E 2008 está terminando. E a temporada do Guscar também. Foi o ano da crise econômica mundial, em que as montadoras norte-americanas pediram ajuda ao governo local, as asiáticas cortaram custos e as européias buscaram parcerias.


A indiana Tata foi o destaque. Nos dois sentidos. No lado bom, comprou a Jaguar e a Land Rover e anunciou o compactíssimo Nano, um ovinho rústico de preço acessível para que as famílias indianas parem de andar juntas de bicicleta na chuva. O plano era fazer do Nano um carro mundial, inclusive no Brasil. Mas os planos foram atrapalhados por um protesto de ambientalistas que obrigou a mudança da fábrica. O projeto ficou para os indianos, mesmo. Outro problema da marca asiática foi o rompimento da parceria com a Fiat, com quem pretendia produzir uma picape na Argentina para vender também no Brasil. Eles não aceitaram mudar o estilo antiquado e a marca italiana desistiu do projeto. A Fiat, por sua vez, tenta se juntar definitivamente com a Peugeot e a Citroën, com as quais já desenvolveu vários utilitários (como o Ducato, a Boxer e a Jumper).


Ainda por causa da crise, a Honda se retirou da Fórmula 1, deixando a pé o Rubinho e o Bruno Senna, e a Suzuki e a Subaru deixaram o mundial de rali.

No Brasil do confiante presidente, as montadoras e os consumidores foram brindados com a redução do IPI até março do ano que vem. Os populares 1.0 ganharam isenção do imposto e os carros até 2.0 pagarão entre cinco e meio e seis e meio por cento.

E as novidades? Felizmente tivemos novos carros nacionais e semi-nacionais da Argentina e do México. Mas a grande maioria foi de reestilizações profundas de verdade, como o Toyota Corolla, o querido Gol e seu ressuscitado sedan Voyage, o Ford Focus e o Honda Fit. Os únicos modelos inéditos foram o Fiat Linea e o utilitário Chevrolet Captiva. Apresentados no finzinho do ano passado, o renovado Ford Ka e o Renault Sandero encararam o mercado em 2008. Este segundo ganhou a esportiva Stepway. As leves alterações não faltaram como Fiat Palio Weekend, Strada, Citroën C3, Uno Mille, Chevrolet Meriva e Toyota Hilux. Mas a grande enganação foi da Peugeot com o seu 206 disfarçado de 207.

Antes da crise, o dólar baixo motivou a importação de modelos luxuosos como o Hyundai Azera, Renault Mégane Cabriolet, Grand Scénic, a sua concorrente monovolume Grand C4 Picasso, a perua Jetta Variant da Volks, os renovados Honda Accord e Jeep Cherokee Sport, Jaguar XF, BMW X6, Dodge Journey, a volta dos carros da Suzuki ao Brasil com o Grand Vitara e o Ford Edge. Com o dólar alto, a torcida é por um bom futuro dos importados no ano que está chegando.


Para 2009 esperamos novos importados como os confirmados Mini, Volkswagen Eos e novo Cerato. Aguardamos a vinda ao Rio dos chineses da Effa Motors. Dos luxuosos devem vir o Volvo XC60, o Volkswagen Passat CC e o Porsche Panamera, primeiro coupé de quatro portas da marca alemã. O já apresentado utilitário Ford Transit, importado da Turquia e tradicional na Europa, começa a ser vendido em janeiro. Entre os nacionais, argentinos e mexicanos devem vir o Fiat Bravo, o Citroën C4 Hatch e o reestilizado Ford Fusion, além do Chevrolet Malibu. O monovolume Nissan Livina, com plataforma do Logan, e o feioso sedã Renault Symbol são presenças certas. O Punto ganhará a versão esportiva T-Jet, com o mesmo motor turbo 1.4 do Linea. Fox, Gol e Polo ganharão a versão Bluemotion, com maior economia de combustível. O sedã Honda City deve chegar no final do ano.

Dois mil e oito foi o ano em que eu lancei o blog Guscar e tive a oportunidade e o prazer de estrear no Rádio Motor da Rádio Teresópolis. Eu agradeço e espero continuar com eles em 2009. E é exatamente por causa do compromisso com o Rádio Motor que o Guscar terá férias parciais. O blog continua em atualização constante para ilustrar e complementar as informações que eu darei no boletim da rádio. Serão apenas tópicos.


As tradicionais seções Comparativos, Em Breve no Brasil e História em Miniatura voltam na segunda quinzena de janeiro com novidades visuais no template e uma nova logomarca. Aguardem!


Quero reforçar os votos apresentados na foto retrospectiva e contar com a visita de vocês em 2009. E agora chega o momento do tradicional agradecimento a todos que visitaram e comentaram no blog em 2008:

Fernando César, André Abreu, Cristiano, Diego Santos, Adriano Alves Maranhão, Renato, Marcio, Rodrigo Ravagnani, Mauricio Macaubas, xana, roger, Bruno Sá, angela, José Fernando Pereira, luck, grreymo, Hugo Ramalhao, HTCars, Francisco de Sá Menezes, Roberto Tumminelli, Rafael Netto, Rachel Souza, hugo césar, Ruy Barbosa, Luci Silveira, jessica, luca eduardooo, Hebert Polegario, Marcos Robles, dj rafamix, demetrio alvare junior, Cara, Aleksander Lima, Jaldomir, Adriano Victor, Marcelo Augusto, Francisco de Assis Alves, Fabio, Edno, Solange, claudio fernandes, francine, Douglas Soares dos Santos, Claudia, topico militar, gafanhoto6969, cripple_rooster, sotuning, francoh_1612, Matheus Pêra, sportuck, recifcars, berlineta, migue_lito_2007, 90s_cars, adgdesign, osito_rontreras, articusrock, que_rugidos, Marcio, fabian_xnosx, adonaibm.


Boas festas e Feliz 2009!