TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

Como disse no texto da retrospectiva geral, 2013 não foi muito bom para o Guscar, apesar do reforço na equipe do blog. O número de acessos diários caiu e acabei não cumprindo a minha promessa de aumentar o número de comparativos. Em 2012 foram doze, mas no ano que passou, produzi apenas dez.


O primeiro comparativo foi entre as picapes médias, que já assumiram o papel de grandes no Brasil. Foi trabalhoso classificar seis picapes e conferir todos os dados de teste de revistas especializadas. Um erro e uma mudança de opinião ou critério subjetivos mudava a posição das picapes na classificação. O confronto foi equilibrado nas posições mais baixas, entre as japonesas Nissan Frontier, Toyota Hilux e Mitsubishi L200. A Ford Ranger, então recem-reestilizada, sobrou na turma. Em segundo ficou a Volkswagen Amarok e o pódio foi completado pela também renovada Chevrolet S10. Mas o trabalho valeu a pena: as picapes atraíram 6.203 visitantes, a quarta melhor audiência do ano.


Em terceiro ficou o também amplo comparativo entre os hatches compactos premium, com pouco mais de 7 mil acessos. O novato Peugeot 208 derrotou quatro concorrentes como Ford New Fiesta, Citroën C3, Chevrolet Sonic e Fiat Punto. A ordem do comparativo foi esta mesma, mas o Ford só foi derrotado por apenas dois pontos pelo francês.


O segundo comparativo mais acessado de 2013, com pouco menos de nove mil visitas, foi entre os sedans compactos, vencido novamente pelo Fiat Grand Siena por um ponto sobre o Chevrolet Prisma. Os dois foram seguidos por Hyundai HB20S, Renault Logan e Voyage. Foi também o comparativo mais comentado do ano, embora metade seja de respostas minhas. 

Aliás, os leitores foram mais educados e muitos até pediram recomendações sobre modelos, quiseram tirar dúvidas e até encomendar peças, serviço que o Guscar. Contestações aos resultados não faltaram. O colaborador Mario Coutinho Leão ajudou a responder algumas. Comentários ofensivos ao blog e a minha pessoa agora são bloqueados. 


O comparativo mais visto do ano, surpreendentemente, foi o de utilitários esportivos médios e com apenas três participantes. Foram mais de 13 mil acessos. O Honda CR-V, que ganhou motor Flex no ano passado, venceu o reestilizado Toyota RAV4 e em terceiro ficou o Kia Sportage. Uma novidade que eu tentei implantar nesta comparação foi a inclusão de pesos maiores em quesitos relacionados à proposta do segmento. Neste dos crossovers, por exemplo, preço, frenagem, nível de ruído, espaço interno, porta-malas e equipamentos deram pontuação dobrada para o vencedor dos respectivos itens.

A metodologia foi repetida no confronto que o Fox Bluemotion de três cilindros derrotou os concorrentes similares sul-coreanos Kia Picanto e Hyundai HB20. Neste caso, no entanto, tiveram peso maior o motor, o desempenho e consumo. A ideia era dar maior importância permanente para o preço, a segurança (frenagem) e os equipamentos de série. 


Descartei o novo critério a partir do comparativo seguinte, um frente-a-frente entre o novo Fusca e o Citroën DS4, vencido pelo médio luxuoso francês. Acho mais justo comparar todos os carros em igualdade de condições. Este, aliás, foi o de menor audiência do ano, com apenas 263 acessos. Outros duelos de 2013 foram a vitória do subcompacto chinês JAC J2 sobre o Fiat Uno e o "aventureiro" Hyundai HB20X levando a melhor sobre o veterano Volkswagen Crossfox




O penúltimo comparativo do ano foi vencido pelo Ford Ecosport, que conseguiu superar o novo concorrente Chevrolet Tracker, o Citroën Aircross e o Renault Duster. Os chineses Lifan X60, lançado este ano, e o levemente reestilizado Chery Tiggo ficaram com as duas últimas posições.   


O ano terminou com o Golf vencendo. Não só a eleição de Carro do Ano da revista Autoesporte, mas também um confronto entre os seus principais concorrentes: Chevrolet Cruze Sport6, Fiat Bravo e Ford Focus, que ficou em último. O porém é que este comparativo foi o de segunda menor audiência e o segundo dos três que tiveram menos de mil acessos. Foram apenas 719. O outro que não chegou aos mil foi o comparativo do Fox Bluemotion. 

Para o primeiro comparativo de 2014, planejo reunir (pelo menos os dados de teste da imprensa) os sedãs grandes como o Nissan Altima, Honda Accord, Ford Fusion e, talvez, o Peugeot 508 e o Kia Optima. Renault Logan, Citroën C4 Lounge, Nissan Sentra e o novo Volkswagen Up! são alguns dos fortes candidatos a um desafio. Não vou prometer bater o recorde de 2012. O objetivo é manter o foco do blog nos comparativos, sem deixar de lado os lançamentos.