TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTO: DIVULGAÇÃO 


Totalmente reestilizado este ano, o Troller T4 tinha tudo para ser o primeiro carro genuinamente brasileiro (ainda que a marca cearense hoje pertença à norte-americana Ford) a ganhar uma eleição de Carro do Ano da revista Autoesporte em qualquer categoria. Nem a Gurgel conseguiu o feito. 

Mas os jornalistas preferiram dar o título de Utilitário do Ano ao seu único adversário nesta eleição: o Peugeot 3008, que foi parcialmente renovado em 2014. Aliás, a categoria Utilitário Esportivo do Ano foi esvaziada nesta edição. Teve apenas dois concorrentes. Por que não os juntaram aos Premium? 



Entre um verdadeiro utilitário e um crossover luxuoso... entre a valentia e o conforto... a Autoesporte preferiu a segunda opção. O 3008 ganhou nova grade dianteira, novos equipamentos, luzes de iluminação diurna, mas perdeu uma versão e ficou mais caro. Chegou ao mercado em maio e foi apresentado aqui no Guscar. Custava R$ 99.990, mas seu preço já está em R$ 101.990. 

Mesmo assim deu â Peugeot e ao próprio 3008 o seu segundo título na categoria criada em 1997, que foi vencida pela primeira vez pelo Ford Explorer e também tem a Ford (quatro) e o Ecosport (três) como os seus maiores vencedores. 

Enquanto um autêntico 4x4 fabricado por uma marca nascida no Brasil nunca foi nomeada o Utilitário Esportivo do Ano, um francês luxuoso, com vocação mais urbana e sem tradição no mercado de SUVs já escreveu o seu nome na história com dois títulos. Aliás, entre os modelos, o 3008 só venceu menos que o Ecosport. 


Galeria 

1997 - Ford Explorer / 1998 - Chevrolet Blazer / 1999 - Mercedes ML / 2000-2001 - BMW X5 / 2002 - Não houve / 2003 - Honda CR-V / 2004 - Ford Ecosport / 2005 - Volkswagen Touareg / 2006 - Land Rover Discovery 2007 - Audi Q7 / 2008 - Ford Ecosport / 2009 - Chevrolet Captiva 2010 - Toyota Hilux SW4 / 2011 - Kia Sportage / 2012 - Peugeot 3008 / 2013 - Ford Ecosport 2014 - Chevrolet Tracker / 2015 - Peugeot 3008

FICHA TÉCNICA 

Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 1.587 cm³,16 válvulas
Potência: 165 cavalos
Câmbio: Automático de 6 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,9 segundos (revista Carro)
Velocidade máxima: não divulgado
Consumo: 8,8 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada (Carro)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,37/1,84/1,64/2,61 m
Porta-malas: 512 litros
Tanque: 60 litros
Preços: R$ 101.990