sábado, 6 de julho de 2019

LEMBRA DE MIM? - CITROËN XANTIA


Lançado na Europa em 1993, para suceder o BX, o Citroën Xantia era um notchback (carroceria de dois volumes e meio) de linhas retas, capô longo e baixo, com faróis e grade finos, para melhor aerodinâmica. A traseira, ao contrário, era alta e lembrava o BMW 325i da época. A inspiração veio do luxuoso XM, mas o Xantia tinha porte médio, com 4,44m de comprimento e 2,74m de distância entre-eixos. 

O interior era espaçoso para três pessoas. O painel tinha desenho conservador, integrando instrumentos, saídas de ar centrais e gabinetes do som e controle do ar condicionado em uma única peça. No lado do carona, acima da área do porta-luvas, havia uma barra de segurança. Um detalhe era o teclado para digitar um código antes da ignição, localizada à frente da alavanca do câmbio, sem o qual ele não dava partida. O porta-malas comportava 317 litros.




Mecanicamente o destaque era a suspensão Hydractive (hidroativa), formada por esferas preenchidas por fluido e nitrogênio, que se adaptava às condições do terreno, tanto para manter o conforto quanto para compensar as forças que atuam em acelerações, frenagens e curvas.

A altura de rodagem podia ser ajustada entre quatro níveis. Apenas os dois intermediários serviam à rodagem, sendo o mais alto para pisos muito desnivelados. O mais baixo destinava-se a serviços no sistema, e o mais alto, à troca de pneu: bastava elevar o carro, colocar um calço e fazê-lo baixar para que a roda em questão ficasse no ar, sem usar macaco. Além disso, as rodas traseiras também esterçavam.

O Xantia chegou ao Brasil em 1994, em duas versões: VSX-A e 16S. A primeira tinha motor 2.0 de oito válvulas, 123 cv e câmbio automático, mas a top tinha motor 2.0 de 16 válvulas, 157 cavalos e câmbio manual. Veio para enfrentar outros importados de mesmo porte como o Peugeot 405, Honda Accord e os de tamanho maior como Ford Taurus e o nacional Chevrolet Omega, por causa da faixa de preço nos 45 mil dólares na época. Hoje, no mercado de usados, está valendo R$ 5.116, segundo a FIPE.  



A versão VSX já oferecia ar condicionado automático, direção assistida, trio elétrico, freios ABS e a suspensão com oito esferas, além do comando eletrônico. A 16S adicionava bancos em couro, banco do motorista com regulagem elétrica e rodas de liga-leve de 15 polegadas. O airbag para o motorista só chegou no segundo lote, ainda como opcional.



Em 1995, chegava a versão Activa, com 10 esferas na suspensão, garantindo ainda mais estabilidade nas curvas e substituindo o 16S. O motor vinha do VSX, com câmbio manual e acrescido de aerofólio, para-choques maiores e disqueteira. O airbag para motorista passou a ser de série em todas as versões.

Em 1996, o Xantia ganhava a versão básica SX, com motor 2.0 de oito válvulas, suspensão de seis esferas sem controle eletrônico, freios ABS opcionais e retrovisores externos e vidros traseiros manuais. O motor 1.8 de 16v (112 cv) logo substituía o 2.0. O Activa passava a ter turbo no motor 2.0, com 150 cavalos. O airbag para passageiro se tornava opcional para toda linha. No mesmo ano, chegava a perua Break, construída pela encarroçadora francesa Heuliez, que tinha estilo até mais elegante que o notchback. Seu porta-malas tinha 510 litros. Chegou nas versões SX e VSX.  



Para 1997, o SX ficava mais equipado com retrovisores elétricos e ar condicionado automático. O motor 2.0 16v perdia potência, que caía para 126 cv com câmbio automático e 138 cv com o manual. O Activa passava a ser impulsionado por um motor V6 3.0 de 24 válvulas e 194 cv.



Em 1998, o Xantia ganhava um face-lift que integrava a grade ao capô e mudava o nome das versões. SX e VSX passavam a se chamar, respectivamente, GLX e Exclusive. A primeira recebia airbags para motorista e passageiro, freios ABS e limpador de pára-brisa com sensor de chuva. Também ficava mais potente com o motor de 138 cv e ainda ganhou opção de câmbio automático adaptativo.

A Exclusive adicionava airbags frontais e laterais, bancos em couro com ajuste elétrico e detalhes em madeira nas portas e no painel. Só tinha câmbio automático e podia ter motor 2.0 16v ou V6 3.0 24v. O Active só se diferenciava pelo câmbio manual e o aerofólio. O Xantia foi importado até 2001, quando foi substituído pela primeira geração do C5. Foram 6.146 unidades vendidas para clientes satisfeitos com o conforto e estabilidade, mas reclamando dos custos de manutenção. 



