Atualmente, Ford Escape e Kuga são o mesmo utilitário esportivo médio, com nomes adotados, respectivamente, no mercado norte-americano e europeu. Mas saiba que ambos nasceram separados.


Escape 1a Geração (2001-2006)

O primeiro a ser lançado, em 2001, foi o Escape, que compartilhava a plataforma CD2 com o Mazda Tribute. E ainda havia uma versão da Mercury, divisão de luxo da Ford, chamada Mariner. O estilo era bem reto e lembrava bastante a primeira geração do compacto Ecosport, criado no Brasil. O primeiro Escape usava motores Zetec 2.0 de 127 hp e V6 3.0 Duratec, ambos a gasolina. Também teve uma versão híbrida. O Escape foi vendido na Europa com o nome de Maverick e substituiu, como uma nova geração, um utilitário homônimo baseado no Nissan Terrano II, da década de 1990. Sem motores a diesel, não vendeu muito bem no Velho Continente.




Mazda Tribute


Mercury Mariner


Kuga 1a Geração (2008-2012)

O Kuga foi apresentado no Salão de Genebra 2008, baseado na plataforma C1 da segunda geração do hatch médio Focus. Diferente do Escape, tinha linhas arredondadas e angulosas, além de janelas laterais com caída traseira no sentido inverso. Usava um motor a gasolina de cinco cilindros Duratec 2.5 de 200 cv e dois a diesel (ambos 2.0 de quatro cilindros, com 136 e 163 cavalos). A versão com diesel mais potente podia ter tração integral, nas demais era dianteira.






Escape 2a Geração (2006-2012)

O Escape norte-americano ganhou uma segunda geração em 2006, desta vez, inspirada no Explorer da época. Continuava com a mesma plataforma e linhas retas, mas tinha contornos suavizados, faróis mais estreitos e grade quadriculada. Trocou o motor Duratec 2.3 por um 2.5 de 171 cv, da mesma série, que também passou a equipar a mantida versão híbrida. Também ganhou controle eletrônico de estabilidade, rádio por satélite e a primeira geração do sistema multimídia Sync, com comando de voz.



Kuga 2a Geração/Escape 3a Geração (2012-2019)

Em 2012, a segunda geração do Kuga passou a ser a terceira do Escape no mercado norte-americano e os dois utilitários tornaram-se, enfim, o mesmo carro. O Kuga reestilizado manteve a plataforma e as linhas do anterior mesmo sendo uma nova geração. Enquanto a primeira tinha frente do segundo Focus depois do face-lift, o segundo Kuga adotou uma frente e lanternas semelhantes à terceira geração do sedã (atual Fastback no Brasil), com a pequena grade entre os faróis. Entrou em cena o motor Ecoboost, turbo com injeção direta, que rendia em três versões 120, 150 e 182 cavalos de potência. Ganhou o face-lift que lhe deu a grade hexagonal e a aparência atual em 2017.



Face-lift 2017


Kuga 3a Geração/Escape 4a Geração (2019)


A quarta geração do Escape e terceira do Kuga mudou de estilo radicalmente, com a janela lateral passando a ter um final mais pontudo na coluna traseira. O Escape volta a ter uma versão híbrida que as duas primeiras gerações do Kuga não tiveram. Outras novidades são a plataforma modular e os recursos de tecnologia autônoma como piloto automático adaptativo, estacionamento automático e manutenção do veículo em faixa de rolamento. 




O Escape está prometido para o Brasil desde a primeira geração norte-americana. Mas nunca chegou. Só a partir de 2010 que o Kuga chegou à Argentina. Esperamos que a nova, apresentada este ano, venha finalmente para cá para brigar com Jeep Compass e Volkswagen Tiguan. O nosso mercado pede. 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO