A Volkswagen, enfim, estreou no segmento de utilitários esportivos compactos. E para apresentar o T-Cross retomo a avaliação ponto a ponto com a versão 250 TSI Highline, com motor 1.4 de 150 cavalos. O SUV compacto da Volkswagen também tem as versões 200TSI (1.0 de três cilindros e turbo) com câmbio manual e automático e 200TSI Comfortline.

Estilo
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Agrada, mas não impressiona. É reto e conservador, podendo ficar rapidamente desatualizado. Gostei da grade ampla se estendendo até por debaixo dos faróis com traços cromados nos filetes das duas versões mais caras. Ficou até mais bonito que as versões europeia e chinesa. Na traseira, o aplique escuro reflexivo de gosto duvidoso chama atenção: pode agradar a alguém, mas eu achei que polui a traseira.

Construído sobre a plataforma modular MQB A0, a mesma do Polo e do Virtus, o T-Cross tem apenas 4,20m de comprimento por 1,75m de largura e 1,57m de altura. Comparado a todos os concorrentes. só é maior que o Citroën C4 Cactus, o Honda WR-V e o Peugeot 2008.



Acabamento
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É um dos pontos fracos do T-Cross. Plástico duro em toda a parte superior do painel de um carro que custa mais de R$ 100 mil. O aplique brilhante marrom ou prateado atenua a impressão de simplicidade. Já na versão básica... Bom mesmo só os encaixes. O quadro de instrumentos eletrônico é apenas opcional na versão top.



Espaço interno
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 Tem o maior espaço para os joelhos no banco de trás na medição feita pela revista Carro, mas segundo a Quatro Rodas, que inclui o comprimento do assento do banco traseiro, ficou atrás do Honda HR-V. De fato, uma mulher de 1,65m vai bem folgada. É o reflexo da distância entre-eixos de 2,65m, menor apenas que a do Renault Captur (2,67m). Só no meio que a coisa complica e as pernas sofrem com o assoalho alto. Outro problema é a inclinação do encosto do banco traseiro que pode ficar em 90º para ampliar o porta-malas e daí tirar o conforto das costas.


Porta-malas
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O T-Cross é um carro pequeno (um dos menores do mercado), mas oferece uma das maiores distâncias entre-eixos. Consegue oferecer amplo espaço interno, mas de alguma coisa ele teve que abrir mão. E foi do porta-malas de 373 litros, que fica em posição intermediária, atrás de Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Renault Captur. Mas consegue ser maior que Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, Citroën C4 Cactus, Ford Ecosport, Honda WR-V e Peugeot 2008.

Motor e Câmbio
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São dois os motores que equipam a linha, ambos TSI: o 1.0 triclíndrico de 116/128 cavalos (200 Nm de torque) e o 1.4 (250 Nm) de 150 cv. Este último só perde em potência com álcool para o Chevrolet Tracker 1.4 (153 cv) e o C4 Cactus 1.6 THP (173 cv), ambos Turbo como ele, além do Hyundai Creta (166 cv), que usa motor 2.0. Só a versão básica traz o câmbio manual de seis marchas. Já as demais usam o automático de seis marchas com borboletas no volante.


Desempenho
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Segundo a revista Quatro Rodas, a aceleração de 0 a 100 km/h do 250 TSI é cumprida em 9,7 segundos e a retomada entre 80 e 120 km/h, em 6,7 segundos. Tempos excelentes que superam Renegade 1.8 (14,4 e 10,4 s), Creta 2.0 (10,8 e 7,4 s), HR-V 1.8 (11,7 e 8,2 s) e Kicks 1.6 (11,4 e 9,2 s)

Consumo
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Também medido pela Quatro Rodas, percorre 12,3 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. E também superou os mesmos rivais citados acima na soma dos percursos, pois na estrada o Kicks anda 300 metros a mais (15,3 km/l).



Frenagem
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Mais um show do T-Cross sobre alguns dos rivais a 80 km/h: 24,6 metros. O Honda HR-V, segundo colocado, para em 26,2 metros.


Ruído
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O pequeno SUV da Volkswagen também é superior aos rivais no nível de ruído a 80 km/h: com 61,3 decibéis. O Jeep Renegade tem a segunda melhor marca: 62,4 decibéis.


