domingo, 6 de dezembro de 2015

HISTÓRIA - TOYOTA HILUX


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO, BASEADO EM INFORMAÇÕES DO BESTCARS WEBSITE E AUTOESPORTE

A Toyota Hilux só se tornou conhecida no Brasil apenas em 1992, quando a picape desembarcou importada diretamente do Japão já na sua quinta geração. Mas a sua história começa em 1968, quando uma picape de aparência simples (bancos em vinil), mas valente e com nome pretensioso, uma abreviação em inglês de alto luxo - High Luxury: Hilux -, substituiu a Stout, batizada originalmente de RK e que também foi vendida até nos Estados Unidos.

A antecessora Stout

1a Geração (1968-1971)


A primeira Hilux tinha carroceria sobre chassi, 4,21m de comprimento e o mesmo motor 2R 1.5 de 74 cavalos da antecessora Stout. O câmbio tinha quatro marchas. A fabricação ficou por conta da Hino Motors, uma fabricante de caminhões e ônibus, comprada dois anos antes pela Toyota. 


Foi exportada para os Estados Unidos com motor um 1.9 de 85 cavalos, da série 3R. Em 1970, para os norte-americanos, o 1.9 dava lugar a um 1.8 (8RC), mais moderno, com comando no cabeçote e 97 cavalos. No ano seguinte, no Japão, o motor 1.5 dava lugar a um 1.6 de 90 cavalos. Em 1972 era lançado nos Estados Unidos o motor 18RC, com 2.0 litros e 108 cavalos. Os concorrentes neste mercado eram a Chevrolet Luv (de origem Isuzu), Ford Courier (Mazda), o próprio Mazda B 1600) e o Datsun PL620, da Nissan.



2a Geração (1972-1978)


A segunda geração, com 4,27m de comprimento, foi lançada em 1972 e trazia bancos individuais com encosto de cabeça. No mesmo a ano, veio uma versão mais longa, com 4,68m e 2,30m de comprimento só para a caçamba. Os motores foram mantidos: 1.6 no Japão e 2.0 nos Estados Unidos. A versão Highway 2.0 oferecia opção de câmbio automático de três marchas.

Mas em 1975 o motor 20R 2.2 substituiu o 2.0, mas perdeu potência para atender aos novos limites norte-americanos de emissão de poluentes. Caiu para 96 cavalos. Em compensação ficou famoso pela resistência e longevidade, mesmo com pouca manutenção. O câmbio passou a ter cinco marchas. No ano seguinte, o nome Hilux deixou de ser utilizado nos Estados Unidos. Lá, passou a ser conhecido apenas como Toyota Pick-Up. Em 1977, no Japão, a Hilux adotou o antigo motor 2.0 de 108 cavalos do mercado norte-americano.



Nos Estados Unidos, em 1978, era lançada a versão esportiva SR-5 (Sport Rallye 5-Speed). O cinco fazia alusão ao câmbio de cinco marchas. Tinha rodas cromadas largas e interior com bancos individuais de encosto alto, vidros verdes, rádio, piso acarpetado e opções de direção assistida e volante ajustável em altura. A Hilux começava a fazer jus ao nome. 


3a Geração (1978-1983)


A terceira geração, apresentada em 1978, marcou a estreia da tração 4x4 e da opção de câmbio automático (quatro marchas). O motor 20R 2.2 foi mantido. Também entram em cena, em 1981, as cabines estendida (Xtra Cab) e dupla. A primeira para aumentar o espaço para bagagens e dupla para transportar mais três passageiros com conforto e segurança. Mais tarde surgiu a versão com caçamba fechada Trekker, que deu origem à Surf, ao 4Runner e SW4. 



Ainda em 1981, chegaram os motores 22R 2.4 de 97 cavalos e 2.2 a diesel, aspirado, de 62 cavalos. Este último exclusivo da nova versão SR5 com caçamba longa. 

Em 1982, foi lançada nos Estados Unidos a série especial Mojave, com para-choques cromados e opções de ar condicionado e controlador de velocidade. Naquele país já possuía 14 diferentes versões.

4a Geração (1983-1988)


Na quarta geração, apresentada em novembro de 1983, as medidas já estavam em 4,43m de comprimento e 2,61m de entre-eixos para a cabine simples e caçamba curta; 4,73m e 2,84m com caçamba longa; 4,96m e 3,08m para a cabine estendida. O utilitário fechado foi o Surf ou 4Runner em alguns mercados, ainda com duas portas.


Em 1984, foram adotados novos motores com injeção eletrônica de gasolina (22RE de 116 cv) e turbo (22RTE, com 135 cv). O diesel também ganhou opção turbo e passou a 2.4 de capacidade cúbica.(2L e 2LT). O aspirado rendia 83 cv e o turbo 92 cv. Mas este motor saiu de produção já em 1986. A tração 4x4 tinha controle eletrônico quando equipado com câmbio automático. O motor turbo a gasolina dava lugar a um V6 3.0 de 150 cavalos (3VZE) em 1988, último ano desta quarta geração. 



5a Geração (1989-2004)


A quinta geração, de 1989, mais parecia um face-lift. A distância entre-eixos das versões de caçamba longa aumentava para 3,10.m. Os motores continuavam os mesmos: 2.4 a gasolina com carburador (102 cv) ou com injeção eletrônica (116 cv) e V6 3.0 (150 cv). Nesta os freios traseiros tinham ABS. 

A tração traseira ou 4x4 e o câmbio podia ser manual ou automático. Fora dos Estados Unidos haviam os motores a gasolina 1.8 de 79 cv e a diesel 2.5 (83 cv) e 2.8 (88 cv). O comando eletrônico de tração passava a ser oferecido em todas as versões 4x4, sendo de série na V6. 


