sábado, 16 de agosto de 2008

COMPARATIVO - FORD KA 1.6 FLEX x RENAULT SANDERO 1.6 8v HIFLEX x VOLKSWAGEN GOL 1.6 TOTAL FLEX

Os moderninhos
Gustavo do Carmo / Fotos: Divulgação / Dados técnicos: Fabricante e Revista Carro

Quando chegaram ao mercado na virada do ano passado para o atual, Ford Ka e Renault Sandero se tornaram os compactos nacionais de baixo custo mais modernos do mercado. Já sabiam que o líder da preferência dos consumidores estava para ser renovado e tiveram seis meses para aproveitar o visual cansado do chefe e superá-lo. O tempo acabou em julho quando, depois de três anos de projeto e muita expectativa, chegou o Novo Gol. Agora, equipados com o motor 1.6 bicombustível, os três se enfrentam neste tão aguardado comparativo.

O Ka é a segunda geração de um modelo lançado mundialmente no final de 1996 e que em apenas quatro meses chegou ao nosso mercado (bons tempos aqueles!) para tentar criar no brasileiro o hábito de comprar carros subcompactos, modernos e baratos. Fez um sucesso razoável. Ganhou admiradores, mas estes o acharam apertado, com traseira esquisita e caro pelo seu tamanho. Por causa disso os subcompactos não pegaram em nosso país que preferiu carros maiores com acabamento bem simples. Para evitar esses erros a Ford espichou o Ka, aumentou seu espaço interno, piorou o acabamento e reestilizou o carro, deixando-o bem diferente do modelo europeu, que continua subcompacto e bem ousado.

O Sandero não é totalmente um compacto de baixo custo. Este papel cabe ao seu irmão sedã Logan. Foi criado para batalhar nas duas frentes: tanto como barato quanto como premium. Usa o mesmo chassi, painel e algumas peças do Logan, mas como o público torceu o nariz para o estilo "ex-soviético dos anos 90" deste a Renault brasileira preferiu desenhar um carro novo e moderno. Não é o sucessor oficial do Clio, mas vai substituindo-o aqui por causa das tendências do nosso mercado. Na Europa, o Sandero é vendido com a marca romena Dacia, que criou o Logan.

Já o Gol dispensa apresentações. A verdadeira terceira geração do modelo que é simplesmente o mais vendido do país há 21 anos surpreendeu e agradou a todos pelo seu design inédito. E a renovação total, que para alguns é apenas a primeira, já está fazendo efeito. O Gol disparou na liderança em seu primeiro mês com a nova carroceria.


A Volkswagen diz que usou referências do Gol de 1980 no desenho da nova geração. Principalmente na traseira. Eu custei pra identificar. Usando a imaginação lembrei mais do modelo 94. Mas o Gol é um carro moderno, embora o perigo dessas referências retrô e a silhueta leve pode ser a desatualização precoce do estilo. Por enquanto, ainda está alinhado com o atual conceito mundial da Volkswagen: faróis, lanternas e pára-choques retos.

Junto com ele se destaca o Sandero com seu visual que divide opiniões. Seus faróis são espichados e arrojados. Mas a grade está fora de moda. Nos Renault europeus o capô é fechado e a entrada de ar é mais acentuada no pára-choque. A maior atração do Sandero é a traseira com as suas belas lanternas e a tampa do porta-malas limpa.

Não estou dando o terceiro lugar para o Ka só porque ele tem duas portas. Mas talvez as outras duas harmonizem o estilo quando chegarem. A exemplo do Sandero, o Ka tem na traseira o seu maior charme. A janela lateral dos passageiros de trás tem recortes arrojados, mas a lateral limpa demais deixa o novo Ka parecido com ar de Volks dos anos 70-80. O visual antiquado piora quando sabemos que os vidros e as portas da frente são os mesmos da antiga geração. Na dianteira mais defasagem: faróis e grade lembram uma mistura do Fiesta de 1999 com o de 2003.

No acabamento o Ka também fica atrás. Apesar da boa montagem dos materiais os plásticos têm aparência pobre e dominam todo o painel. Só não dominam as portas onde se destaca a lataria. O Sandero se preocupou mais com a aparência e ganhou apliques prateados na porta, nas maçanetas, na alavanca do câmbio e nas saídas de ar. O melhor acabamento é o do Gol, que melhorou bastante em relação ao "Geração 4", principalmente na montagem onde a folga entre as peças é mínima. Contudo, o acabamento dos três modelos está aquém do ideal. É preciso melhorar.

