TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Lançada em 1982, a Saveiro, enfim, ganhou cabine dupla para se igualar à sua maior concorrente, a Fiat Strada, que lidera o enfraquecido mercado de picapes compactas há um bom tempo e já existe nesta configuração há cinco anos. A demora foi tanta que a Volkswagen chegou atrasada, pois a sua picape só tem as duas portas laterais dianteiras. A Strada, desde o ano passado, já tem três, sendo duas no lado do passageiro.

A Volks planejava lançar a Saveiro com quatro portas, mas a maldita contenção de custos que impera em nossas montadoras, freou o projeto, que ficou para outra oportunidade. Por enquanto, os passageiros do banco de trás, que, aliás, ficarão bem apertados, terão que se contentar em rebater o banco da frente e se arejar com o vidro basculante. O vidro que dá para a caçamba é fixo. 



Em relação à cabine estendida, o comprimento foi mantido em 4,49m, a distância entre-eixos em 2,75m e a largura em 1,70m. A altura, no entanto. aumentou em quatro centímetros, tanto fora (agora de 1,54m) quanto por dentro, para aliviar a cabeça dos ocupantes do banco traseiro, mesmo com o assento mais elevado. Foi uma forma de compensar o exíguo espaço para as pernas. Por causa dos penduricalhos off-road a Cross é 2cm mais longa e larga e 1cm mais alta. 


A manutenção do comprimento e da distância entre-eixos acabou se refletindo na capacidade da caçamba, que caiu de 734 na cabine estendida para 580 litros. A tampa da caçamba tem amortecedor e o estepe foi instalado sob a carroceria. 



O acabamento interno é o mesmo. Não houve novidades além dos lugares extras, que a Volkswagen garante que são para três. Há até apoio de cabeça para todos. Mas o coitado do passageiro do meio só pode afivelar o cinto subabdominal e ainda vai ter que dar licença para alguém pegar a caixa de ferramentas (chaves de roda e triângulo de sinalização) que está dentro de um compartimento com tampa embaixo do assento, bem no meio. Os das pontas têm direito ao cinto de três pontos e porta-copos ao seu lado, no canto. O do centro também tem, mas vai ter que se abaixar para guardar o copo. 



A Saveiro Cabine Dupla chegará ao mercado neste mês de setembro em três versões: as já existentes Trendline e Cross, além da nova Highline, que na Saveiro será uma versão intermediária. Todas usam o motor TotalFlex 1.6, sendo que a Trendline e a Highline têm a versão antiga, com apenas oito válvulas e 101 e 104 cavalos. A Cross continua tendo exclusividade no novo, de dezesseis válvulas e 110/120 cavalos. A exemplo do Fox, mais uma mosca comida pela Volkswagen, que poderia estender o EA-211 ao menos para a Highline. Não há opção do câmbio automatizado i-Motion para nenhuma versão da Saveiro. 

A Trendline custa R$ 47.490 e vem de série com vidros e travas elétricas, freios ABS, airbag duplo, faróis duplos com máscara negra, alarme, direção hidráulica e alerta de frenagem de emergência (ESS). As rodas são de aço de 14 polegadas. Ar condicionado, alarme, chave canivete, luzes de leitura, capota Marítima, I-System, CD/MP3/USB/Aux/Bluetooth, volante multifuncional, rodas de Liga Leve aro 15 com pneus 205/60 R15, maçanetas e retrovisores na cor do carro, sensor de estacionamento e faróis e lanterna de neblina são opcionais.

Trendline
A Highline sai por R$ 52.790 e adiciona, ao pacote da Trendline, alarme keyless, ar-condicionado, chave com controle remoto, faróis de neblina, I-System, iluminação interna temporizada, peças internas pintadas ou cromadas, rádio com CD/MP3 e entradas USB e auxiliar, retrovisores externos elétricos com “tilt down”, rodas de 15 polegadas e volante multifuncional.

Highline

Assim como o motor, itens de maior tecnologia como controles eletrônicos de estabilidade e tração, freios ABS Off Road (que atuam de acordo com o terreno, usados na picape Amarok), assistente de frenagem, bloqueio eletrônico do diferencial (recurso semelhante ao Locker da rival Fiat Strada) e assistente de partida em rampa e sensor de estacionamento (com gráfico no visor do rádio) são restritos à top aventureira Cross, que pede R$ 59.990. Também exclusivos da versão são o volante com ajuste de altura e distância, faróis de neblina e milha embutidos, o santo antônio na caçamba, ganchos deslizantes na mesma, pneus para todo o tipo de terreno e o desenho das rodas. A capota marítima é de série. 

Para quem quer reconquistar a liderança de vendas do segmento, a Saveiro Cabine Dupla já chega devendo uma porta.