TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A segunda geração do Uno ainda não é um ícone como o Fusca, o Mini Cooper, o Mustang e o Golf. Mas tem um estilo tão peculiar quanto o Kia Soul. Desta forma, os designers da Fiat devem ter encontrado dificuldades para mexer no desenho de um carro que nasceu para ter o conceito quadrado redondo, mas precisava se modernizar. 

Assim, em seu primeiro face-lift, o Novo Uno parece que não mudou nada para enfrentar o Volkswagen Up! e o Ford Ka. À primeira vista. Só que olhando mais atentamente dá pra ver que ele mudou, sim. A grade fechada entre os faróis ficou um pouco mais fina e agora é cinza ou preta brilhante, dependendo do opcional. Aqueles três quadradinhos no lado direito da grade, símbolo do carro, deixam de parecer uma falsa entrada de ar e agora são três anéis quadrados sobre a chapa, mudando de cor, também de acordo com a versão. Os faróis ficaram mais zangados e lisos na lateral. Os refletores internos também são novos. 



Uno 2013


O para-choque dianteiro ficou mais robusto e com novos recortes para a entrada maior de ar (que continua em forma de colmeia) e abrigo dos faróis de neblina. A abertura do radiador ficou separada da barra protetora. A exceção é a versão Sporting, na qual continua no mesmo conjunto e as capelas das luzes de neblina são verticais. As rodas de liga-leve desta versão, opcionais, dão a impressão de que são quadradas.


A lateral não mudou quase nada. Só a maçaneta que agora dispensa o miolo da chave. Já a traseira também ganhou novo para-choque, com o suporte da placa e luzes de neblina agora vindo de baixo do carro. O da versão Sporting tem dupla saída de escapamento cromada. As lanternas ainda estão na coluna e ganharam novos fractais internos e quadradinhos. Elementos que também aparecem na ponta do retrovisor, como repetição da luz de seta. Sinceramente, o visual ficou meio poluído.

Modelo antigo

O que mudou pra valer no Uno 2015 foi o interior. Para começar, o painel foi totalmente redesenhado, assumindo uma aparência quadrada, com saídas de ar centrais trapezoidais e verticais cercando a nova tela (que não é multimídia, apenas o display do rádio e do Bluetooth, opcional), e gabinete central destacado. As saídas das extremidades continuam redondas e são as mesmas do Palio, inclusive o suporte.

O quadro de instrumentos, ainda em formato arredondado, cresceu e ganhou outra meia-lua e uma nova tela colorida dentro do velocímetro, de 3,5 polegadas, com gráficos em alta definição e funções como computador de bordo e velocímetro digital. Quase um telefone celular embutido. O volante também é novo, com miolo redondo e três braços (os horizontais bem retos e o inferior com aquele falso vazamento, uma moda em muitas marcas), que incluem os botões do controle do som e do computador de bordo (opcionais, claro). No lado do passageiro predomina a faixa que pode ter cor branca no pacote Black and White. O plástico das portas (que também ganharam novo desenho do revestimento, com um aplique de tecido) e da coluna dos retrovisores externos tem textura em relevo com o nome Uno. O teto ganhou um porta-óculos. Os bancos ganharam nova padronagem de tecido. Comentando, o acabamento melhorou, mas tem muitos plásticos duros, que ficam mais aparentes pessoalmente.


Painel antigo

Quem no Uno com câmbio automatizado Dualogic Plus, opcional somente nas versões Way e Sporting, vai notar que a alavanca no console sumiu. No lugar entraram botões para comandar a função automática, como Auto/Manual, Drive, Neutro (ponto morto), Park e Ré, além da função Sport. Mudança manual só mesmo através das borboletas no volante. Um toque de Ferrari num modelo popular.


Os motores são os mesmos Evo Flex 1.0 (73 e 75 cv) e 1.4 (85 e 88 cv), sem mudanças técnicas. As versões não mudaram de nome. A retomada Attractive (com as molduras dos três quadradinhos da mesma cor da grade cinza ou pretas opcionais) passa a ser a básica com o novo visual e só tem o motor 1.0, a "aventureira" Way, com bagageiro no teto, caixa das rodas e borrachão nas portas cinzas (anéis pratas), tem os dois motores e a Sporting (vermelhos) só o 1.4. A Vivace é a única com opção de duas portas, mas ficou com o visual antigo, mantendo uma tradição na Fiat de sempre oferecer versões desatualizadas mais baratas. Ou seja, o Uno de duas portas com o novo visual não existe mais.

