TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O A3 foi lançado na Europa em 1996, dezoito anos depois da Audi de ter encerrado a produção do seu primeiro compacto (o 50, que depois virou o Volkswagen Polo). Chegou ao Brasil no ano seguinte, ainda importado, e em 1999 se tornou o primeiro da marca dos quatro anéis fabricado no país, no Paraná, junto com o Golf.

Tinha apenas uma versão hatch de duas portas. A de quatro chegou em 2000, junto com a esportiva S3. A segunda geração foi lançada em 2002 e não foi fabricada aqui. O A3 de quatro portas ganhou identidade própria, com carroceria mais longa e o sobrenome Sportback. Fora a superesportiva RS3, tinha sido a única ousadia de carroceria até o lançamento do Cabriolet em 2008, derivação que nunca foi vendida por aqui.

Na terceira geração a família A3 cresceu. Além dos tradicionais hatches de duas (Sport) e quatro portas (Sportback), lançados aqui no ano passado, ganhou a inédita carroceria Sedan, que foi a escolhida para marcar a volta da linha A3 à produção nacional, na mesma fábrica de São José dos Pinhais, junto com o irmão crossover Q3 e o Golf de sétima geração. Além de não querer concorrência com o hatch da marca líder, a Audi quer explorar a paixão maior que os brasileiros têm pelos sedãs (e pelos utilitários esportivos também). Mas isso só a partir do ano que vem.


O Audi A3 Sedan que já está sendo vendido em nosso mercado, por enquanto, vem importado da Hungria em apenas uma versão, chamada Ambition. Tem motor 1.8 TFSI, com injeção direta e indireta de gasolina. Rende 180 cavalos e 25,5 kgfm. O câmbio automatizado S-Tronic, de sete marchas e dupla embreagem, permite ao motorista variar entre os modos de direção Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual ao toque de um botão. É possível ainda trocar as marchas por meio da alavanca de seleção ou nos shift paddles, aletas localizadas atrás do volante.


O conjunto permite que o sedã acelere de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e alcance a velocidade máxima de 235 km/h. O consumo médio combinado entre cidade e estrada é de 17,8 km/l. Números da Audi, porque a revista Quatro Rodas obteve 8 segundos de aceleração, retomada entre 80 e 120 km/h em 4,9 segundos e consumo de 10,5 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. A frenagem e o ruído a 120 km/h são de 58,9 metros e 66,8 decibéis. Ainda não dá para comparar com o seu maior rival, o Mercedes CLA, mas, com exceção do ruído, dá para afirmar que o A3 Sedan, embora seus números sejam inferiores ao do hatch Sport, é ágil, econômico e seguro.

A versão única traz de série o sistema Audi Drive Select, que regula o pedal do acelerador, a assistência da direção e a rigidez da suspensão. Outros itens de série de destaque são o ar condicionado digital de duas zonas com saída para o banco traseiro, o retrovisor interno anti-ofuscante, bancos em couro (sintético), banco do motorista com ajustes elétricos, teto solar panorâmico, faróis de xenônio, airbags frontais, laterais e de joelhos, controles de tração e estabilidade, sistema start-stop (que desliga e religa o motor nas paradas breves), partida sem chave e por botão e som com tela retrátil de 7 polegadas. O sistema multimídia, com GPS, Google Street View, comando por números e palavras escritos à mão na tela, DVD e HD de 40GB, é opcional, assim como as pinturas metálicas e perolizadas. 


Externamente o Audi A3 Sedan peca pela falta de personalidade do seu estilo. É quase idêntico a um A4, que foi, por 20 anos, o sedã mais acessível da Audi e agora perdeu o status para o A3. O A3 só tem a traseira mais curta e é menor. Tem 4,46m de comprimento contra 4,70m do irmão mais velho, 1,80m de largura contra 1,83m e distância entre-eixos de 2,64m (a mesma do Sportback) contra 2,80m. 

O dono só percebe que está em um modelo mais barato quando acessa o seu interior, igual ao dos hatches A3, com o painel bem mais simples de quinas arredondadas, as saídas de ar circulares afastadas uma da outra e em formato de turbina de avião, o acabamento de materiais macios e duros e o quadro de instrumentos em meia lua, com instrumentos redondos e mais concentrados. 


O espaço interno é bem mais contido que o do A4, ainda mais com o teto de vidro mais baixo. Acomoda bem somente dois passageiros de estatura média. O porta-malas tem 425 litros, menor que o do Honda Civic, de 449. Rebatendo os encostos do banco traseiro a capacidade chega a 880 litros.


O Audi A3 Sedan chega custando R$ 116.400. Mas é um preço promocional, com desconto de 10 mil reais no valor de tabela. Somando os R$ 10 mil do sistema multimídia o preço normal passará dos R$ 135 mil. O rival Mercedes CLA, com motor 1.6 turbo, que será lançado oficialmente agora em fevereiro, custa R$ 150 mil. Praticamente sem concorrência, a vida do A3 Sedan deve ficar mais fácil. 

Pontos Fortes 

+ Acabamento
+ Motor
+ Desempenho
+ Consumo
+ Segurança


Pontos Fracos 

- Estilo sem personalidade
- Ruído
- Porta-malas

FICHA TÉCNICA

Motores: Quatro cilindros, transversal, turbo, injeção direta e indireta de gasolina (TFSI), 1.798 cm³, 16 válvulas
Potência: 180 cv 
Torque: 25,5 kgfm a 5.000 rpm
Câmbio: Automatizado sequencial de sete marchas e dupla embreagem  
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8 segundos (revista Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 235 km/h (Audi)
Consumo: 10,5 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,46/1,80/1,42/2,64 m
Porta-malas: 425 litros
Tanque: 50 litros
Preços: R$ 116.400 (promocional)