TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
MATÉRIA ORIGINALMENTE PUBLICADA EM 23/09/2015

Aonde vamos parar? Em mais de 95 anos, a Bentley produziu sedãs, cupês e conversíveis superluxuosos com um toque de esportividade. Mas por causa da competição selvagem do mercado é preciso se diversificar. Por isso, a requintada marca inglesa (que hoje é de propriedade do grupo Volkswagen) entra, pela primeira vez, no também mega-concorrido segmento dos utilitários esportivos.



Conceito EXP9 F (2012)

Com o estranho nome de Bentayga (mistura de Bentley com Tayga, a maior floresta de neve do mundo), o SUV da Bentley une as triviais linhas do gênero - com direito a vincos e saliências na caixa de roda traseira - com os traços característicos da marca, já vistos no cupê Continental GT e nos sedãs Mulsanne e Flying Spur, como a grade retangular colmeiada, os faróis e as luzes diurnas (ambos em LED) circulares, as lanternas traseiras retangulares e o abrigo da placa em baixo relevo, ambos com moldura cromada. O estilo é uma evolução (na verdade, uma correção) do conceito EXP9 F, que causou polêmica em 2012 com as suas linhas demasiadamente conservadoras.


Conceito EXP9 F (2012)

O interior tem linhas simples, com quadro de instrumentos clássico, mas com cluster digital entre eles. A cobertura arredondada forma um V até a parte superior do lado do carona. Neste vão está o painel central com saídas de ar circulares, interruptores, relógio analógico, a tela multimídia de 8 polegadas com HD de 60GB e os comandos do ar condicionado. 


Conceito EXP9 2012

Mesmo com o desenho discreto, o luxo e o refinamento do Flying Spur e do Mulsanne também estão presentes. Apliques de madeira e metal e o couro do volante, painel, portas e bancos são verdadeiros, nobres e artesanais. Estes dois últimos ainda têm parte do acabamento com textura em losangos. O cliente poderá escolher entre 15 tons de couro, 15 de tapetes, 7 lâminas de madeira, rodas variando de 20 a 22 polegadas, e 17 opções de cores padrão.


Os bancos dianteiros e traseiros possuem aquecimento, massageador e regulagem elétrica de encosto. Haverá opção de cinco e quatro lugares (sendo dois bancos traseiros individuais), esta a mais luxuosa, que tem 18 ajustes e tablet removível de 10,3 polegadas com Android, 4G, wifi e Bluetooth nas costas dos dois bancos dianteiros para entretenimento. 



O som premium Naim tem 1.950 watts. O teto solar de cristal (panorâmico, claro, com 1,35m² de área) escurece automaticamente se o sol estiver muito forte. O único defeito é o porta-malas de apenas 430 litros, que ainda assim pode ter um frigobar para bebidas e cofres porta-objetos.



Na lista de equipamentos há controle de rolagem ativa, direção com assistência elétrica variável, piloto automático adaptativo com reconhecimento de sinais de tráfego, monitor de tráfego cruzado traseiro, controle de descida em rampa, visão circular central, estacionamento automático, sistema de visão noturna e head-up display.


O Bentayga utiliza uma plataforma modular (MLB) e tem carroceria inteiramente de alumínio, reduzindo o peso em relação ao aço. Medindo 5,14 de comprimento, 2m de largura, 1,74m de altura e 2,99m de distância entre-eixos, ele é produzido na Eslováquia, mas finalizado na tradicional fábrica de Crewe, no Reino Unido.


O estilo pode ser semelhante aos dos outros SUVs, o acabamento luxuoso e o conforto comuns aos outros modelos da Bentley, mas o motor W12 6.0 biturbo, embora também usado no Flying Spur, é um diferencial no segmento. Junção de dois motores V6 e lançado no Volkswagen Phaeton em 2002, o W12 de nova geração tem injeção direta e indireta, sistema Start-Stop, desligamento da metade dos cilindros e rende 608 cavalos de potência e 91,2 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas e a tração integral. A aceleração de 0 a 100 km/h em 4 segundos e a velocidade final de 301 km/h o torna o SUV mais rápido do mundo.


A suspensão é independente com molas pneumáticas e ajuste de firmeza em oito posições, além de configurações da altura, atuação dos freios ABS e ESP e tipo de terreno (barro, areia, neve, entre outros). Tudo controlado no console. Outro sistema, este opcional, é o Bentley Dynamic Ride, que ajusta a dureza da barra estabilizadora, melhorando a estabilidade nas curvas. 


O Bentayga não é o primeiro SUV luxuoso do mundo. O Land Range Rover, o Mercedes GL (em breve GLS), o Porsche Cayenne e o Volvo XC90 já estão no mercado há algum tempo. E nem a Bentley é a única marca de luxo que está estreando no segmento. A Jaguar também lançou o F-Pace no Salão de Frankfurt e a Lamborghini está finalizando o Urus.


Mas, pelo preço de R$ 1,2 milhão (ou mais, quando for lançado aqui) e as dimensões superiores aos modelos citados, o Bentayga pretende ser o mais exclusivo de todos. Se fizer sucesso mundial, a moda dos SUVs pode "contagiar" outras marcas premium, como a Ferrari e a Rolls Royce, por exemplo.