segunda-feira, 27 de outubro de 2014

NO MERCADO - JEEP CHEROKEE 2015

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Com o Renegade fabricado no Brasil, a Jeep, agora controlada pela Fiat, quer o seu espaço no mercado nacional de SUVs compactos. Apesar do conforto e do bom acabamento, ela aposta em um estilo polêmico, bem reto. 

Na quinta geração do Cherokee, já à venda no Brasil por R$ 174.900 na versão Limited, a mãe dos jipes resolveu usar o mesmo visual discutível contra concorrentes como Ford Edge (R$ 131.490), Kia Sorento (R$ 154.900), Chevrolet Trailblazer (R$ 144.650) e Mitsubishi Pajeto Dakar (R$ 146.990), maiores e mais baratos. 

Depois do preço, o outro obstáculo para o sucesso do novo Cherokee pode ser a estranha frente, na qual os faróis principais (de bixenônio e com lavador) foram separados das luzes de LED, assumiram um formato trapezoidal semelhante às capelas dos faróis de neblina e ainda foram deslocados para uma posição mais baixa, nos cantos do para-choque. As luzes diurnas, junto com as de direção, ocupam o espaço mais alto, que seria dos faróis. A iluminação para neblina permanece lá na base do para-choque, que tem uma entrada de ar, no centro, com molduras cromadas. A grade com as tradicionais sete barras Jeep aparece "dobrada". A estranha frente lembra o novo Citroën C4 Picasso, que chega no ano que vem.

A ousadia do Cherokee parou por aí. A lateral e a traseira têm estilo comum ao de outros crossovers, para não espantar de vez o potencial cliente. As janelas laterais têm recorte convencional, enquanto as lanternas são horizontais, divididas pela tampa do porta-malas, mas quase coladas no vidro envolvente, cujo topo é protegido pelo aerofólio. No teto, não faltaram as duas barras cromadas para o bagageiro e a antena do tipo "barbatana de tubarão". O para-choque é de plástico preto, assim como a caixa das rodas de ângulo reto, a saia lateral e a parte inferior do para-choque dianteiro.


No interior, inclusive no porta-malas, além do revestimento de couro, da tecnologia e do bom acabamento, encontramos vários detalhes que remetem ao DNA Jeep: grade estilizada, o desenho do próprio jipe e inscrições como "Since 1941".



O painel tem difusores de ar centrais em forma de asas, ladeando a tela sensível ao toque de 8,4 polegadas, do sistema Uconnect, com informações de áudio, mídia, conexão Bluetooth, navegação, telefonia, climatização de duas zonas, climatização dos bancos e imagem da câmera de ré. Abaixo tem os controles do ar condicionado. O quadro de instrumentos tem outro visor colorido tridimensional e multifuncional, de 7 polegadas, como navegação, manutenção, mídia, desempenho, telefonia, entre outros. O volante tem três braços e controles do áudio e entretenimento.



Os bancos dianteiros são bem anatômicos e podem ser aquecidos ou ventilados através do sistema multimídia. O do motorista tem regulagem elétrica com duas memórias. O do passageiro é manual. Os traseiros são bipartidos. O teto tem para-sois com espelhos iluminados, luzes de leitura, porta-óculos, comandos das persianas e do vidro do teto solar panorâmico. Este, aliás, rouba espaço da cabeça dos passageiros mais altos no banco de trás. Em compensação, a folga para as pernas é boa. O porta-malas tem capacidade para 412 litros e ganchos nas laterais.


A versão Limited é a intermediária. Ela também tem controle eletrônico de rolagem de carroceria, sete airbags, assistente de partida em rampa, chave por aproximação, botão de partida, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, monitoramento de pressão dos pneus, tampa do porta-malas de abertura elétrica e os sensores de chuva e de ponto cegos no retrovisor externo. Suas rodas são de aro 18 polegadas.

