TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

Além de ter ficado em último no comparativo do Guscar entre utilitários esportivos compactos, publicado na semana passada, o chinês Chery Tiggo também está desatualizado, como já foi dito no texto. A prova está aqui, com a nova geração do modelo, que lá na China chega à quinta geração com um novo porte: agora ele é médio e tem 4,50m de comprimento e tem 2,51m de distância entre-eixos.
Não preciso dizer que a mudança foi radical. As imagens já falam por si. Os faróis agora são horizontais e a grade retangular está alinhada a eles. A cara de zangado durou pouco. Ou melhor, foi parar no para-choque dianteiro. Na lateral, as janelas ficaram maiores com linha de cintura alta e final pontudo na traseira, como no Honda CR-V. E na própria traseira, a mudança mais importante: a saída do estepe na tampa do porta-malas, que deixa o Ecosport e o Citroën Aircross bem demodé. As lanternas continuam na quina, mas ganharam um prolongamento na tampa, ao redor da placa que subiu. A mesma quina também ganhou um vinco abaixo das lanternas. 


No interior, o painel ficou muito parecido com o do Kia Sportage, por causa das saídas de ar centrais aladas no painel, cercando a tela multimídia, e os instrumentos dentro de um par de capelas, com o display do computador de bordo no meio. O console ganhou um nicho na lateral do carona, como em vários carros atuais. Outra mudança da moda foi o volante com braço inferior vazado e botões funcionais. Mas o aspecto do acabamento ainda aparenta muita simplicidade. O espaço interno e o porta-malas aumentaram, mas ainda não foi divulgada a capacidade deste. Mais informações devem ser dadas após o Salão de Guangzhou, na China, onde ele será apresentado a partir do dia 5 de novembro.





Em seu país de origem, o novo Tiggo terá o mesmo motor 2.0 VVT de 138 cavalos, com o qual o modelo antigo é vendido aqui, e mais um 1.6 VVT e dois turbinados a diesel, com 1.4 e 1.5 litro. O câmbio será o CVT, com até sete marchas.

A nova geração terá novos equipamentos como alarme de velocidade, câmara de marcha a ré, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, piloto automático, sistema multimídia com navegação GPS e teto solar elétrico.

Só estes itens poderão melhorar o custo-benefício do Chery Tiggo no Brasil, onde talvez seja fabricado com motor 2.0 Flex. Mas ele só chegará em 2015. Num segmento bem competitivo como os crossovers, vai demorar muito.