Foto: Divulgação
Este texto foi publicado no meu antigo fotolog em agosto de 2005. Veja o que eu disse na época sobre o carro que chega no próximo mês com o nome de 207 Passion:


A um ano de ser substituído pelo 207, o Peugeot 206 finalmente conhece a sua versão de três volumes. O 206 Sedan teve as suas primeiras fotos divulgadas pela montadora do leão e será uma das atrações do Salão de Frankfurt que começa no dia 15 de setembro.

Mesmo com o atraso, o Sedan conservou as belas linhas do compacto que se tornou fenômeno de vendas até no Brasil que ganhou recentemente a versão perua SW. O terceiro volume foi bem adaptado ao desenho do modelo original embora tenha sido inspirado no Coupé-Cabriolet. A manutenção do estilo das janelas laterais e da coluna C fez lembrar o moderno 407. A tampa do porta-malas herdou as lanternas horizontais do hatch. O terceiro volume fez o compacto ultrapassar os quatro metros de comprimento, ficando em 4,18m, dando-lhe um porte de carro médio. A distância emtre-eixos é a mesma do dois volumes e da perua (2,44m). O porta-malas com capacidade para 384 litros é o maior que a família já teve, mas ainda está longe de superar o do Clio Sedan que tem 510. Para suportar o maior peso, a suspensão traseira ganhou molas mais rígidas e 20 mm mais alta.

Embora o 206 Sedan seja apresentado no Salão de Frankfurt, os países mais ricos europeus, com exceção da Espanha e Portugal (mais ou menos), não são muito chegados a compactos de três volumes. Tanto que o nosso Polo Sedan, apresentado na mesma exposição há dois anos, não fez sucesso e não é exportado mais para a Alemanha. O mercado-alvo do 206 Sedan são os países emergentes do Leste Europeu, Balcãs, Oriente Médio, Norte da África e América Latina. O Brasil também pode ser um bom mercado para o 206 Sedan, mas poderá ter que disputar a sua produção com a Argentina.

O 206 Sedan ficou muito bonito, mas seu único pecado é chegar tarde demais ao nosso mercado. Se vier, chegará desatualizado.