Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação



O Peugeot 3008 está mais para uma minivan, mas, mesmo assim, conquistou o primeiro título de uma marca francesa numa categoria que já começa a ter sua história: foi criada em 1997, tendo o Ford Explorer como primeiro vencedor. 

A Peugeot tem na Europa um modelo mais próximo de utilitário esportivo: o 4007, com a carroceria do Mitsubishi Outlander. Mas aqui no Brasil ela concorre no segmento com o 3008, que agradou os jurados com o seu motor 1.6 turbo - que segue a filosofia do down sizing (motores de cilindrada baixa para mais desempenho e menos consumo), a versatilidade e o conforto. 

O 3008 é vendido no Brasil desde novembro do ano passado, importado diretamente da França (de Socheaux) apenas com o 1.6 THP, finalista do motor do ano. Atualmente custa R$ 81.900 na versão Allure e R$ 89.900 na Griffe, mas pode aumentar a partir do mês que vem. É bem equipado desde a versão básica com airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS com EBD e auxílio a frenagem de urgência, controle de estabilidade, ar condicionado digital de duas zonas, piloto automático, freio de estacionamento eletrônico e projetor de informações no para-brisa. Na ocasião do lançamento, falei dele aqui no Guscar. 

Para se tornar o primeiro utilitário esportivo francês a ser nomeado o melhor do ano, o 3008 superou, por cinco pontos, um conterrâneo projetado na Romênia, mas fabricado no Brasil e com mais aparência de SUV: o Renault Duster (104 a 99). O compacto luxuoso Mitsubishi ASX somou 53 pontos na terceira posição. A japonesa dos diamantes, mesmo especialista, continua sem nunca ter ganhado na categoria. Já o Fiat Freemont, estreante no segmento como o 3008 e o Duster, ficou apenas no quarto lugar, com 37 pontos. A segunda geração do discreto sul-coreano Ssangyong Korando fecha a lista dos cinco finalistas, com 23 pontos. 

Esta é uma categoria tão equilibrada historicamente que a maior vencedora, a Ford, só tem três títulos: 1997, 2004 e 2008, estes dois últimos com o Ecosport. A segunda maior é a Chevrolet com a Blazer em 1998 e a Captiva em 2009. Confira as demais na galeria abaixo. 


1997 - Ford Explorer / 1998 - Chevrolet Blazer / 1999 - Mercedes ML / 2000-2001 - BMW X5 / 2002 - Não houve / 2003 - Honda CR-V / 2004 - Ford Ecosport / 2005 - Volkswagen Touareg / 2006 - Land Rover Discovery / 2007 - Audi Q7 / 2008 - Ford Ecosport / 2009 - Chevrolet Captiva / 2010 - Toyota Hilux SW4 / 2011 - Kia Sportage / 2012 -Peugeot 3008


Uma curiosidade: Se tivesse ganho com o Freemont, a Fiat completaria a presença do quarteto tradicional (ela, Ford, GM e Volkswagen) de montadoras instaladas no Brasil na lista de campeões de três categorias criadas pela Autoesporte. No Carro do Ano, as quatro marcas disputam para ver quem ganha mais. Na picape, não realizada este ano, a Fiat ganhou em 2010 com a Strada, a Volkswagen no ano passado com a Amarok e Ford (1994, 1998, 2001 e 2005) e Chevrolet (1995, 1996, 1997 e 2004) ganharam quatro vezes cada uma. E entre os Utilitários, além das maiores vencedoras Ford e GM, a Volkswagen ganhou em 2005, com a primeira geração da Touareg. Só ficou faltando a Fiat. 


FICHA TÉCNICA - PEUGEOT 3008 1.6 16V TURBO 
Motor: transversal, 4 cilindros, gasolina, 1.598 cm³, 16v, turbo, injeção direta, 156 cv
Aceleração de 0-100 km/h: 9,5 seg.
Velocidade Máxima: 202 km/h
Consumo Médio: 14,1 km/l
Comprimento/largura/altura/distância entre-eixos: 4,36/1,83 /1,63 / 2,61 m
Porta-malas: 432 litros
Preços: R$ 81.900 (Allure) e R$ 89.900 (Griffe)