Na mecânica a grande novidade do novo Uno é o sistema Start-Stop, que desliga o motor nas paradas de trânsito, oferecido pela primeira vez num carro fabricado no Brasil. Pena que ele é exclusivo da estreante versão intermediária Evolution, vendida apenas com câmbio manual. Poderia ser para todas ou, pelo menos, para as que tem o motor 1.4, único desta nova nomenclatura, que tem aparência  luxuosa e anéis da grade prateados. 

O Start-Stop não religa o motor apenas pisando o pedal de embreagem. O carro volta a entrar em funcionamento depois de dois minutos e meio ou um minuto com o ar condicionado ligado, para manter a refrigeração. Ele também religa quando estiver em uma ladeira. O Start-Stop pode ser desativado através de um botão embaixo do rádio e a sua atuação é indicada na telinha do quadro de instrumentos. Ele ainda só funciona com as portas e o capô fechados, cinto do motorista afivelado, motor aquecido, câmbio em ponto morto, pedal de freio acionado e a partir de 7 km/h. Tudo isso é checado eletronicamente e em milésimos de segundo.



Na lista de equipamentos nada de revolucionário. Além do novo display do som há apenas o espelho retrovisor externo direito que se abaixa automaticamente quando se engata a ré (o mesmo sistema TiltDown da Volkswagen), sinalização de parada de emergência (ESS, que liga o pisca-alerta junto com as luzes de freios quando  o carro para repentinamente, também vindo da VW), sensores de estacionamento traseiro com gráfico no quadro de instrumentos, banco traseiro bipartido que se alinha ao encosto dos bancos dianteiros, cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para o passageiro do meio. As teclas dos vidros elétricos passaram para a porta do motorista (antes ficavam no painel) e agora tem um-toque. A câmera de ré que projeta a imagem no retrovisor interno é apenas um acessório.




O Uno com o face-lift começa custando R$ 30.990 na versão Attractive, que só traz de série os obrigatórios freios ABS (com EBD) e airbags frontais, além de direção hidráulica, imobilizador, vidros verdes, limpador e lavador do vidro traseiro, rodas de aço de 13 polegadas, calotas, ajuste manual interno dos retrovisores externos, ESS e faróis que continuam acesos depois de um tempo com o motor desligado (FollowMe Home). 

Ar condicionado, para-brisas degradê, pneus e rodas de 14 polegadas com calotas, faróis de neblina, computador de bordo com a telinha de alta resolução e teclas no volante, preparação para som com alto-falantes, tweeters e antena, vidros dianteiros elétricos e travas elétricas com travamento automático a partir de 20 km/h são opcionais do pacote Celebration 1 e custam quase 4 mil reais, levando o Uno Attractive para R$ 34.980. 

O Kit Evolution 2, com maçanetas e retrovisores na cor do veículo, rádio com MP3, Bluetooth, entradas USB e auxiliares e comandos no volante, retrovisores elétricos com o TiltDown e revestimento externo das colunas das portas adiciona mais R$ 1.490. Este pacote obrigatoriamente acrescenta alarme, chave canivete com abertura remota das portas e vidros elétricos traseiros com um toque e antiesmagamento, que custa R$ 980.

 O pacote Comfort 1, com terceiro apoio de cabeça, apoio de braço central para o motorista, apoia-pé para o motorista, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, comando interno de abertura do tanque de combustível e do porta-malas, console no teto, porta-óculos e porta-objetos, espelho no para-sol do motorista, revestimento interno da soleira das portas e volante com ajuste de altura, sai por R$ 890. 

Mais 480 reais e o Attractive sai com kit de personalização externa (Dark and Grey), que inclui os anéis da grade pretos, faróis com máscara negra, adesivos no capô e na tampa traseira, maçanetas na cor do veículo, retrovisores externos com seta integrada, revestimento das colunas e spoiler na tampa do porta-malas. O kit de personalização interna (Black and White) custa 450 reais e tem itens como a faixa colorida no painel e as maçanetas internas em preto brilhante. Por fim, o sensor de estacionamento traseiro (R$ 490) e as rodas de liga-leve de 14 polegadas (R$ 752) completam a conta do Uno Attractive 2015 em R$ 40.512.


