TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
Na Kia o ciclo de vida dos seus modelos dura pouco. Apenas quatro anos depois e com um ano de face-lift, o utilitário esportivo médio-grande Sorento já conhece a sua terceira geração, a segunda depois da revolução estética de Peter Schreyer, que acabou assumindo a presidência da marca sul-coreana.
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A silhueta continua conservadora, mas a caída do teto ficou com um pouco mais inclinada. Já o recorte das janelas ganhou um discreto arredondamento na descida e a linha de cintura subiu levemente. A coluna D permanece larga. Os vincos laterais foram trocados por depressões. A traseira manteve a disposição horizontal das lanternas, que, no entanto, estão mais retangulares e perderam o formato bumerangue do face-lift do ano passado.
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A grande novidade estética do novo Sorento é a frente. Os faróis mudaram de desenho e não acompanham mais o desenho da grade, que agora cresceu, está mais vertical, destacada e ganhou aparência de ralador. A moldura cromada e os dois tradicionais dentinhos da Kia. Os faróis de neblina ficaram mais trapezoidais e maiores.
Quem achou que as mudanças do Sorento foram só parciais enganou-se. A nova distância entre-eixos de 2,78m, oito centímetros maior, é prova de que a mudança atingiu também a plataforma. O comprimento cresceu ainda mais: 10 cm, passando para 4,78m. A largura aumentou apenas um cm (1,89m), A altura, por outro lado, caiu de 1,71m para 1,68m.
O site espanhol Km77. porém, reclamou que o espaço interno não aumentou, apesar do ganho na distância entre-eixos. O utilitário da Kia continua oferecendo cinco ou sete lugares. A capacidade do porta-malas subiu de 515 para 605 litros com cinco lugares,
No interior, agora reina um ambiente minimalista, mas igualmente sofisticado e mais confortável. O acabamento das portas ficou mais simples, perdendo o exagero das barras prateadas, O painel reduziu a quantidade de botões e ficou com desenho mais limpo. O volante agora tem três braços e miolo redondo.
O quadro de instrumentos deixou de ter aqueles três túneis para assumir a modesta disposição velocímetro grande e circular no centro, conta-giros em meia-lua no lado esquerdo e marcadores de combustível e óleo no direito. O display do computador de bordo vai dentro do velocímetro. O gabinete central é sobressaltado como as saídas de ar das extremidades, todos com moldura prateada. A tela multimídia fica entre os difusores verticais. No lado do carona um friso mais recuado, também prateado. Abaixo do painel central aparecem os controles do ar, do qual as informações estão na tela multimídia. E mais abaixo o console que envolve a alavanca do câmbio, porta-objetos, descansa-braço dianteiro e termina à frente do banco de trás, com saída de ar e tomadas disponível para estes passageiros. Apesar da simplificação estética, o interior ganhou um novo isolamento acústico e ficou mais confortável.
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O novo Sorento será equipado na Europa, onde foi apresentado no último Salão de Paris, com monitoramento dos arredores com quatro câmeras, tampa traseira com abertura e fechamento elétricos (acionada pela proximidade do usuário, sem uso das mãos), controlador da distância à frente no trânsito, alerta para risco de colisão, aviso para evasão da faixa de rolamento e leitor de placas de sinalização.
Entre os motores que interessam para o Brasil estão o V6 3.3 litros de 270 cavalos e o 2.4 quatro cilindros, com injeção direta de combustível, de 172 cavalos. Também há o 2.4 GDi, com injeção direta, de 188 cv. que dificilmente virá. Todos movidos à gasolina. Os diesel, vendidos na Europa, são da série CRDi, 2.0 de 185 cv ou 2.2 de 202 cv. O câmbio, seja manual (que não deve chegar aqui) ou automático, tem seis velocidades. A tração pode ser dianteira ou integral.
Na estrutura, a carroceria tem 52,7% de aço de ultra-resistente e a plataforma tem 10,1% de aço estampado ultra-forte. O resultado é maior rigidez e segurança. A suspensão recebeu novas molas, buchas e revisão nos amortecedores, melhorando o conforto ao rodar. A direção eletro-hidráulica ficou mais direta com um novo ajuste.
O Kia Sorento deve chegar ao Brasil no ano que vem. Apesar da geração antiga ter apenas quatro anos, ele já parecia velho diante de concorrentes como o primo Hyundai Santa Fe, Chevrolet Trailblazer, Jeep Cherokee e Land Rover Discovery Sport, que nem chegou ainda. Quatro anos passaram rápido.
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