quinta-feira, 26 de outubro de 2017

SONHO DE CONSUMO - BENTLEY CONTINENTAL GT


O Bentley Continental GT foi o responsável pelo renascimento da sofisticada marca britânica que, até 1998, quando foi vendida para a alemã Volkswagen, era apenas uma preparadora esportiva da ainda mais nobre Rolls Royce, que foi vendida para outra alemã, a BMW, naquele mesmo ano.

A primeira geração, desenhada pelo brasileiro Raul Pires, foi lançada em 2003 e a segunda em 2011 (e foi falada aqui no Guscar). Seu sucesso motivou o crescimento da marca e a sua entrada em um inédito segmento: o de SUVs (de luxo, claro) com o Bentayga.

Para não perder o compromisso com os tradicionais clientes, a Bentley lançou, no último Salão de Frankfurt, a terceira geração, ainda fabricada em Crewe, Reino Unido, que é uma carroceria totalmente nova, moldada com alumínio aquecido a 500 graus num processo chamado Super Former.

Embora baseada no conceito EXP 10 Speed 6, de 2015, o novo Continental GT conserva as linhas esculpidas das duas gerações anteriores, assim como a enorme grade em tela losangular e os faróis redondos, inspirados em óculos de cristal de corte fino, com bordas bem definidas que capturam a luz como diamantes. Na lateral, o "culote" ficou mais acentuado. A grande novidade estética está na traseira, com as lanternas trocando o banalizado formato retangular pelo charmoso oval pequeno. As rodas são de 21 polegadas, com o 22" opcionais. Os pneus traseiros também são maiores. 







Bentley Continental 2011

O significativo aumento da distância entre-eixos de 2,74 para 2,85m confirma que a plataforma mudou para valer, mas o comprimento e a largura aumentaram apenas em 1 cm: agora em 4,81m e 1,95m, respectivamente. A altura foi mantida em 1,40m. 



O interior tem todo o refinamento e personalização que o consumidor Bentley exige: acabamento em couro e madeira (em duas camadas) de verdade e bancos com 20 zonas de ajuste elétrico, acolchoamento extraordinariamente suave e um revestimento com padrão bordado estilo diamante, que levou 18 meses para ser projetado. A configuração (são 17 opções de cores, 5 de peles, 15 de tapetes e oito de folheados) pode ser feita na Mulliner, preparadora da Bentley. Há três opções de som: um com 10 alto-falantes, outro com 16 da marca Bang and Olufsen e outro de 18 da Naim.




Bentley Continental 2011
Antes simétrico e com console flutuante, o painel adota linhas mais horizontais, mesma disposição da tela multimídia de 12,3 polegadas, que, num mecanismo giratório digno de filmes de James Bond, pode se esconder e deixar à mostra três mostradores analógicos (e físicos, claro), como bússula, marcador de temperatura externa e cronômetro. A tela multimídia (espelhável com Apple) também pode ter três janelas. O quadro de instrumentos também é eletrônico. Os difusores de ar continuam redondos como a geração anterior, mas, ao lado do relógio analógico, deixam de estar destacados no topo do painel para ficarem mais próximos do console. Os únicos defeitos, se é que podemos chamá-los assim, são o espaço interno apertado e a capacidade do porta-malas para apenas 358 litros.



O novo Continental GT também não tem nenhum equipamento revolucionário, todos já vistos em outros carros de outras marcas, principalmente da Volkswagen, dona da Bentley. Ele tem sistema de manutenção em faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de veículos em ângulo morto, condução semi-autônoma, head up display e frenagem ao detectar risco de colisão com outro carro ou pedestre. Ele também tem quatro modos de condução como Comfort, Sport, Bentley (que é um meio-termo entre esses dois) e Customizado.




O motor W12 6.0 (junção de dois motores de seis cilindros em V 3.0) foi mantido e aperfeiçoado com dois turbos, um motor elétrico de 48v para melhorar o consumo e a potência elevada para 630 cavalos. Ele também foi deslocado mais para o centro do chassi. O câmbio automático de seis marchas foi trocado por um automatizado de oito, com dupla embreagem. A tração é integral sob demanda eletrônica. As barras estabilizadoras agora são ativas eletronicamente e a suspensão é pneumática. O Continental GT acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e alcança os 333 km/h.   

Se no ano passado, a Bentley aderiu à moda dos SUVs, este ano a tradicional marca britânica mostrou que não desaprendeu a fazer cupês esportivos e luxuosos.



TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (201) História (122) Volkswagen (121) Chevrolet (118) Ford (103) Fiat (86) Lançamento Internacional (83) Carro do Ano (82) Comparativos (80) Retrospectiva (62) Em Breve no Brasil (60) Honda (51) Toyota (48) Renault (47) Hyundai (45) Sonhos de Consumo (44) Citroën (43) Peugeot (43) Nissan (42) Especial (38) Audi (37) Baba Brasil (34) Mercedes (32) Kia (30) BMW (28) História em Fotos (22) História em Miniatura (22) Lembra de mim? (22) No Mercado (22) Cruze (20) Motor do Ano (19) Gol (18) Volvo (18) JAC (17) Mário Coutinho Leão (17) Opel (17) Corolla (16) Editorial (16) Focus (16) Ka (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Civic (15) Fiesta (15) Golf (15) Ecosport (14) Jeep (12) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Fit (11) Fox (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Mitsubishi (11) Polo (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) up! (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) 3008 (9) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Carro do Ano 2018 (9) Chery (9) Jaguar (9) March (9) Onix (9) Retrospectiva 2017 (9) i30 (9) 500 (8) C3 (8) Carro Premium (8) Carro do Ano 2016 (8) City (8) Duster (8) Mustang (8) Prêmios Suplementares (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) Alfa Romeo (7) CR-V (7) Cerato (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) McLaren (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Ranger (7) Renegade (7) S10 (7) Salão de Genebra 2012 (7) Seat (7) Sportage (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Bentley (6) C4 (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Jetta (6) Lamborghini (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) 408 (5) A3 (5) A5 (5) Accord (5) Campeões de Audiência (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Lifan (5) Logan (5) RAV4 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 508 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Captiva (4) Captur (4) Classe A (4) Classe C (4) Clube dos Quinze (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Equinox (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Ibiza (4) Jumpy (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) S60 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) Willys (4) XE (4) 911 (3) A1 (3) AMG GT (3) Ayrton Senna (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Chevette (3) Continental GT (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) Fim de Temporada (3) GLC (3) Giulia (3) J3 (3) Kadett (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Omega (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) Salões (3) Santa Fe (3) Sorento (3) T-Roc (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Tiguan (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC40 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 164 (2) 405 (2) 507 (2) A8 (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Arona (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) Brasília (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chrysler (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Compass (2) Corcel (2) Cronos (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Dauphine (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Retrospectiva 2018 (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) Santana (2) Silverado (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) Série 8 (2) T6 (2) Tipo (2) Touareg (2) Transit (2) Tucson (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veloster (2) Veneno (2) Virtus (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 203 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 401 (1) 402 (1) 403 (1) 404 (1) 406 (1) 407 (1) 4C (1) 5008 (1) 500X (1) 504 (1) 505 (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Blazer (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Superpremium do Ano (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe G (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) Cullinan (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Logus (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Matérias Especiais (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Rolls-Royce (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Senna (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tigra (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Vito (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) Wrangler (1) X-ChangE (1) X2 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)