Uno Attractive

O Uno Way 1.0 custa R$ 31.490, o 1.4 manual R$ 34.990 e o 1.4 Dualogic R$ 37.970. O 1.0 adiciona ao Attractive os penduricalhos aventureiros como o bagageiro no teto, faróis de máscara negra, retrovisores na cor do veículo e pisca integrados. Os opcionais são todas aquelas mesmas listas da versão básica. Assim, o preço do Way 1.0 com ar, direção e trio elétrico vai para R$ 37.680. Completo sai por R$ 40.472, mais barato que o Attractive com todos os opcionais. 

O Way 1.4 já traz de série vidros dianteiros e travas elétricos, o display de alta definição com computador de bordo, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, preparação para som, volante regulável em altura e itens de praticidade como apoia-pé para o motorista, console no teto e porta-óculos. Seu preço com ar condicionado, som, retrovisores e vidros traseiros elétricos  é de R$ 40.660 e R$ 43.640 com o Dualogic. Completo, custa, respectivamente, R$ 43.341 e R$ 46.321.

Uno Way 1.4

O Evolution básico não tem os adereços aventureiros do Way 1.4, mas adiciona o sistema Start-Stop e o rádio USB/MP3, custando R$ 34.990. Com ar condicionado, rádio com Bluetooth e retrovisores elétricos o preço sobe para R$ 40.660.  E completo custa R$ 43.521.


Uno Evolution

Finalmente falamos do Sporting, que custa R$ 36.650 e tem os mesmos itens do Evolution (menos o Start/Stop e o rádio MP3) e mais as rodas de liga-leve "quadradas" de 15 polegadas e faróis de neblina.  Com o câmbio Dualogic, o preço sobe para R$ 40.680. Com ar condicionado e som, o Sporting sai por R$ 42.120 e R$ 45.100 com o Dualogic. Completo, fecha em R$ 46.935, incluído o câmbio automatizado. 

Uno Sporting

As cores são Branco Banchisa, Branco Kalahari, Preto Vulcano, Vermelho Alpine e Vermelho Modena (sólidas); Azul Netuno, Azul Maserati, Cinza Scandium, Laranja Ruggine, Prata Bari, Preto Vesúvio e Verde Amazon (metálicas, por R$ 911 na Attractive e Way 1.0 e R$ 1.245 a partir da Way 1.4). Algumas dessas cores não estão presentes em certas versões. 

A Fiat deu ao Uno um  tapa no visual e novos equipamentos. Mas perdeu a chance de oferecer ar condicionado, som e sensor de estacionamento de série em versões mais caras e um sistema multimídia com GPS, além de um bom custo-benefício para enfrentar modelos que já dispõem desses recursos e até de controles de estabilidade e tração, como o Ford Ka.


Concorrentes do Attractive - R$ 37.450 
(com ar, direção assistida, vidros/travas elétricos)

Chevrolet Onix LT 1.0 - R$ 39.600
Ford Ka SE 1.0 - R$ 35.390
Nissan March S 1.0 - R$ 34.490
Volkswagen Move Up! - R$ 35.636


Concorrentes do Way 1.0 Completo - R$ 40.472

Chevrolet Onix LT 1.0 - R$ 41.000
Ford Ka SEL 1.0 - R$ 39.990
Nissan March SV 1.0 - R$ 36.990
Volkswagen Red Up! - R$ 42.424


Concorrentes do Way 1.4 manual - R$ 40.660
(com ar, direção e trio elétrico)

Chevrolet Onix LT 1.4 - R$ 43.550
Ford Ka SE 1.5 - R$ 40.390
Nissan March SV 1.6 - R$ 37.490
Volkswagen Move Up! 1,0 - R$ 35.636


Concorrentes do Sporting 1.4 Completo  - R$ 43.955 / R$ 46.935 (Dualogic)

Chevrolet Onix LTZ 1.4 -  R$ 48.850 / R$ 52.400
Ford Ka SEL 1.5 - R$ 44.990
Nissan March SL 1.6 - R$ 42.990
Volkswagen Red Up! 1.0 - R$ 42.424 / R$ 45.284