TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A produção da quarta geração do Classe C na nova fábrica de Iracemápolis (interior paulista) só começa em 2016, mas o modelo já está à venda no país, importado da Alemanha.

O ex-sedã compacto da Mercedes chegou em quatro versões, com duas opções de motor e três de potência. São elas: as C180 Avantgarde e Exclusive, a C200 Avantgarde e a C250 Sport. A C180 tem o motor 1.6 turbo e injeção direta de 156 cavalos, o mesmo do hatch Classe A e do sedã CLA, que permite uma aceleração até 100 km/h em 8,5 segundos. O da C200 é o 2.0, também com turbo e injeção direta, de 184 cavalos, que acelera em 7,3 segundos. Na C250 este mesmo propulsor rende 211 cavalos e aceleração em 6,6 segundos. Todos usam a transmissão automática de sete marchas (7G-TRONIC Plus).

Depois de perder o seu posto de menor sedã da marca alemã para o CLA (que tem 4,63m de comprimento), o Classe C cresceu dez centímetros no comprimento, passando de 4,58 para 4,68m. A distância entre-eixos aumentou de 2,76 para 2,84m e a largura de 1,77 para 1,81m.


De frente, o novo Classe C é muito semelhante ao cupê compacto de quatro portas. Embora tenha sido apresentada na Europa nesta nova geração, a grade clássica (bipartida com finos filetes cromados e a estrela no capô) não veio para o Brasil (ao menos por enquanto). Todos têm a grade esportiva. Mas de perfil e traseira o novo Classe C pode ser considerado uma versão acessível do luxuosíssimo Classe S. A caída de teto é mais alta que no sedã-cupê compacto. Faróis e lanternas têm desenho elíptico e são em LED. A C250 tem o kit AMG (divisão esportiva da Mercedes) com entradas de ar no para-choque dianteiro maiores e sem frisos, difusor aerodinâmico traseiro, duas saídas de escapamento, rodas de aro 18 polegadas, pedais cromados e suspensão rebaixada.


O interior segue o conceito da família A (A, B, CLA, GLA), com acabamento de alto nível, mas de desenho simplificado, com painel horizontal revestido em couro sintético, console central descendo continuamente até o assoalho, três saídas de ar circulares (destacadas, de molduras cromadas e aletas verticais) e o monitor do sistema multimídia (8,4 polegadas na C250, 7 nas demais) improvisado acima das saídas de ar.  Este e o cluster central do quadro de instrumentos têm gráficos tridimensaionais. O sistema multimídia é comandado por um touchpad no console entre os bancos e o motorista pode escrever letras e números com o dedo. O espaço interno é o maior entre os seus concorrentes (BMW 320i, Audi A4 e Volvo S60) e o porta-malas comporta 480 litros.



Cada versão tem um acabamento diferente. A C180 Avantgarde pode ter painel todo preto ou preto e cinza claro, com detalhes em alumínio no próprio e nas portas. O console central tem acabamento em black piano. Bancos e revestimentos das portas são cinza claro.

C180 Avantgarde

Na C180 Exclusive o painel é bege na parte inferior e preto na superior. A faixa que o atravessa é em alumínio. Bancos e revestimento das portas também são bege. O acabamento do console central (que tem um relógio analógico) e das portas é em madeira.

C180 Exclusive

Já o C250 Sport, como o nome diz, é mais esportivo, com acabamento em alumínio, console (com relógio) e friso das portas em madeira escura e bancos, friso do painel e revestimento das portas em couro preto ou vermelho.

C250 Sport

A C180, tanto a Avantgarde quanto a Exclusive, custa R$ 138.900 e traz de série ar condicionado digital dual zone, bancos em couro sintético Ártico, rodas de liga leve R17", pneus runflat, acabamento do teto cinza, sensor de chuva, piloto automático, limitador de velocidade, áudio 20. leitor de CD, GPS, aviso de perda de pressão dos pneus, proteção do cárter, touchpad, alarme, faróis em LED, moldura do painel em alumínio, leitor de CD, função start-stop, seletor do modo de direção (Comfort, ECO, Sport, Sport+ e Individual), controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, alerta de perda de atenção na direção e sete airbags.


A C200 Avantgarde sai por R$ 154.900 e adiciona teto solar elétrico, banco do motorista elétrico com memória, estacionamento automático (Active Park Assist) e retrovisores externos antiofuscantes rebatíveis. 


A C250 Sport é a completa, por R$ 189.900 e com bancos em couro natural, volante de base achatada, faróis com acendimento automático e internet no sistema multimídia com tela de 8,4 polegadas

Com o novo Classe C, a Mercedes espera tomar do BMW Série 3 a liderança do segmento de sedãs médios premium. Mas vai ser difícil. Além de mais barato, o rival tem motor flex, que só deve chegar ao Mercedes quando ele for nacional no início de 2016. 

FICHA TÉCNICA 

Motores: Quatro cilindros em linha, longitudinal, gasolina, 1.595 cm³ (1.6 - C180) e 1.991 cm³ (2.0 - C200 e C250), 16 válvulas
Potências: 156 cv (C180), 184 cv (C200) e 211 cv (C250)
Torque: 25 kgfm (C180), 30 kgfm (C200) e 35 kgfm (C250)  
Câmbio: Automático de sete marchas (7G-TRONIC PLUS)
Tração: traseira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,5 seg. (C180), 7,3 seg. (C200) e 6,6 seg. (C250) (Mercedes)
Velocidade máxima: 223 km/h (C180), 235 km/h (C200) e 250 km/h (C250)
Consumo: não divulgado
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,68/1,81/1,44/2,84m
Porta-malas: 480 litros
Tanque: 66 litros
Preço:  R$ 138.900 (C180 Avantgarde e Exclusive) / R$ 154.900 (C200 Avantgarde) / R$ 189.900 (C250 Sport)


História do Classe C em Fotos

1a Geração - 1993 a 2000





2a Geração - 2000 a 2007





C-Sports Coupe


Mercedes CLC - Fabricado em Juiz de Fora

3a Geração - 2007 a 2014






Face-lift 2011




4a Geração - 2014 (Europa)