Em sua segunda geração como hatch esportivo (nas duas anteriores era um monovolume), o Mercedes Classe A já está à venda no Brasil em uma nova plataforma, a modular MFA2, e com uma versão única: A250 Vision, que inclui o moderno sistema multimídia MBUX, que reconhece a voz do usuário em português. Inicialmente foi lançada a série especial A250 Launch Edition, já esgotada.



Estilo 
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Mesmo mantendo o perfil hatchback, o Classe A cresceu (foi de 4,29m para 4,42m de comprimento e de 2,70m para 2,73m de entre-eixos), evoluiu e ficou com um aspecto ainda mais esportivo. A inspiração veio do sedã-cupê CLS, que está, não só na frente agressiva estilo "tubarão", como também na lateral e na traseira. Esta passa a ter lanternas atravessando a tampa do porta-malas.


Acabamento
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De bom nível, com material emborrachado em boa parte do painel e portas, além de detalhes em couro perfurado, fibra de carbono e aço escovado nos mesmos locais. O painel tem um estilo minimalista, com dois tablets horizontais de 10,25 polegadas sobre uma bancada, onde um faz papel de quadro de instrumentos virtual configurável e o outro de sistema multimídia, operado por voz de inteligência artificial MBUX, bastando dizer "Oi, Mercedes!", "Olá, Mercedes!" ou "E aí, Mercedes!", que uma voz feminina responde "Sim". O multimídia também é operado por touch pad no console e nos dois lados do volante.



Espaço interno
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Acomoda bem um adulto de 1,70m no banco de trás, mas não com tanta folga. O túnel da transmissão é alto e incomoda quem vai no meio.



Porta-malas
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Tem 370 litros de capacidade, dez a menos que o Audi A3 e dez a mais que o BMW Série 1.


Motor e Câmbio
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Movido somente à gasolina, o motor 2.0 turbo rende 224 cavalos, mais potente que os seus conterrâneos alemães, mas com seis a menos que o Volkswagen Golf GTI. O câmbio 7G-DCT é automatizado de dupla embreagem e tem sete marchas.


Desempenho
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Segundo a revista Carro, acelera de 0 a 100 km/h em 6,86 segundos e retoma entre 80 e 120 km/h em 4,74 segundos. É mais lento que o Golf GTI e mais rápido que o Honda Civic Si. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h.


Consumo
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Faz 10,2 km/litro na cidade, onde fica trezentos metros atrás do Golf GTI e do Civic Si e impressionantes 17,8 km/l na estrada, superando em três quilômetros os dois rivais.



Frenagem
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A 80 km/h para em 26,53 metros, menos de dez centímetros mais rápido que o Golf, porém, quase dois metros depois do Civic. A 120 km/h ele supera os dois concorrentes: 56,61 metros.


Ruído
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A 80 km/h, o A250 é bem mais silencioso que Golf e Civic: seu ruído é de 60,2 decibéis, contra 63,8 e 64,4 dBA, respectivamente. Vale lembrar que os dados de teste dos rivais vem da revista Quatro Rodas.



Preço e Equipamentos de Série
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Além do MBUX, o A250 Vision vem equipado com banco do motorista elétrico e com três memórias, revestimentos em couro bege ou preto, teto solar, iluminação interna em LED, faróis e lanternas em LED, rodas de liga-leve de 18 polegadas, ar condicionado digital (de apenas uma zona), soleira das portas iluminadas, assistente de estacionamento automático, airbags laterais dianteiros e de proteção aos joelhos do motorista, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, seletor de modos de condução com quatro ajustes diferentes, volante multifuncional, controle de cruzeiro (sem função adaptativa), câmera de ré e sistema de frenagem autônoma.

Pelo preço, agora de R$ 201.900, bem mais caro que todos os seus rivais aqui mencionados, esperava-se mais equipamentos como airbags de cortina, ar de duas zonas, retrovisores externos com rebatimento elétrico e interno eletrocrômico e piloto automático adaptativo.


Conclusão 
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O novo Mercedes Classe A não obteve nenhuma avaliação abaixo de três estrelas. Assim, podemos afirmar que o seu ponto fraco está apenas no espaço interno e no custo-benefício. Destaque para o acabamento, motor e câmbio, consumo e nível de ruído. 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO 
FOTOS: DIVULGAÇÃO 
DADOS DE TESTE: REVISTA CARRO