Único dos três modelos aqui presente com mais de quatro metros de comprimento (4,02m), o Sandero foi projetado exatamente para ser um carro espaçoso. Pessoalmente, como o Logan, seu tamanho impressiona, apesar de ser menor do que ele. O Sandero ainda tem 2,59m de distância entre-eixos, 1,74m de largura e 1,53m de altura. É o maior dos três. O Gol tem quase 3,90m de comprimento, 2,45m de entre-eixos, 1,65m de largura e 1,46m de altura. O Ka mede respectivamente 3,83m, 2,45m, 1,64m e 1,42m. E o objetivo foi alcançado. Por pouco. Na soma das dimensões internas feitas pela revista Carro, o Renault chegou a 790 pontos. Apenas quatro a mais do que o Gol, que se destacou na folga para as pernas. A boa altura e a largura salvaram os planos do Sandero. Já o espaço interno do Ka ficou na casa dos 700 pontos (760), graças a maior altura. As portas traseiras podem melhorar a sensação na largura e o acesso. Se no espaço interno o Sandero ganhou por pouco, seu porta-malas é insuperável para um carro da sua categoria. Acomoda 320 litros. O Gol manteve o volume da geração anterior nos 265 litros e ficou com o segundo maior bagageiro. O Ka mais uma vez foi prejudicado pelo seu porte e tem apenas 263 litros.


Se parado o Ford Ka fica atrás, é analisando o seu comportamento dinâmico que ele começa a reagir. Seu motor 1.6 Flex é o mais potente e mais forte. Na pista anda mais e gasta menos combustível. O Gol 1.6 vem em segundo lugar, inclusive no torque, tão reforçado que deu nome ao propulsor (VHT - Very High Torque). No desempenho divide o vice com o Sandero, que fora isso ficou atrás no motor e no consumo. Com motor de dezesseis válvulas a história seria diferente, mas desequilibraria o confronto.

Os números: Fiesta 1.6 Flex - potência de 102 cv com gasolina e 110 com álcool; torque de 15,5 kgfm a 2.500 rpm com gasolina e 15,8 kgfm a 4.250 rpm com álcool; aceleração de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos; retomada de 80 a 120 km/h em 11,7 segundos; velocidade máxima de 178 km/h; consumo de 8,4 km/litro na cidade e 13,9 km/l na estrada. Gol 1.6 VHT TotalFlex - potência de 101 cv com gasolina e 104 cv com álcool; torque de 15,4 kgfm a 2.500 rpm com gasolina e 15,6 kgfm a 2.500 rpm com álcool; aceleração de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos; retomada de 80 a 120 km/h em 12,9 segundos; velocidade máxima de 192 km/h, consumo de 8,8 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada. Sandero 1.6 8v Hi-Flex - potência de 92 cv com gasolina ee 95 cv com álcool; torque de 13,7 kgfm a 2.850 rpm com gasolina e 14,1 kgfm a 2.850 rpm com álcool; aceleração de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos; retomada de 80 a 120 km/h em 12,9 segundos; velocidade máxima de 192 km/h, consumo de 8,8 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada. Potência e torque foram fornecidos pela fábrica. Números de desempenho e consumo foram medidos pela revista Carro.

A mesma publicação testou o Gol com freios ABS, um opcional importante, mas que encarece o carro. Por isso, obteve o melhor resultado de frenagem: 40,2 metros vindo a 100 km/h. O Ka ficou em segundo com 56,1 e o Sandero com 58,1m. O nível de ruído também medido é quase efeito do acabamento. O Gol ficou em primeiro com 69,2 decibéis a 120 km/h. Mas Fiesta e Sandero empataram em segundo lugar na faixa de 72 dB.

