Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 20 de setembro de 2014

EM BREVE NO BRASIL - JEEP RENEGADE

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO E GUSTAVO DO CARMO


Criadora dos utilitários esportivos, a Jeep não poderia ficar de fora do novo segmento do gênero: o dos compactos. Mais de dez anos depois da rival norte-americana Ford lançar no Brasil o Ecosport -que não inventou a categoria, mas a impulsionou e chegou à Europa - a divisão off-road da Chrysler apresentou em março, no Salão de Genebra, o Renegade.

O modelo começará a ser fabricado no Brasil em março, após a inauguração da fábrica que o grupo FCA (Fiat-Chrysler Automotive) está construindo em Goiana, interior de Pernambuco. A Fiat é dona das marcas Dodge e Jeep há quatro anos e deve produzir também lá o sedã Viaggio. O Renegade será uma das grandes atrações do próximo Salão de São Paulo. 

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

LANÇAMENTO INTERNACIONAL - JAGUAR XE

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A inglesa Jaguar tornou-se nobre pelos seus cupês esportivos (E-Type, XK e F-Type) e sedãs de luxo (XJ, MarkII, S-Type e XF). Mas não foi bem sucedida com o seu primeiro sedã médio, o X-Type. O público não aceitou o "sacrilégio" da tração dianteira do modelo baseado no Ford Mondeo (marca que era dona da Jaguar na época) e o considerou um "mais do mesmo". O X-Type foi vendido entre 2001 e 2009 e teve até uma versão perua.

Jaguar X-Type

Passados cinco anos, a Jaguar parece ter superado o trauma e vai dar uma segunda chance ao segmento médio. Apresentou em Londres, com toda pompa e participação da estilista Stella McCartney, filha do ex-Beatle Paul, o novo XE, que será mostrado ao público no Salão de Paris, que começa agora em outubro, e também terá uma perua e um cupê.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

LANÇAMENTO - FIAT UNO 2015

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A segunda geração do Uno ainda não é um ícone como o Fusca, o Mini Cooper, o Mustang e o Golf. Mas tem um estilo tão peculiar quanto o Kia Soul. Desta forma, os designers da Fiat devem ter encontrado dificuldades para mexer no desenho de um carro que nasceu para ter o conceito quadrado redondo, mas precisava se modernizar. 

Assim, em seu primeiro face-lift, o Novo Uno parece que não mudou nada para enfrentar o Volkswagen Up! e o Ford Ka. À primeira vista. Só que olhando mais atentamente dá pra ver que ele mudou, sim. A grade fechada entre os faróis ficou um pouco mais fina e agora é cinza ou preta brilhante, dependendo do opcional. Aqueles três quadradinhos no lado direito da grade, símbolo do carro, deixam de parecer uma falsa entrada de ar e agora são três anéis quadrados sobre a chapa, mudando de cor, também de acordo com a versão. Os faróis ficaram mais zangados e lisos na lateral. Os refletores internos também são novos. 

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

SONHO DE CONSUMO - MERCEDES AMG GT

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O Mercedes SLS AMG mal saiu de linha e seu lugar top, ainda quente, já será ocupado, a partir do ano que vem, pelo AMG GT. Ele utiliza a mesma plataforma e manteve o capô longo e a traseira curta do antecessor. No entanto, tem um novo desenho, bem mais charmoso, com caída do teto curvada, como os ingleses Jaguar F-Type (ficou até muito parecido com este) e McLaren 650S, além do conterrâneo Porsche 911. Legítimos cupês esportivos que vão concorrer com o novo AMG. Audi R8 e o híbrido BMW i8 também estão no páreo.  

domingo, 7 de setembro de 2014

LANÇAMENTO - FORD KA 2015


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A terceira geração do Ford Ka promete fazer o brasileiro esquecer aquele velho carrinho de duas portas com cara de mosca e bunda achatada, lançado em 1997.  E também aquela releitura de Brasília que a geração anterior lembrava. Agora com quatro portas e um desenho (feito no Brasil) muito próximo dos concorrentes Chevrolet Onix e Volkswagen Gol (embora também vá disputar mercado com o Up!) ele sai de Camaçari, na Bahia, para brigar pela liderança do mercado nacional e com promessa de voltar a ser um carro mundial.