Até o sistema de monitoramento dos pneus, os itens listados acima também estarão presentes na versão básica Longitude, que custará R$ 159.900 e chegará depois do Salão do Automóvel. Mas ela terá a tela multimídia de apenas 5 polegadas e ainda dispensará os itens a partir da tampa elétrica do porta-malas e mais os faróis de xenônio com lavadores, os bancos ventilados, a memória deles e dos retrovisores externos, o navegador com mapas em 3D, a câmera de ré e o teto solar. No último mês do ano também chegará a top Trailhawk, por R$ 189.900, que terá rodas escurecidas e para-choques mais reforçados. As futuras novas versões terão rodas de 17 polegadas, mas o pneu da esportiva será maior (245/65R17 contra 225/60R17). A Limited tem pneus 225/55R18.

Jeep Cherokee Trailhawk
O Jeep Cherokee que está chegando ao mercado nacional é equipado com motor Pentastar V6 3.2 de injeção direta de gasolina, 271 cavalos de potência e 32,2 kgfm de torque. A transmissão é a automática ZF de nove marchas. A tração é 4x4 Jeep Active Drive I, que reduz ou anula a força nas rodas traseiras, desligando inclusive o eixo cardã. O sistema também tem as opções de tração Auto, Snow (neve), Sport e Sand/Mud (areia/lama), que atuam em 12 componentes do veículo, entre eles motor, transmissão, freios e controles de tração e estabilidade. O controle de descida é exclusivo da versão top Trailhawk, que também terá a função de tração em pedra.


O Cherokee Limited acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos, retoma a velocidade entre 80 e 120 km/h em 6,7 segundos, para em 66,1 metros a 120 km/h e tem consumo de 7,9 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada. A frenagem a 120 km/h é cumprida em 66,1 metros. Números da Quatro Rodas.



Não é nada oficial, mas o novo Cherokee tenta reconquistar os antigos donos das duas primeiras gerações do Grand Cherokee, preferido de endinheirados emergentes e jogadores de futebol na virada dos anos 1990 e 2000.

As dimensões são apenas um pouco maiores que a segunda geração: o modelo 2015 tem 4,62m de comprimento contra 4,61m do utilitário de 1998. A distância entre-eixos também é 1cm maior: 2,70m contra 2,69m. A largura, 1,86m contra 1,83m.

Evolução do Jeep Grand Cherokee

Por outro lado, enquanto o Grand Cherokee foi ficando mais sisudo e caro a cada reestilização, o Cherokee original vem ficando mais arrojado. A primeira geração, como as típicas peruas norte-americanas, com direito a lateral imitando madeira, não veio para cá. A segunda manteve o estilo reto e rústico, mas com cantos suavizados. A terceira tentou ser uma versão perua do clássico Jeep Wrangler, que aqui conhecemos como Jeep Willys, com frente de faróis redondos, só que com silhueta arredondada. Já a quarta retomou o estilo reto das duas primeiras gerações.


Esta quinta iniciará um novo capítulo na história do Cherokee e da Jeep no Brasil, ao lado do nacional Renegade. O interior italiano, o conforto e a capacidade aventureira agradaram bastante, mas esta frente,,, é só para corajosos.

Pontos Fortes

+ Acabamento
+ Espaço interno
+ Motor
+ Capacidade off-road

Pontos Fracos

- Estilo Frontal
- Porta-malas
- Consumo


FICHA TÉCNICA 

Motor: Seis cilindros em V, 24 válvulas, transversal, gasolina, injeção direta, 3.239 cm³ 
Potência: 271 cv
Torque: 32,2 kgfm a 4.400 rpm
Câmbio: Automático de nove marchas
Tração: 4x4 com seletor de piso
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9.1 segundos (Revista Quatro Rodas)
Consumo: 7,9 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,62/1,86/1,68/2,70 m
Porta-malas: 412 litros
Tanque: 60 litros
Preço: R$ 159.900 (Longitude - em breve) / 174.900 (Limited) / R$ 189.900 (Trailhawk - em breve)


Um comentário:

Jkkk disse...

Os modelos antigos pareciam maiores

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (193) Volkswagen (108) Chevrolet (106) História (101) Ford (91) Fiat (82) Comparativos (74) Carro do Ano (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (47) Honda (46) Toyota (46) Nissan (41) Citroën (39) Hyundai (39) Especial (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (37) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (20) Cruze (18) Gol (18) JAC (17) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Ecosport (10) Fox (10) HB20 (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) Jeep (9) March (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Onix (8) Polo (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) A3 (5) Accord (5) Bentley (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Seat (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Captur (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Continental GT (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)