TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS


Popular na Europa, mas discreto no Brasil. O envenenado escorpião da marca esportiva do preparador austríaco Carlo Abarth (morto há mais de 35 anos) só esteve oficialmente presente em nosso país no velho Stilo Abarth, que tinha motor 2.4 20v (era de cinco cilindros), de 2002 a 2008. Depois a versão saiu de cena e a Abarth ficou ausente por seis anos, até o finalzinho do ano passado, quando foi lançado o  pequenino 500 Abarth, importado do México, com motor MultiAir Turbo 1.4 16v.

Para enfrentar o foguetinho italiano, de apenas 3,66m de comprimento, só encontrei o estiloso Citroën DS3, que tem o já banalizado motor THP 1.6 Turbo. Recentemente, o DS3 ganhou um discretíssimo face-lift que lhe deu faróis com luzes diurnas de LED e xenônio, que ainda são opcionais.

O Audi A1 também se encaixaria neste comparativo. Ficou de fora não pelo fato de ser o único com quatro portas. Mas por causa da dificuldade de encontrar uma lista completa e correta dos equipamentos de série no site da marca.

Vencer este comparativo não os torna melhores do mundo, mas é a chance para tanto a Abarth quanto o DS3 saírem do "anonimato".



Estilo


O Abarth se diferencia do 500 comum pelos para-choques mais agressivos, tanto na frente quanto atrás. Na frente, o conjunto envolve a grade fechada. Os radiadores de ar e água maiores deram um acréscimo de 69mm ao comprimento do carro. No lugar do logo da Fiat, entre o bigode cromado, está o emblema vermelho e amarelo do escorpião da Abarth. Bicho venenoso que também aparece na traseira e na tampa do motor. Na lateral há uma faixa adesiva com o nome da versão que pode ser preta ou branca. As rodas de liga-leve são de 16 polegadas, escurecidas e diamantadas. O para-choque traseiro tem dois escapamentos cromados.

A versão Abarth também esteve presente no 500 do passado. O próprio estilo é mais equilibrado e simpático, mesmo em versão mais nervosa. Por isso, visualmente, o Fiat leva vantagem sobre o Citroën DS3, que não é feio, mas é estranho. Parece uma picapezinha fechada. Mas tudo bem, ele nasceu para ter estilo diferenciado. Até o teto pode ter uma cor contrastante. 

A frente não é tão exclusiva. Nesta nova linha os faróis mantiveram o formato básico, mas ganharam novos refletores em LED, que deram a impressão de terem mudado o desenho. Na traseira as lanternas adotaram lentes com efeito tridimensional. O emblema da Citroën unido à moldura da grade continua lá, mas deve sair em uma próxima reestilização porque a marca premium DS se tornará independente.

500 Abarth 1x0



Acabamento

O 500 Abarth tem bancos dianteiros esportivos, do tipo concha, com encosto elevado e vazado e vários pontos vermelhos de costura. O painel tem um acabamento em couro na cobertura do pequeno quadro de instrumentos formado por uma tela que apresenta o velocímetro digital, sensor de estacionamento, força g, entre outras informações. Ao redor do círculo, o conta-giros e os marcadores de nível. Ao lado, o diferencial em relação ao 500 comum: um instrumento marcando a pressão do turbo, em formato de copo. O volante tem base achatada, três braços, sendo o inferior mais recuado, é multifuncional e leva o emblema da Abarth. O resto do painel, como a faixa colorida brilhante (o carro é disponível nas cores branca, preta, vermelha e cinza), ausência de tela multimídia, além do plástico duro no painel e nas portas e o desenho arredondado das maçanetas das mesmas, são iguais ao do 500 comum.


Mas no acabamento quem levou vantagem foi o DS3, que tem mais maciez nas portas e no painel, também com faixa colorida. A linha DS é premium e o acabamento não deveria destoar desta prática. Mas tem alguns deslizes como plástico duro e peças desalinhadas nas portas. Um detalhe é que o desenho do painel do DS3 é o mesmo do hatch C3 oferecido na Europa. O do nosso foi simplificado, com saídas de ar circulares.

