TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
O Utilitário Esportivo do Ano 2015 da revista Autoesporte é o Audi RSQ3. A marca alemã das quatro argolas manteve a hegemonia da premiação desde que ela se desdobrou em modelos abaixo e acima de R$ 120 mil (patamar atual) em 2008. Venceu quatro vezes, duas com o próprio Q3: em 2008 (Q7), 2010 (Q5), 2013 (Q3) e este ano.
Havia a expectativa de vitória do recém-lançado Mercedes GLA, concorrente do Q3. Mas a categoria continua tendo como vencedores apenas modelos da Audi, BMW e Land Rover. A marca inglesa estava entre os finalistas deste ano com o Range Rover Sport, que aliás, seria bicampeão consecutivo se tivesse vencido. Já a Land se igualaria a Audi com três títulos (2011 com o Discovery e no ano passado). Mas deu Audi.
Também podiam ser campeões o estranho Jeep Cherokee e o Porsche Macan, que provavelmente não ganhou por ser mais caro que o seu irmão mais velho e maior Cayenne.
O Q3 é o único utilitário esportivo da Audi com uma versão superesportiva RS. Há também o Q5, mas este é só da divisão S. O RSQ3 foi lançado em junho e é equipado com motor de cinco cilindros 2.5 TFSI com turbo e injeção direta de 310 cavalos de potência. O câmbio é automatizado S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas. A tração não poderia ser outra senão a integral Quattro. Acelera de 0 a 100 km/h em 4.9 segundos (de acordo com a Quatro Rodas) e tem velocidade máxima limitada a 250 km/h
Visualmente o RSQ3 se destaca (e se diferencia do Q3) pelas três grades em forma de colmeia (a principal entre os faróis e as duas no para-choque dianteiro, que ainda tem a inscrição quattro no centro), o para-choque traseiro mais agressivo, as rodas de 19 polegadas, a suspensão rebaixada e o aerofólio traseiro acima do vidro. Por causa da agressividade, o esportivo é 2,5 cm mais comprido e 1 cm mais baixo que o Q3 comum. Por dentro, bancos esportivos, volante de base reta, detalhes em alumínio fosco e revestimentos em couro Alcantara.
O RSQ3 é equipado de série com o sistema Audi Drive Select (que ajusta o funcionamento do motor, da transmissão, da direção e da suspensão de acordo com o modo selecionado pelo motorista, por meio da central multimídia MMI), seis airbags, controles de estabilidade e tração, ar-condicionado digital dual-zone, bancos elétricos, teto solar panorâmico, sistema de partida em declives, faróis bixenônio com luzes de posição com leds, sistema start-stop, sensor crepuscular e de chuva, câmera de ré e sistema de som Bose, com 14 alto-falantes, com 465 W de potência. Tudo isso custa R$ 273.600.
Para quem tem uma conta bancária bem gorda, é um crossover para andar não só na lama, ruas e estradas, como também nas pistas. E agora com o título de Carro Premium do Ano.
2015 - Audi RSQ3
FICHA TÉCNICA
Motor: Cinco cilindros, transversal, turbo, injeção direta de gasolina, 2.480 cm³, 20 válvulas
Potência: 310 cv
Torque: 42.8 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: automatizado de 7 marchas e dupla embreagem
Câmbio: automatizado de 7 marchas e dupla embreagem
Tração: integral Quattro
Aceleração de 0 a 100 km/h: 4,9 segundos (revista Quatro Rodas)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 4,9 segundos (revista Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 250 km/h
Consumo: 8.1 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Consumo: 8.1 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,41/1,83/1,60/2,60m
Porta-malas: 346 litros
Tanque: 64 litros
Preço: R$ 273.600
0 Comentários