Na configuração básica o Gol é o mais barato e somaria mais uma vitória no preço. Custa R$ 32.290, quinhentos reais mais barato do que o Ka. O Sandero custa R$ 35.990. Só que a vitória não é do Gol e sim do Ka. O preço básico não inclui os equipamentos "obrigatórios" do brasileiro: pintura metálica, ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, talvez os retrovisores, também formando o trio. Aliás, quase não inclui, porque o Ka tem trava elétrica de série. E ainda oferece de graça travamento automático em movimento, alarme e destravamento do porta-malas, tudo por controle remoto. Por isso o comprador economiza e só paga R$ 34.976. É o melhor custo-benefício. Por R$ 39.560 o Gol fica em segundo lugar com a configuração média, sem a necessidade da versão Power, mas com o kit Trend. Na lista de opcionais, destaque para os freios ABS e o computador de bordo i-System, que dá um visual moderno ao quadro de instrumentos. Mas peca por cobrar à parte itens que a maioria dos carros populares básicos traaz como os bancos traseiros bipartidos e o desembaçador/limpador lavador traseiro. Em compensação traz de série banco do motorista com regulagem de altura, cintos de segurança dianteiro com ajuste de altura e apoio de cabeça traseiro. O Sandero sai por R$ 41.070 semi-completo. Só falta o airbag, que adiciona mais R$ 1.550. É o mais caro, mas fica em segundo lugar no nível de equipamentos por trazer um pouco mais de itens como preparação para som e o desembaçador/limpador de série.

CONCLUSÃO

O Gol parecia que ia dominar este comparativo ao ser um dos mais bonitos (o outro é o Sandero) e o de melhor qualidade no acabamento. Com o melhor espaço interno e porta-malas o Renault parecia ser o maior rival e a briga talvez ficasse restrita aos dois. Parecia, porque o Ka pode ser esquisitinho, franciscano e apertadinho, mas anda mais do que os rivais graças ao seu motor mais forte. E ainda é econômico. Tanto no combustível quanto no preço. Ficou em segundo depois de quase impedir a vitória do Gol, mas este a garantiu com conforto e segurança. O Sandero que era favorito ao vice ainda ficou atrás do Ka por apenas dois pontos. Mas não ficou muito longe do Volks: a apenas quatro. No comparativo entre os compactos mais modernos, Ka e Sandero deram trabalho ao líder, mas no mercado precisarão de muito tempo para tomar o seu posto.

8 comentários:

CLAUDIA disse...

Vocês fizeram um comparativo com carros 1.6, gostaria de um com carros 1.0, pois tenho um Sandero 1.0 e ele é super econômico e arrojado. Ele faz mais de 15 km por litro de gasolina. Estou muito feliz e satisfeita com meu carro novo.
Grata pela atenção.
Cláudia

Pobre Inquilino disse...

Já tive 2 clios 1.0 8v e 16v a gasolina. O primeiro era absurdamente econômico já fiz de curitiba a foz com 1 tanque o que resulta em 20.5 km/l na estrada. E era bem fácil até render mais se andar a 80 km/h fazia 21 ou 22.
O segundo já era mais bebedor, faz 14 a 15 km/l na estrada. O que é pior que o Sandero não tem nem perto a qualidade que tinha o Clio. Nem de acabamento, nem de desempenho. Pena que o Brasileiro só pense em comprar carrinho maquiados.

Muka disse...

Se o que está escrito está correto, porque Sandero e Gol tem pontuações diferentes se os consumos descritos são iguais?

Rômulo disse...

O Gol é muito pior em muitos quesitos: acabamento espartano, bancos duros, pedal de embreagem duros, cambio seco e esquisito, volante durão e dirigibilidade horripilante na direção mecânica! Só ganha na revenda e em nome da tradição de ser gol e só! Ficaria com um Sandero com certeza! Supera o Gol em todos os quesitos que mencionei, ah! e sem contar que tem um acabamento razoável! O Ka é razoável mais muito apertado e de porta-malas ridículo!

Eduardo disse...

Teste tendencioso..perdi meu tempo vendo isso..

Roberto disse...

já tive 4 gols e acho que posso dar minha opinião aqui e ajudar quem quer comprar um Volks. - carro extremamente barulhento, já tive com motor 1.6, 1.8 e 1.3, o carro tem uma falha de estrutura, não sei se foi corrigido nas versões mais atualizadas, mas contumava rachar o chamado painel de fogo,que separa o motorista do motor. Não compro nunca mais.

Leonardo Fernando Gonçalves disse...

Nem a pau que o gol tem melhor acabamento que o sandero.

Luisinho Luis disse...

VW e péssimo. Gol e fox 1.0 fundi motor com menos de 30 mil km. AFF como pode alguém curti VW carros caros mal acabados e ainda uma porcaria em durabilidade.

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (192) Chevrolet (105) Volkswagen (105) História (100) Ford (90) Fiat (82) Carro do Ano (73) Comparativos (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (46) Honda (45) Nissan (40) Citroën (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Ecosport (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)