DS3 1x1



Espaço interno e Porta-malas

O DS3 vence pelo seu tamanho da sua carroceria, cujo comprimento é de 3,95m. O espaço é mais amplo, embora seja apertadinho. Já no 500 Abarth o passageiro de trás, principalmente se for alto, vai espremido. Em um vídeo da revista inglesa Car Buyer, no You Tube, o apresentador chega a machucar o joelho quando se senta no banco de trás e puxa o encosto do banco dianteiro com força.

O francês também oferece mais espaço para bagagem: são 280 contra 185 litros do ítalo-mexicano.

DS3 3x1



Motor e Câmbio

Enquanto a Citroën apela para um motor que já se tornou "pau para toda obra" na marca e na irmã Peugeot, o 500 Abarth usa um moderno 1.4 turbo, diferente do T-Jet usado no Bravo e no Punto, que rende 152 cavalos. O MultiAir (também usado aspirado na versão completa do 500 normal e no Cabriolet) tem comando variável de válvulas e alcança a potência de 167 cavalos, dois a mais que o THP 1.6 do DS3 (e do resto da linha PSA). O DS3 dá o troco no câmbio manual com seis marchas contra cinco do Abarth.

DS3 4x2 500 Abarth




Desempenho

Mesmo com dois cavalos a menos, o DS3 deixou o 500 Abarth comendo poeira em aceleração, retomada e velocidade máxima e começou a construir a sua vitória no comparativo.

Na aceleração, de acordo com a revista Quatro Rodas, alcançou os 100 km/h em 7,8 contra 9 segundos. Na passagem dos 80 para os 120 km/h atingiu 8,5 contra 11 segundos Já a sua velocidade máxima é de 219 contra 213,5 km/h.

DS3 5x2


Consumo

Ser mais rápido e econômico são as obrigações de um motor eficiente. E o DS3 conseguiu esta qualidade. Além de andar mais, gasta menos gasolina, o combustível utilizado pela Quatro Rodas. Percorre 11,1 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada. O 500 Abarth fez as respectivas viagens em 9,2 e 12,3 km/l.

DS3 6x2




Frenagem (Segurança)

Em segurança passiva o 500 leva vantagem por um airbag, o de joelho, e um controle de descida em rampa. Ele e o DS3 vêm de série com bolsas frontais, laterais e de cortina, além de controles eletrônicos de estabilidade e tração. Mas aqui o que vale é a frenagem a 120 km/h, prova na qual o DS3 foi melhor: 63,3 metros contra 69,3 metros.

DS3 7x2


Nível de ruído

O acabamento mais refinado do Citroën DS3 parece ter falado mais alto no nível de ruído. Ou melhor, mais baixo. A Quatro Rodas registrou 69,3 decibéis no interior do francês a 120 km/h. O 500 Abarth soltou 71,7 decibéis. Para quem prefere andar com mais moderação, a 80 km/h, o DS3 também foi o mais silencioso: 63,8 contra 66,9 decibéis.

DS3 8x2



Preço e Equipamentos

O 500 Abarth volta a marcar pontos no custo-benefício, mas a vitória do DS3 já está consolidada. O Fiat custa R$ 81.710 e só tem como opcionais teto solar elétrico e sistema de som premium, que elevam o preço para R$ 87.525. E ainda tem a cor Cinza Nuvoloso, por mais R$ 1.433. As cores Branco Caldo, Preto Gara e Vermelho Sfrontato não têm custo adicional.

De série ele tem, além dos já citados sete airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa, ar condicionado digital, trio elétrico, computador de bordo, CD Player com MP3, Bluetooth, entradas USB e auxiliares com comandos no volante, banco do motorista e volante com regulagem de altura e revestimento dos bancos em couro.



O DS3 é mais caro. Seu preço básico é de R$ 82.490. Tem de série praticamente os mesmos itens do Abarth e mais piloto automático e luzes diurnas em LED no para-choque. Porém, não tem airbag para o joelho, assistente em rampa e o ar condicionado é de apenas uma zona, enquanto no Fiat é de duas. Já os bancos em couro são opcionais. Aliás, a Citroën colocou muitos pacotes de extras. São quatro: conforto (R$ 5.990), conforto + couro (R$ 8.890), conforto + tecnologia (R$ 10.380) e conforto + tecnologia + couro (R$ 13.280). A pintura peroliza Branco Nacre com teto azul custa R$ 1.990. As cores sólidas sem custo são Branco Banquise e Amarelo Pegase com teto preto.

