TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
Hora de voltar ao batente. No próximo post vou mostrar a primeira novidade do ano, o Audi A3 Sedan, que já está à venda no país. Ele ainda é importado, mas será fabricado no Paraná a partir do ano que vem, exatamente na mesma unidade que produzia a primeira geração do A3 hatch.
Derivação inédita do modelo médio da Audi, o A3 tomou do A4 o posto de sedã mais acessível da marca das quatro argolas. Foi o escolhido no lugar do hatch para não concorrer com o Golf, que será produzido no mesmo local. Não terá vida fácil. Ou terá? Também já chegou às concessionárias brasileiras o seu maior concorrente: o Mercedes CLA, três volumes do hatch esportivo Classe A, que é bem mais caro. Custa 150 mil reais contra 116.400 do rival. E ainda tem motor 1.6.
O Classe C entra para a sua nova vida de médio com uma nova geração, apresentada no finzinho do ano passado, que também será destacada aqui no Guscar em breve. Não mostrei logo porque já estava de férias, mas ele não será esquecido, assim como o Lamborghini Huracán, sucessor do Gallardo. Estes dois, no entanto, ainda são novidades internacionais. Quanto ao exterior, vem aí uma surpresa para os leitores do Guscar durante o Salão de Genebra.
De volta ao mercado nacional, além do A3 Sedan e do Mercedes CLA, 2014 tem garantida a chegada do compacto Volkswagen Up! (maior que o europeu, mas com tampa traseira de lataria e não vidro), do novo Toyota Corolla (europeu para as versões mais baratas e talvez o americano para a versão esportiva) e do novo Ford Ka, que será um veículo global, assim como o Ecosport.
Salvo imprevistos de última hora, Renault Sandero e Nissan March também chegarão levemente reestilizados. O japonês já fabricado aqui no Rio de Janeiro, em Resende. Já o Honda Fit virá no final do ano em sua terceira geração. Se não chegar este ano, fica para o ano que vem, assim como o Peugeot 208 GTi (esportivo com quatro portas e motor 1.6 THP).
O SUV compacto 2008, anunciado na perspectiva do ano passado, acabou não vindo. Assim, como a volta da Alfa Romeo, que novamente é esperada para este ano com os modelos MiTo e Giulietta. Da Mazda nem falo mais. Pensa em vir, depois desiste, agora quer vir de novo. Mesmo caso do Kia Cerato hatch, especulado na geração passada e agora nesta nova. Do Rio também nada...
Entre as chinesas, a Great Wall e a Haima (afilhada da Mazda), também acabaram não vindo. Mas a Geely (dona da Volvo) deve vir com o sedã médio e o hatch compacto com cara de panda. Das que já estão aqui, JAC e Chery deve inaugurar as suas fábricas. Esta última, aliás, já anunciou o adeus do subcompacto S18 e do médio Cielo. Já a primeira deverá trazer o utilitário esportivo T6, que é a cara do Hyundai ix35. Outra chinesa, a Lifan, vai trazer o sedã médio 530, menor e mais moderno que o 620, e o sucessor do 320 (o "genérico" do Mini Cooper), o 330, que agora o imita o Fiat 500L.
O feioso elétrico BMW i3, os cupês BMW Séries 2 e 4, o novo Jeep Cherokee, Porsche Macan (SUV menor que o Cayenne), o Jaguar F-Type fechado (Coupé) e Mercedes GLA são importados com chegada quase certa.
Os comparativos continuarão tendo atenção especial aqui no blog. O primeiro do ano reunirá os sedãs grandes Nissan Altima, Ford Fusion, Honda Accord, Peugeot 508, Kia Optima e Volkswagen Passat. Este último, será homenageado, em texto inédito, pelos 40 anos do seu lançamento no Brasil, claro, em uma geração mais antiga e bem mais modesta.
Outra efeméride será do Fiat Uno Mille, que saiu de linha no final do ano por causa da lei que obriga a fabricação de veículos com airbags e freios ABS no Brasil. Quase que ele continuou. A tentativa para salvar a Kombi não deu certo e a velha utilitária se despediu mesmo, sem homenagem do Guscar, em protesto contra essa virada de mesa que, felizmente, não vingou. A Kombi será homenageada em 2017.
Em 2014 eu espero que o colaborador Mário Coutinho Leão continue postando os seus testes de carros e motos no Guscar e que a audiência seja bem melhor que a do ano que passou. Seja bem-vindo, 2014!
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