Na Alemanha, a Toyota permitiu que a Volkswagen colocasse o seu emblema na grade e rebatizasse a Hilux de Taro. A ancestral da Amarok durou até 1997.


Em 1992, a Hilux chegava ao Brasil nas versões cabine simples e cabine dupla de quatro portas, tração traseira ou 4x4. A 4x2 tinha motor diesel 2.5 e a 4x4 o 2.8. Suas primeiras concorrentes por aqui eram a Mazda B2500, a Nissan Pick-up e a Mitsubishi L200. Ford Ranger e Chevrolet S10 só a partir de 1994/1995. As opções destas duas marcas na época eram as grandalhonas F1000 e A/C/D20, respectivamente. 


Também veio o utilitário baseado na Hilux, a 4Runner, logo rebatizada de SW4, este com motor V6 3.0 de 170 cavalos e o 2.8 diesel de 77 cavalos. 

A partir de 1997, a Hilux vendida no país passou a ser importada de Zárate, na Argentina. Manteve as opções de carroceria. As versões passaram a se chamar básica, DLX e SR5. Mas perdeu o motor 2.5, ficando apenas o 2.8 diesel de 77 cavalos e a tração 4x4, sem controle automático de roda livre.


Em 2001, a Hilux fabricada na Argentina e vendida aqui ganhou um face-lift exclusivo para os nossos mercados: moldura cromada da grade que a deixava com formato trapezoidal e aletas verticais. 

A tração 4x2 voltava ao mercado com a mesma altura de rodagem da 4x4. Os motores turbodiesel 2.8 passavam a ter injeção direta e 116 cv. O diesel aspirado aumentava para 3.0 e rendia 90 cv. O motor a gasolina era oferecido pela primeira vez por aqui: um quatro cilindros 2.7 16v de 142 cv. 

As versões de cabine, tração, motores e equipamento (básico, SR ou SRV) rendiam 12 combinações. A picape também ganhava roda livre automática, freios ABS nas quatro rodas e opção de airbags frontais.


6a Geração (2005-2015)


Em 2005, já chegando a 5,25m de comprimento na cabine dupla, a Hilux foi totalmente reestilizada, assumindo linhas de contornos arredondados que inspiraram muitas marcas concorrentes, como a Chevrolet S10 e a Ford Ranger. 


Em uma agilidade já rara na época, chegou rapidamente ao Brasil. Continuou sendo fabricada na Argentina nas carrocerias de cabine simples e dupla, tração 4x2 ou 4x4, acabamento (básico, SR e SRV) e motores turbodiesel 2.5 de 102 cavalos e 3.0 de 163 cv, ambos com injeção eletrônica de duto único, mas só o 3.0 com resfriador de ar. 

Somadas todas essas versões dava um total de 10 combinações. Ganhou dois títulos consecutivos de Picape do Ano da revista Autoesporte (2006 e 2007). No final do ano foi lançada Hilux SW4.


A linha 2009 da Hilux e da SW4 trazia um face-lift na grade, novos equipamentos como ar condicionado digital, revestimento dos bancos em couro, computador de bordo, instrumentos com iluminação especial e suspensão recalibrada e a volta do motor a gasolina: um 2.7 quatro cilindros e 16 válvulas de 158 cavalos. Foi oferecido somente com cabine dupla e tração 4x2. Somente na linha 2010, este motor ganhou opção de câmbio automático.



Em 2011, a Hilux ganhou nova reestilização frontal, passando a ser vendida somente com cabine dupla e tração 4x4. Foi lançada a nova versão SRV Top.
Em fevereiro do ano seguinte, o motor a gasolina 2.7 16v passa a ser flex, com 158 cv com gasolina e 163 cv com álcool. No mesmo ano, o motor turbodiesel 3.0 passa a atender normas do Proncove L6 e a usar diesel S50. A potência subiu para 171 cavalos. O câmbio automático passa a ter cinco marchas. O 2.5 turbodiesel sai de linha.

Em 2013, a versão Standard Flex passa a ter câmbio automático e tração 4x4. Versão SRV Top passa a vir equipada com sistema multimídia com GPS, TV digital e leitor de DVD. O painel ganha nova tonalidade de acabamento. No ano passado foi lançada a série especial Limited, baseada na SRV, com apenas 3 mil unidades.




7a Geração (2015)


Neste ano que está no fim é lançada a sétima geração com linhas retas, mas modernizadas. O interior é muito semelhante ao sedã Corolla e o conforto de rodagem está próximo de um carro de passeio. O novo modelo está chegando ao Brasil agora em dezembro, com motor 2.8 turbodiesel de 177 cv, nas cabines simples, dupla e simples diretamente sobre o chassi (para instalação de caçamba de madeira ou baú). As versões são a Standard, SR, SRV e SRX. Em janeiro chega a SW4.









Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (186) Chevrolet (98) Volkswagen (98) História (90) Ford (87) Fiat (80) Carro do Ano (73) Comparativos (70) Lançamento Internacional (67) Em Breve no Brasil (54) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (42) Honda (41) Citroën (39) Especial (38) Hyundai (37) Nissan (37) Peugeot (36) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (27) Kia (27) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) Gol (18) História em Miniatura (18) Cruze (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) JAC (16) Lembra de mim? (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Corolla (15) Fiesta (15) Ka (15) Editorial (14) Golf (14) Opel (14) Civic (12) Focus (12) História em Fotos (12) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Mitsubishi (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Ranger (6) Renegade (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Polo (5) S10 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Sentra (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux (4) Hilux SW4 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Amarok (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Frontier (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) L200 (3) Malibu (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Monza (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)