O pacote conforto traz sensor de estacionamento traseiro, retrovisores externos cromados, apoio de braço central dianteiro, sensor de chuva e faróis, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos rebatíveis e navegador por GPS. O segundo pacote adiciona revestimento em couro dos bancos e da manopla do câmbio e aquecimento dos bancos dianteiros. O tecnologia acrescenta câmera de ré, rodas de liga-leve de 17 polegadas, faróis de LED e xenôn e luz de direção com acendimento deslizante e som premium. E o último pacote tem todos os opcionais. Com ele o preço dispara para R$ 95.770. E com pintura metálica (Azul Encre com teto branco, Prata Alumínio com teto azul, roxo com teto branco, Vermelho Rubi com teto preto, Cinza Shark com teto branco e Preto Perla com teto branco) sobe de novo para R$ 97.110.

O DS3 tem mais equipamentos opcionais, Mas como a segurança é mais importante, o melhor custo-benefício é do 500.

500 Abarth 4x8




Assistência

Na rede de concessionárias a Fiat, por atuar há quarenta anos no país, ainda é imbatível: tem 600 pontos contra 165 da Citroën.

500 Abarth 5x8


Conclusão

Não foi a primeira vez que eu comparei o 500. Em 2012 coloquei a versão Cult frente ao velho Ford Ka da geração passada. E perdeu para a racionalidade do espaço interno, porta-malas, motor, desempenho, preço e manutenção do adversário. Ganhando quesitos como estilo, acabamento, segurança, conforto e equipamentos, a derrota foi apertada. E isso gerou muita polêmica entre os leitores, que deixaram comentários exaltados, criticando bastante o resultado. 

Agora, com a sua versão mais esportiva, a Abarth, o Fiat 500 volta a perder para a razão. Desta vez para outro importado, um francês. E de goleada. Desta vez conseguiu o melhor custo-benefício e a melhor assistência (contra o Ka foi considerado o custo de manutenção e aqui o número de concessionárias). Ainda tem o estilo mais atraente e conseguiu dois cavalinhos a mais no motor turbo 1.4 Multiair. 

Só que o Citroën DS3 tem um motor THP 1.6, na prática, mais eficiente, com melhor desempenho e consumo, além de ser mais silencioso. O câmbio manual tem mais velocidades. Mesmo tendo menos recursos de segurança, ele freia mais rápido. E o seu acabamento, apesar das falhas de montagem, é mais refinado. Ah, e claro, por ser maior, oferece mais espaço para o passageiro e as bagagens. 

Citroën DS3 e Fiat 500 Abarth podem ser bem chamativos no estilo. Já no mercado e na divulgação ocorre exatamente o contrário. Do francês, por exemplo, as fotos de imprensa são as produzidas no exterior e do painel só foi mostrada a tela multimídia. A apresentada aqui é a do modelo original, de 2012. 

Na disputa para quem sai do anonimato, por 8 a 5, o DS3 larga na frente e conseguiu o seu protagonismo. Pelo menos, aqui no Guscar.  Já o escorpião continua manso. 

Placar final: Citroën DS3 1.6 THP 8x5 Fiat 500 Abarth 1.4 Multiair Turbo 




1º Citroën DS3 Sport Chic 1.6 THP

Motor: Quatro cilindros em linha, transversal, turbo, injeção direta de gasolina, 1.598 cm³, 16 válvulas
Potência: 165 cavalos
Torque: 24,5 kgfm a 1.400 rpm  
Câmbio: manual de seis marchas
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,8 segundos (revista Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 219 km/h
Consumo: 11,5 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,95/1,71/1,48/2,46m
Porta-malas: 280 litros
Tanque: 50 litros
Preço: R$ 82.490 (básico) / R$ 97.760 (completo com pintura perolizada)


2º Fiat 500 Abarth 1.4 Multiair

Motor: Quatro cilindros em linha, transversal, turbo, gasolina, 1.368 cm³, 16 válvulas com comando variável
Potência: 167 cavalos
Torque: 23 kgfm a 2.500 rpm  
Câmbio: manual de cinco marchas
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9 segundos (revista Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 213,5 km/h
Consumo: 9,2 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,66/1,63/1,49/2,30m
Porta-malas: 185 litros
Tanque: 40 litros
Preço: R$ 81.710 (básico) / R$ 88.958 (completo com pintura perolizada)