Preço
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A versão básica 200 TSI custa R$ 84.990 com câmbio manual e R$ 94.990 com o automático de seis marchas. A Comfortline 200 TSI sai por R$ 99.990. A analisada versão 250 TSI Highline vai a R$ 109.990, podendo chegar a R$ 126.730 com todos os opcionais e pintura perolizada. Comparado aos concorrentes só é mais barato na versão básica que o Jeep Renegade e o chinês Chery Tiggo 5X.
  • Chevrolet Tracker - R$ 92.590 a R$ 106.290
  • Jeep Renegade - R$ 85.990 a R$ 99.990
  • Ford Ecosport - R$ 76.890 a R$ 108.390
  • Honda HR-V - R$ 92.500 a R$ 108.500
  • Nissan Kicks - R$ 75.790 a R$ 103.390
  • Hyundai Creta - R$ 78.990 a R$ 106.190
  • Citroën C4 Cactus - R$ 69.990 a R$ 99.990
  • Peugeot 2008 - R$ 69.990 a R$ 91.990
  • Renault Captur - R$ 91.090 a R$ 96.490
  • Chery Tiggo 5X - R$ 86.990 a R$ 96.990
  • JAC T40 - R$ 74.490 a R$ 77.490


Equipamentos
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A versão 200 TSI básica manual tem seis airbags, quatro alto-falantes,  ar condicionado manual, assistente de partida em rampa, banco do motorista com regulagem de altura, banco do passageiro dianteiro rebatível, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e pré-tensionador, cintos de segurança de 3 pontos para os três passageiros de trás, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo, controles eletrônicos de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, faróis com função que mantêm as luzes acesas após o motorista sair do carro, faróis de neblina que iluminam o interior da curva, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, lanternas traseiras em LED, porta-malas com ajuste variável de espaço, rodas de liga-leve de 16 polegadas, faróis com acendimento automático, rádio AM/FM, bluetooth, MP3 player e entradas USB e SD-card, travamento elétrico e remoto da tampa de combustível e volante multifuncional. Como opcional tem o pacote Interactive I, por R$ 1.720, que traz mais dois alto-falantes, sistema multimídia App Connect com tela de 6,5 polegadas, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros.

A 200 TSI automática adiciona, além do câmbio, dois alto-falantes, sistema multimídia App Connect com tela de 6,5 polegadas, descansa-braço central dianteiro, saída de ar e duas entradas USB para o banco traseiro, grade pintada em preto brilhante (fosco no manual), piloto automático e volante revestido em couro com borboletas para mudança de marcha. O pacote opcional é o Interactive II, por R$ 1.590, com câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e retrovisores externos eletricamente rebatíveis.

T-Cross 200 TSI Automático

Em seguida, vem a Comfortline 200TSI trazendo a mais ar condicionado digital, banco do motorista com ajuste lombar, câmera de ré, detalhes cromados na grade, indicador de controle da pressão dos pneus, sistema de frenagem automática pós-colisão, porta-luvas refrigerado, rodas de liga-leve de 17 polegadas e sensores de estacionamento dianteiros. 

São opcionais o pacote Design View (R$ 1.950), com aplicações decorativas no painel, bancos em couro, manopla do freio de estacionamento em couro e conjunto cromo; o pacote Exclusive & Interactive (R$ 3.950), com antena, entrada USB no console central, retrovisores rebatíveis, função ECO, iluminação ambiente em LED, iluminação para os pés,  seletor de modo de condução, sistema de navegação e som com tela de 8,5 polegadas, entrada sem chave e partida por botão e tapetes adicionais em carpete; o Sky View II (R$ 4.800), com 2 luzes de leitura na frente, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de faróis e chuva e teto solar panorâmico; e o Pacote Premium (R$ 6.050), com assistente de estacionamento de terceira geração, faróis full-LED com luz diurna em LED integrada, regulagem automática do facho do farol e sistema de som premium Beats. 



Por fim, a Highline 250TSI adiciona bancos em couro, retrovisores rebatíveis eletricamente, iluminação ambiente em LED, iluminação interna para os pés, detector de fadiga do motorista, sensor de chuva, sistema start & stop, entrada no veículo sem chave e partida por botão. Na lista de opcionais, os pacotes Sky view (R$ 4.800, com teto solar panorâmico e duas luzes de leitura), Innovation (R$ 4 mil, com antena, entrada USB no console central, função ECO, quadro de instrumentos eletrônico, seletor de modo de condução, navegação e multimídia com tela de 8,5 polegadas) e Tech & Beats (R$ 6.050, com assistente de estacionamento de terceira geração, faróis full-LED com luz diurna em LED integrada, regulagem automática do facho do farol e sistema de som premium Beats).


T-Cross 250 TSI Highline
A versão básica é muito bem equipada. Dá até para levá-la com a versão com câmbio automático, Já a Highline deveria vir realmente completa, deixando como opcionais só o estacionamento automático e o teto solar. 



Conclusão 
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Com nota máxima no desempenho, consumo, frenagem e ruído, além de boa nota no espaço interno e equipamentos, o primeiro SUV compacto da Volkswagen conseguiu boa média de avaliação: 3,6 estrelas, arredondando para quatro. Seus pontos fracos são o preço e o tamanho do porta-malas. O T-Cross vale a pena? Sim! 


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS