As vans comerciais do grupo PSA, Citroën Jumpy (Dispatch no Reino Unido) e Peugeot Expert, que vão chegar ao Brasil no final do ano, não são uma novidade na Europa. Elas já estão na terceira geração de uma linha lançada em 1994, através de uma parceria do grupo francês com a italiana Fiat, que tinha a Scudo na mesma forma. Na época, foi o segundo produto do consórcio, que também já tinha as vans grandes Citroën Jumper, Peugeot Boxer e Fiat Ducato desde o ano anterior.


De tamanho médio, de porte entre a Fiorino e a Ducato, usando a Fiat como exemplo, Scudo, Jumpy e Expert eram baseadas sobre as minivans luxuosas chamadas Ulysse, Peugeot 806 e Citroën Evasion (também havia a Lancia Zeta, mas esta não tinha versão comercial) e sempre possuíram versões de carga, passageiros e picape no chassi.

Primeiro foi lançada a van da Citroën, em 1994. Depois, a da Peugeot, no ano seguinte, e finalmente, em 1996, a da Fiat. Em 2002, as vans de passageiros ganharam uma frente arredondada e mais personalizada para cada marca. O painel interno, antes com saídas de ar centrais retangulares sobre um console horizontal e triangular, onde ficava a alavanca de câmbio, passou a contar com os difusores alinhados e curvados. Mas em 2004, uma nova mudança frontal voltou a padronizar e retangular grade (exceto o Peugeot Expert) e faróis. 

Em 2007 foi lançada a segunda geração, com frente mais inclinada e personalizada ao estilo de cada marca. O vidro traseiro ficou com cantos suavizados. Em 2011, os modelos do grupo PSA ganharam um face-lift, mas a Fiat saiu da parceria e foi substituída pela Toyota, que entrou em 2013 com a Proace.

No ano passado, foi lançada a terceira geração do Citroën Jumpy e Peugeot Expert, que são as que vão chegar no Brasil, fabricadas no Uruguai. O Toyota Proace chegou à segunda geração na parceria. Antes, o trio ganhou uma versão mais luxuosa de passageiros, mas com estilo mais próximo ao das versões comerciais: Citroën Active Tourer, Peugeot Traveller e Toyota Proace Verso.

A plataforma agora é a modular EMP, do grupo PSA, e os monovolumes têm conforto dinâmico, acabamento e equipamentos de carros de passeio como abertura de portas por sensor de pés, sistema multimídia, ar condicionado digital, controles de estabilidade e tração, leitura automática de placas, detector de ponto cego no retrovisor , piloto automático adaptativo e até sistema de frenagem de emergência.

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

1a Geração - 1994/1995/1996





Face-lift - 2002




Face-lift - 2004








2a Geração - 2007








Face-lift 2011






Toyota Proace - marca japonesa substitui a Fiat em 2013 na parceria com o grupo PSA

3a Geração - 2016







As luxuosas

Citroën Space Tourer

Citroën Space Tourer
Toyota Proace Verso

Toyota Proace Verso
Peugeot Traveller