EDIÇÃO DE TEXTO: GUSTAVO DO CARMO, COM INFORMAÇÕES DO SITE BESTCARS
FOTOS: DIVULGAÇÃO 

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (208) História (135) Volkswagen (128) Chevrolet (124) Ford (111) Lançamento Internacional (87) Fiat (86) Carro do Ano (83) Comparativos (83) Retrospectiva (71) Em Breve no Brasil (66) Honda (53) Renault (50) Toyota (49) Hyundai (48) Peugeot (48) Citroën (46) Sonhos de Consumo (45) Nissan (43) Especial (38) Audi (37) Baba Brasil (36) Mercedes (36) Kia (31) BMW (29) História em Fotos (27) Lembra de mim? (24) História em Miniatura (23) No Mercado (22) Cruze (20) Motor do Ano (19) Gol (18) Opel (18) Volvo (18) Corolla (17) Focus (17) JAC (17) Mário Coutinho Leão (17) Analisando (16) Editorial (16) Ka (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Civic (15) Fiesta (15) Golf (15) Ecosport (14) Jeep (14) Mitsubishi (13) Fox (12) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Fit (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Polo (11) Retrospectiva 2016 (11) Retrospectiva 2018 (11) Uno (11) up! (11) 3008 (10) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Chery (10) Corvette (10) Jaguar (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Carro do Ano 2018 (9) March (9) Mustang (9) Onix (9) Retrospectiva 2017 (9) i30 (9) 500 (8) C3 (8) Carro Premium (8) Carro do Ano 2016 (8) City (8) Dodge (8) Duster (8) McLaren (8) Prêmios Suplementares (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) Sportage (8) 208 (7) Alfa Romeo (7) CR-V (7) Cerato (7) Fluence (7) Jetta (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Ranger (7) Renegade (7) S10 (7) Salão de Genebra 2012 (7) Seat (7) Versa (7) Voyage (7) 308 (6) Accord (6) Aircross (6) Bentley (6) C4 (6) Carro do Ano 2017 (6) Classe A (6) Corsa (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Lamborghini (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) 2008 (5) 408 (5) 508 (5) A3 (5) A5 (5) Campeões de Audiência (5) Classe E (5) Clube dos Quinze (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Equinox (5) Escort (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Lifan (5) Logan (5) RAV4 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Série 3 (5) Teste de pista (5) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Camaro (4) Captiva (4) Captur (4) Classe C (4) DS4 (4) Edge (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) GLE (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Ibiza (4) Jumpy (4) Kadett (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Opala (4) Optima (4) Picanto (4) Polara (4) Prisma (4) Q3 (4) S60 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Vitara (4) Willys (4) XE (4) 911 (3) A1 (3) AMG GT (3) Ayrton Senna (3) Bravo (3) Camry (3) Celta (3) Chevette (3) Classe ML (3) Clio (3) Compass (3) Continental GT (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) Fim de Temporada (3) GLC (3) Giulia (3) J3 (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Omega (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Prius (3) QQ (3) Salões (3) Santa Fe (3) Sorento (3) T-Cross (3) T-Roc (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Tiguan (3) Tucson (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Veloster (3) X60 (3) XC40 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 164 (2) 405 (2) 5008 (2) 507 (2) A8 (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Arona (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) Brasília (2) C1 (2) C4 Cactus (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chrysler (2) Classe B (2) Classe S (2) Classic (2) Corcel (2) Cronos (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Dauphine (2) Elantra (2) Elba (2) Escape (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fiorino (2) GLA (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) Kombi (2) Kuga (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Logus (2) Maverick (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) Santana (2) Senna (2) Silverado (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) Série 8 (2) T6 (2) Tipo (2) Touareg (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vale a Pena? (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Virtus (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 203 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 401 (1) 402 (1) 403 (1) 404 (1) 406 (1) 407 (1) 4C (1) 500X (1) 504 (1) 505 (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Blazer (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Capri (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Superpremium do Ano (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carro do Ano 2019 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe G (1) Classe X (1) Clubman (1) Colorado (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) Cullinan (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Eclipse (1) Eclipse Cross (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) I-Pace (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Matérias Especiais (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Rolls-Royce (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tigra (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vario (1) Vedette (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Vito (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) Wrangler (1) X-ChangE (1) X2 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Xantia (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)