Nos últimos quinze anos, a Porsche, que só fabricava cupês e conversíveis esportivos desde que começou a produzir, em 1948, diversificou a sua linha. Começou em 2002 com o primeiro SUV da marca alemã, o Cayenne, que se tornou o seu segundo carro mais vendido, perdendo apenas para o clássico 911. O Panamera, de 2009, não conseguiu ser o primeiro Porsche de quatro portas, mas foi o primeiro sedã-cupê de luxo da empresa. O Macan, de 2014, foi o primeiro SUV "compacto".

No ano passado, foi lançada a segunda geração do Panamera, que já chegou ao Brasil. E na carona do novo modelo, a Porsche apresentou no último Salão de Genebra a sua primeira perua, ainda que tenha um estilo esportivo, chamado shooting brake, Sport Turismo.



Com estilo antecipado no conceito de mesmo nome apresentado no Salão de Paris de 2012, a Sport Turismo, com o perdão do clichê, é igual ao sedã até a coluna central. A traseira é arredondada, com o vidro menor e um pouco mais vertical. Mas há semelhanças, como as lanternas horizontais e a assinatura Porsche entre elas, com o Panamera logo abaixo. Só que o aerofólio ativado em altas velocidades está no spoiler próximo ao teto.

No interior, o banco traseiro "acomoda" três passageiros. Mas o do meio, como sempre, vai ficar apertado. Quem preferir, pode comprar a Sport Turismo com quatro lugares. No sedã é o inverso: 2+2 de série e três lugares opcionais. A capacidade do porta-malas também é maior: 520 litros contra 495. Com os encostos do banco rebatido, a capacidade chega a 1.387 litros contra 1.300, mas a versão híbrida é menor: 1.294 litros. Em relação às dimensões, somente a altura de 1,43m é 1 cm maior que o sedã. Já as demais medidas são exatamente as mesmas: 5,05m de comprimento, 2,95m de distância entre-eixos e 1,94m de largura.


Todas as versões da Panamera Sport Turismo terão tração integral e câmbio automatizado PDK de oito marchas. A básica, chamada Panamera 4, tem motor V6 3.0 turbo, de 330 cavalos. A 4S tem o V6 2.9 biturbo de 440 cv. À seguir, vem a top Turbo, com o V8 4.0 de 550 cv. Ainda tem a E-Hybrid, com o V6 2.9 twin-turbo da 4S mais um motor elétrico, combinando 462 cv, além do V8 turbodiesel de 422 cv.

A perua Porsche na versão básica 4 acelera até 100 km/h em 5,5, atinge os 259 km/h de velocidade máxima e consumo médio de 12,8 km/l. A 4S acelera em 4,4 segundos, chega a 286 km/h e percorre 12,2 km/l. Na Turbo V8 os números são de 3,8 segundos, 304 km/h e 10,6 km/l. Na E-Hybrid: 4,6 segundos, 275 km/h e 40 km/l (!). Finalmente a diesel: 4,5 seg, 282 km/h e 14,9 km/litro.


Já o restante das características são idênticas ao sedã como o eixo traseiro direcional, a suspensão pneumática de três câmaras, compensação ativa de rolagem e controle dinâmico de condução esportiva (PDCC Sport) com torque vetorial para curvas. A Sport Turismo também terá o sistema Response Sport, que aumenta a resposta do motor e oferece quatro modos de condução: Normal, Sport, Sport Plus e Individual.

O acabamento também tem muito couro e detalhes de madeira e aço escovado e o sistema multimídia de tela de 12,3 polegadas e controle digital do ar condicionado.


Na lista de equipamentos de conforto também estão ajuste elétrico e massagem em todos os bancos, sistema de som Bose com 14 alto-falantes e 710 watts de potência ou Burmester 3D com 21 alto-falantes e 1.455watts, entre outros comuns em modelos mais baratos. 

A segunda geração do Panamera sedã já chegou ao Brasil. Veio em três versões: 4S por R$ 758 mil, 4S Executive (com comprimento e distância entre-eixos 15 cm maior) por R$ 807 mil e Turbo por R$ 981 mil. Imagine quanto deve custar a perua Sport Turismo. 



TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO