares que lembrava um inseto. A Ford, que na ocasião havia quebrado outro jejum de 14 anos (não ganhava desde o Escort em 1984), ficaria mais sete anos sem vencer a categoria principal da Autoesporte até 2005, quando o Fiesta Sedan (substituído este ano pelo Ka nas duas carrocerias já com o nome de Rocam) foi eleito o melhor carro de 2004. Era a primeira vez que o Guscar, ainda como fotolog, acompanhava a eleição de Carro do Ano. Desde então a Ford não tinha o melhor automóvel do país.


O Ka também se juntou a modelos como Volkswagen Passat e Gol e Chevrolet Chevette, Vectra e Corsa que ganharam duas vezes. Mas Corcel, Monza, Uno e Palio ainda são os maiores vencedores com três títulos, sendo que o Chevrolet leva vantagem por ter ganho as três vezes com a mesma carroceria.    

O título de 2015 foi o oitavo da Ford (campeã em 1967, 1969, 1973, 1979, 1984, 1998, 2005 e agora) e com ele empatou com a Volkswagen no terceiro lugar. Chevrolet (com 14) e Fiat (com 12) são as maiores vencedoras, mas não estiveram entre os finalistas este ano. Aliás, a Ford passa o bastão de maior jejum das quatro grandes para a GM, que ganhou pela última vez em 2010 com o finado Agile. 

A Volkswagen perdeu a chance de ampliar a diferença para 9 a 7 e conquistar o seu primeiro bicampeonato consecutivo desde 1989/1990 com o pequeno e mundial Up!, que era um dos finalistas deste ano. Ganhou no ano passado com o Golf. 

O A3, com o Sedan, também não conseguiu ser o primeiro modelo de uma marca fora do G4 a ter dois títulos. E a Audi deixou de ser a primeira novata bicampeã, além da segunda marca com dois títulos desde a Dodge (1970/1977). A Honda, com o Fit, perdeu a mesma oportunidade entre os fabricantes. E a Toyota, que concorreu com o Corolla, continua sem nunca ter ganhado um título de Carro do Ano. Nem nos tempos do Bandeirante conseguiu. A Autoesporte não divulgou a pontuação dos finalistas. 

O Ford Ka é vendido com o moderno motor 1.0 de três cilindros de 80 e 85 cavalos (Motor do Ano até 2.0 2015) e o Sigma quatro cilindros 1.5 16v nas versões SE, SE Plus e SEL, sendo que o Ka+, nome do sedã, perdeu a SEL com 1.0. Começou custando R$ 35.390, mas passados três meses do seu lançamento já é vendido por R$ 35.990 o hatch SE 1.0, R$ 40.590, o SEL 1.0 hatch e R$ 44.990 o hatch 1.5 SEL. O sedça Ka+ custa entre R$ 38.890 (SE 1.0) e R$ 47.890 (SEL 1.5). Mais detalhes aqui

Após três vice-campeonatos nos comparativos do Guscar, a síndrome de Vasco da Gama do Ford Ka passou longe dos jurados da Autoesporte, que além de ter dado o título de Carro do Ano, ainda fez a inédita dobradinha na principal categoria com o Motor do Ano até 2.0.

Todos os vencedores

1966 - Picape Willys / 1967 - Ford Galaxie / 1968 - Não houve / 1969 - Ford Corcel / 1970 - Dodge Dart / 1971 - VW TL / 1972 - Chevrolet Opala / 1973 - Ford Corcel / 1974 - Chevrolet Chevette / 1975 - VW Passat / 1976 - Chevrolet Caravan / 1977 - Dodge Polara / 1978 - Fiat 147 / 1979 - Ford Corcel / 1980 - VW Passat / 1981 - Chevrolet Chevette / 1982 - VW Voyage / 1983 - Chevrolet Monza / 1984 - Ford Escort / 1985 - Fiat Uno / 1986 - Fiat Prêmio / 1987 e 1988 - Chevrolet Monza / 1989 - VW Santana / 1990 - VW Gol / 1991 - Chevrolet Kadett / 1992 - Fiat Uno / 1993 - Chevrolet Omega / 1994 - Chevrolet Vectra / 1995 - Chevrolet Corsa / 1996 - Chevrolet Corsa Sedan / 1997 - Chevrolet Vectra / 1998 - Ford Ka / 1999 - Fiat Marea / 2000 - Audi A3 / 2001 - Fiat Palio / 2002 - Não houve / 2003 - Fiat Stilo / 2004 - Fiat Palio / 2005 - Ford Fiesta Sedan / 2006 - Fiat Idea 2007 - Honda Civic 2008 - Fiat Punto / 2009 - VW Gol 2010 - Chevrolet Agile / 2011 - Fiat Uno / 2012 - Fiat Palio / 2013 - Hyundai HB20 / 2014 - Volkswagen Golf / 2015 - Ford Ka


FICHA TÉCNICA - FORD KA HATCH

Motores: Três cilindros em linha, transversal, gasolina, 997 cm³, 12 válvulas, VVT
Quatro cilindros em linha, transversal, 1.498 cm³, 16 válvulas
Potências: 80 cv (gasolina) e 85 cv (álcool) - 1.0
105 cv (gasolina) e 110 cv (álcool) - 1.5
Torque: 10,1 kgfm (gas.) e 10,7 kgfm (álc) - 1.0
14.1 kgfm (gas) e 14,6 kgfm (álc) - 1.5
Câmbio: Manual de cinco marchas
Tração: dianteira
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,89/1,73/1,55/2,49m
Porta-malas: 257 litros
Tanque: 52 litros

FICHA TÉCNICA - FORD KA+ 

Motores: Três cilindros em linha, transversal, gasolina, 997 cm³, 12 válvulas, VVT
Quatro cilindros em linha, transversal, 1.498 cm³, 16 válvulas
Potências: 80 cv (gasolina) e 85 cv (álcool) - 1.0
105 cv (gasolina) e 110 cv (álcool) - 1.5
Torque: 10,1 kgfm (gas.) e 10,7 kgfm (álc) - 1.0
14.1 kgfm (gas) e 14,6 kgfm (álc) - 1.5
Câmbio: Manual de cinco marchas
Tração: dianteira
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,25/1,70/1,53/2,49m
Porta-malas: 445 litros
Tanque: 52 litros