Mesmo com grande importância para a frota das empresas, os furgões são bem negligenciados pelas filiais brasileiras das fabricantes multinacionais. O exemplo mais clássico é o da Volkswagen Kombi, que durou 56 anos com a mesma carroceria, tendo apenas algumas modificações pontuais. Também podemos citar os Fiat Ducato/Peugeot Boxer/Citroën Jumper, lançados em 1998 e que só ganharam um face-lift em 2006, o Renault Kangoo, lançado há 20 anos, e o Fiat Doblò há 15.
Algumas marcas tentaram quebrar o marasmo na última década. A Ford até tentou com o Transit, de 2009 a 2014, mas não vingou e já saiu do mercado. Renault e Fiat reestilizaram Master e Fiorino em 2013, mas este último sequer recebeu os dois face-lifts do Uno, do qual é derivado. O último lançamento foi o Vito da Mercedes, que chegou no ano passado.
E será justamente para concorrer com o Vito que as duas montadoras francesas do grupo PSA (Peugeot e Citroën) vão trazer do Uruguai (da planta de Nordex, em Montevidéu) dois modelos para modernizar o segmento, prometendo um preço mais acessível que o do rival alemão.
O Citroën Jumpy e o Peugeot Expert são dois monovolumes médios que, na Europa, estão na terceira geração, apresentada no ano passado. Possuem linhas arredondadas, capô curto, carroceria alta (até 1,95m), versões de carga (vidrada ou fechada) e passageiros e três tamanhos de comprimento, além da picape no chassi. Só se diferem no estilo frontal exclusivo para cada marca. A Toyota também faz parte do projeto com o ProAce, mas este não deve vir. A marca japonesa substituiu a Fiat no "consórcio" de vans. A fabricante italiana fabricava o Scudo, correspondente das duas gerações anteriores dos modelos da PSA, e agora o trocou pela Renault, com a qual lançou o Talento, baseada na Trafic.
Na Europa, o segmento de comerciais é levado muito a sério e, por isso, não faltam modernidade no projeto e equipamentos tecnológicos de conforto e segurança. A plataforma é a modular EMP, usada pelo Citroën C4 Picasso, único modelo com essa base vendido no Brasil, e o novo Peugeot 3008, que ainda vai chegar.
Jumpy e Expert têm versões de 4,60m, 4,95m e 5,30m, sendo que esta última possui 3,27m e as duas primeiras, 2,92m de distância entre-eixos. Na Citroën, as variedades de tamanho se chamam XS, M e XL. Na Peugeot é Compact, Standard e Long. A versão de carga comporta objetos de até 4 metros de comprimento no espaço de 6,6 m³, podendo carregar até 1.300 kg e rebocar massa de até 2,5 toneladas. A versão de passageiros tem de 5 a 9 lugares. Vale lembrar que cada modelo possuei uma versão luxuosa para transporte VIP chamada Citroën SpaceTourer, Peugeot Traveller e Toyota ProAce Verso. Em todas essas versões, as portas laterais corrediças e as traseiras se abrem automaticamente ao passar o pé por baixo delas.
A plataforma EMP deu um conforto de sedã às vans. O acabamento é excelente para um modelo deste porte e o nível de ruído é muito baixo. O painel tem desenho semelhante ao de carros luxuosos, com direito a tela multimídia de sete polegadas, como o Peugeot 508, mas integra o console onde fica a alavanca de câmbio. Como opcional há uma tela de 10 polegadas flutuante.
Na lista de equipamentos estão itens como sistema de entrada e partida sem chave, Grip Control (que seleciona o tipo de piso onde o veículo anda, presente no 2008 vendido aqui), Head Up Display (que projeta informações como velocidade e setas de navegação numa placa de acrílico próxima ao para-brisa), sistema multimídia com navegador, câmera de ré e de 180º, espelhamento, alerta de veículo em ponto morto no retrovisor externo e itens que dificilmente virão para o Brasil como piloto automático adaptativo, assistente de frenagem de segurança e reconhecimento de placas.
O Jumpy e o Expert têm motores 1.6 de 95, 115 e 120 cv e um 2.0 de 150 ou 180 cv, todos turbodiesel (HDI). O câmbio pode ser manual ou automático de seis velocidades
Os dois modelos serão apresentados em outubro, na Fenatran (Feira Nacional de Transportes), em São Paulo. Não foi informado se as duas marcas vão vender os modelos iguais ou haverá divisão de versões, como aconteceu com o início da vinda do Citroën Berlingo (passeio, em 1998) e Peugeot Partner (comercial em 1999). Posteriormente esta última ganhou uma versão de passageiros, mas foi descontinuada em 2013. A de carga ainda é vendida na primeira geração, mas com um face-lift ganho em 2010.
Jumpy e Expert podem não ser os únicos novos comerciais do grupo PSA, que deve passar a importar do México e não mais fabricar em Sete Lagoas (MG) as novas gerações do Citroën Jumper e Peugeot Boxer, as vans grandonas, do porte do Renault Master e Mercedes Sprinter. Talvez venham também as novas gerações do Berlingo e do Partner.
Fiat Ducato |
Mas o PSA não é o único que está se mexando para renovar o mercado de comerciais leves. A Fiat também vai trazer o novo Ducato do México e a Renault vai renovar o Kangoo, só que desta vez adaptado do Dacia Dokker. Com a chegada desses novos modelos, o Mercedes Vito perderá o posto de van comercial mais moderna à venda no Brasil.
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
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