TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 
LOGO: AUTOESPORTE

Foram anunciados no último dia 16 de dezembro, no espaço Villa Vérico, em São Paulo, os treze vencedores da edição 2014 do Carro do Ano, organizada desde 1969 pela revista Autoesporte. A premiação não foi realizada em 1968 e 2001 (para 2002). Em 1966 e 1967, os dois primeiros anos, a eleição foi promovida pela extinta Mecânica Popular. 

Este ano, vinte e um jurados votaram nas categorias Carro, Carro Premium, Utilitários, Utilitários Premium, Motor até e acima de 2.0 de cilindrada e Carro Verde. Apesar das poucas novidades, a escolha da Picape foi mantida. As categorias de Publicidade e Site do Ano foram votadas por publicitários e os homenageados do Hall do Ano e Executivo do Ano foram escolhidos pela redação da revista.

Em 2014, a distribuição de troféus foi equilibrada. A maioria dos vencedores ficou dividida entre a Volkswagen (Carro do Ano, Motor até 2.0 e Carro Verde) e a Fiat (Picape, Publicidade e Site), com três títulos cada uma. A Audi ganhou dois (Carro Premium e Motor acima de 2.0). Chevrolet (Utilitário), Land Rover (Utilitário Premium) e Ford (Executivo) com uma nomeação cada.

Os campeões são o hatch médio Volkswagen Golf (Carro do Ano), a perua superesportiva Audi RS6 (Carro Premium, acima de R$ 115 mil), os compactos Fiat Strada (Picape do Ano) e Chevrolet Tracker (Utilitário do Ano), o luxuoso Range Rover Vogue (Utilitário Premium do Ano, acima de R$ 120 mil), Motor 1.0 tricilíndrico da Volkswagen (até 2.0), Motor V8 4.0 TFSI da perua Audi RS6 (acima de 2.0), Volkswagen Fox Bluemotion (Carro Verde), a campanha Vem pra Rua da Fiat (criada para a Copa das Confederações mas que acabou promovendo os protestos políticos de junho), o website da Fiat e Steven Armstrong (Executivo do Ano, presidente da Ford do Brasil). Os jornalistas Luiz Carlos Secco e Mauro Salles foram indicados para o Hall da Fama. Pela primeira vez, a revista escolheu duas personalidades vivas. Até então, eram homenageados um vivo e um falecido.