TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
No próximo post começo mais uma temporada do Guscar, embora o Mário Coutinho já tenha começado a testar as suas motos. O ano que passou foi difícil, com crise econômica no país, queda nas vendas e poucos lançamentos nacionais. Os utilitários esportivos compactos se destacaram. Três deles foram lançados em 2015: Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008.
Para 2016 temos a expectativa da vinda da picape Fiat Toro, do compacto Fiat Mobi, do face-lift da Ford Ranger, da chegada do Kia Rio (há anos especulado no país) e das novas gerações do Chevrolet Cruze, Honda Civic, Kia Sportage e Toyota Hilux SW4. Peugeot 308 e Chevrolet Malibu dependem do dólar (em alta).
Se 2015 levou embora o Chevrolet Celta e o Volkswagen Polo, neste ano teremos os 50 anos mundiais do Toyota Corolla, os 35 anos do Voyage, os 20 anos do Fiat Palio e os 15 anos do Citroën Picasso. Entre os que já se foram, as efemérides do DKW e Romi-Isetta (60 anos), Ford Galaxie (50 anos), Fiat 147 (40 anos), Ford Del Rey (35 anos), Fiat Elba (30 anos), Chevrolet Zafira (15 anos). Se eu lembrar, contarei essas histórias.
Del Rey: faria 35 anos em 2016 |
Abro o ano com a história do Chevrolet Onix. Apesar de ter apenas três anos, o compacto se tornou o carro mais vendido do país de 2015, superando o agora ex-campeão Palio, por apenas 24 unidades. Rei por 27 anos (1987-2013), o Volkswagen Gol caiu para o quinto lugar. Merece ter a sua curta história contada, apesar de representar o isolamento estético dos nossos carros.
Então é isso. Preparem-se para mais um ano de muitos lançamentos nacionais e internacionais, histórias e comparativos. Bem-vindos a 2016!
0 Comentários