TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
Bomba! Bomba! Inveja dentro da Volkswagen. O compacto Fox quis imitar o Golf e agora tem, na linha 2015, frente, traseira e interior igual ao do luxuoso hatch médio importado e equipamentos mais tecnológicos.
Os faróis ficaram mais inclinados (como se tivessem ficado "zangados"), os duplos refletores internos ganharam formas retangulares e o bumerangue de papel que imitava filetes em leds foi substituída por um filete cromado e continua imitando os leds, junto com as luzes de direção abaixo dele. Já a grade ficou mais fina e as aletas estão mais próximas uma da outra. A versão Bluemotion continua com a grade mais fechada e ganhou um friso azul na base, que nas versões Highline e Comfortline é cromado e na Trendline é preto. E em todos os modelos acompanha o falso filete de LED. Os para-choques ganharam novas entradas de ar, mais avançadas em relação aos faróis de neblina (ou o espaço deles) e dois frisos de plástico preto imitando a garras da versão GTI do Golf.
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De cima para baixo: 2015 e 2012 |
Na traseira, as lanternas foram completamente mudadas. Aquele par semi-ovalado que terminava na tampa do porta-malas foi trocado por outro mais fino e de cantos inclinados que agora invade a traseira. Os refletores têm efeito tridimensional. Entre o par de iluminação um vinco que já existia no modelo anterior. O emblema da Volkswagen agora abre o porta-malas. Minha opinião? Essas lanternas deveriam ter ganho esse prolongamento desde o face-lift de 2009. Na lateral, as únicas mudanças ficaram por conta dos espelhos retrovisores, na moldura deles, que ficou maior, e nas novas rodas e calotas.
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2015 |
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2012 |
No interior, a estrutura do painel é a mesma. Mas a área que vai dos comandos do ar condicionado até o difusor de ar do lado do motorista agora é cinza escura, incluindo a cobertura do quadro de instrumentos (que ganharam novos grafismos). Esta cobertura também envolve as saídas de ar e agora está mais alinhada a elas, que passam a ser mais retangulares e não mais levemente aladas como antes. Parte do revestimento das quatro portas também ficou mais escuro. O volante também ficou igual ao do Golf, mas só na versão Highline.
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Comfortline 2015 |
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2012 |
A top Highline, aliás, foi a que recebeu mais novidades. Começando pelo motor 1.6 de dezesseis válvulas e 110 (gasolina) e 120 cavalos (com álcool), da nova família EA-211, já estreado no Gol Rallye e Saveiro Cross (a picape ganhou cabine dupla, que vou contar no próximo post) e câmbio manual de seis marchas, que promete oferecer mais economia. O automatizado i-Motion continua com cinco, embora tenha ganho um novo módulo para permitir trocas mais rápidas.
Já as demais versões permanecem com a transmissão manual de cinco marchas e o 1.6 de oito válvulas e 101/104 cavalos e/ou o 1.0 TEC de 72/76 cv. E o novo 1.0 16v tricilíndrico? Continua exclusivo do Bluemotion. A Volks perdeu uma boa oportunidade de estender o EA-211 1.0 para toda a linha Fox.
A Highline também ganhou novos equipamentos de série como controle de tração, sensores de estacionamento dianteiros (novidade no segmento no Brasil) e traseiros com tela colorida de vizualização no painel, detalhes cromados na carroceria, pedais de alumínio, rede no porta-malas, travamento das portas e porta-malas por controle remoto e volante com comandos do som e do computador de bordo. Entre os opcionais estão rodas de liga-leve de 16 polegadas, controle de estabilidade (ESP), assistência em rampas (HHC), GPS (inédito no Fox), teto-solar, bancos em couro, retrovisor interno eletrocrômico e controle de cruzeiro ("píloto automático"). A pintura Azul Aqua do Highline das fotos também é novidade.
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Fox Highline |
As demais versões são a Trendline 1.0 e 1.6, a Bluemotion 1.0 16v e a Comfortline 1.0 e 1.6. O Trendline 1.0 é o Fox mais barato, custando R$ 35.900. Já vem de série com direção com assistência elétrica, duplo air bag, ABS, seis alto-falantes, vidros dianteiros elétricos do tipo "um toque" e volante com ajustes de altura e profundidade. O ar condicionado é opcional. As rodas são de aço e de 15 polegadas. O 1.6 sai por R$ 39.800 e adiciona indicador de troca de marcha.
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Fox Trendline |
A Comfortline 1.0 custa R$ 38.190 e traz computador de bordo, "tilt down" (retrovisor do lado direito se move quando aciona a marcha ré para evitar que as rodas sejam danificadas nas manobras de estacionamento) e sistema de som com CD Player, Bluetooth, MP3, entradas USB e auxiliar, faróis e lanternas de neblina, setas nos retrovisores e friso cromado na lateral. A 1.6 manual custa R$ 41.490 e a i-Motion R$ 44.590. Ar condicionado, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos em couro sintético e os bancos traseiros corrediços (atração do primeiro Fox, de 2003) são opcionais.
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Fox Comfortline |
A Bluemotion, que tem os mesmos itens dos Trendline e mais econômetro, será vendida por R$ 37.690. As rodas têm apenas 14 polegadas.
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Bluemotion |
A completa Highline custa R$ 48.490 (i-Motion por R$ 51.790, sendo que o preço ultrapassa os R$ 60 mil com todos os opcionais) e é a única a trazer ar condicionado e banco traseiro corrediço de série. Mas o ar é manual. Climatronic digital? Mancada para um carro que nasceu para substituir o Gol e está sendo promovido a compacto premium, no lugar do Polo, que vai sair de linha no final do ano. Ficar a cara do Golf pode ter sido em vão, mas ainda vem uma nova geração do Fox em 2016, com a mesma plataforma modular (MQB) do irmão mais velho. Crossfox e Spacefox chegam no final do ano.
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Highline |
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