quinta-feira, 31 de julho de 2014

LANÇAMENTO INTERNACIONAL - SMART FORTWO E FORFOUR 2015

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Além de modernizar totalmente o seu microcarro de dois lugares, o ForTwo, a Smart, do grupo Daimler (Mercedes-Benz), tratou de ampliar a sua linha e relançar o ForFour, de quatro lugares e quatro portas. Os dois foram revelados juntos e serão apresentados publicamente no próximo Salão de Paris, em outubro.


O ForFour (nome que soa como uma onomatopeia, como Fofó) agora é um subcompacto e não mais um hatch compacto, como era a primeira geração produzida entre 2004 e 2006. Se os alvos do modelo antigo eram o Volkswagen Polo, o Opel Corsa, Peugeot 206, Citroën C3, Renault Clio e até o Mini Cooper da arquirrival BMW, o novo encolheu para concorrer com o Renault Twingo, Citroën C1/Peugeot 108/Toyota Aygo, Opel Adam e Volkswagen up! (o europeu porque o nosso foi espichado).

O comprimento caiu de 3,75m para 3,49m. A largura não foi reduzida tão drasticamente: perdeu apenas dois centímetros (1,66m agora). Já a altura subiu de 1,45 para 1,55m e a distância entre-eixos de 2,49m para 2,50m.


A plataforma, aliás, veio do Twingo e o estilo do quatro portas ficou até parecido com o francês, a não ser pela grade e a pintura diferenciada da estrutura, que envolve a base da carroceria, coluna lateral traseira, batente interno das portas e o teto, que é marca registrada da Smart. O projeto é a versão final do conceito FourJoy, apresentado em Frankfurt, no ano passado.

Renault Twingo / Foto: Gustavo do Carmo

Conceito ForJoy

Vem do protótipo a frente com faróis levemente quadrados (antes em formato de gota) e grade enorme em forma de sorriso, que é a mesma nos dois Smart. Assim como as lanternas traseiras também quadradas (antes eram ovais e duplas) e o desenho do painel interno, que ficou mais moderno com linhas ovais da parte central até a saída de ar do lado do motorista, cortado apenas pelo volante e o quadro de instrumentos em meia lua. O conta-giros é analógico, em arco. O resto é digital. Console central e porta-luvas agora são típicos de um carro normal. O sistema multimídia é destacado, mas preso no console central. Em algumas versões há apenas um suporte para o smartphone (o tipo do celular, não o da marca). As duas saídas do ar do meio agora estão embutidas no painel, que é revestido em tecido, assim como com as portas.



Os bancos traseiros do ForFour ganharam um porta-copos e porta-objetos com tampa entre eles e, para sinalizar que mudou de categoria, os vidros laterais traseiros passam a ser basculantes, mesmo com quatro portas, que abrem a 90º. Uma prática comum dos seus novos concorrentes, exceto o Adam que tem apenas duas. Seu porta-malas tem apenas 185 litros, incrivelmente menor que o do ForTwo, que tem 260 litros, apesar de ter apenas dois lugares e 2,69m de comprimento, mesmo tamanho do anterior. A distância entre-eixos do pequenino é de 1,87m, um centímetro a mais. Já a largura aumentou dez centímetros (de 1,56m para 1,66m), enquanto a altura baixou de 1,56 para 1,55m.


Se o Smart foi um dos primeiros compactos a ter a tecnologia StartStop e os controles de estabilidade de tração, esta terceira geração do ForTwo e segunda do ForFour ganhou itens como assistente de proteção contra vento cruzado, alerta de risco de colisão e alerta de mudança involuntária de faixa. O primeiro é de série e os demais opcionais.


Ar condicionado, trava elétrica por controle remoto, vidros dianteiros elétricos, luzes diurnas de LED, piloto automático e fixação ISOFIX no banco do carona são itens de série desde a versão básica Passion. As outras são a Prime e a Proxy. Bancos aquecidos, volante multifuncional revestido em couro, sistema multimídia de 7 polegadas e som premium JBL com oito alto-falantes são alguns opcionais.


A primeira versão do Four será a limitada Edition 1, que terá as cores cinza grafite (predominante) e laranja, grade e rodas de 16 polegadas esportivas na cor preta, suspensão rebaixada e teto panorâmico com cobertura de lona. Entre os equipamentos estão ar condicionado digital, quadro de instrumentos também digital, sistema de áudio com Bluetooth, pedais de aço escovado, volante e alavanca do câmbio em couro, detalhes em preto brilhante e bancos em tecido preto e laranja.

A nova linha Smart terá duas opções de motores de três cilindros: um aspirado 1.0 de 71 cavalos e outro turboalimentado 0.9 de 90 cavalos. O terceiro tricilíndrico será um 1.0 aspirado de 61 cavalos. O câmbio poderá ser manual de cinco marchas ou automatizado de dupla embreagem de seis. A tração será traseira.


O antigo Smart ForFour não deu certo porque era grande e caro. Este novo será apenas 600 euros mais caro que o ForTwo, que tem preço estimado de 11 mil euros, cerca de 33 mil reais.


Smart ForFour 2004-2006

A Smart surgiu em 1997 e, inicialmente, tinha a fabricante suiça de relógios Swatch como sócia da Mercedes-Benz (o nome vem de S de Swatch, M de Mercedes e mais Art). O carrinho era até exposto como uma caixinha de relógio. Era para ser uma produção franqueada para baratear os custos, trocá-lo de cor e torná-lo mais acessível aos jovens, mas acabou ficando como uma marca jovem de luxo da própria Mercedes.



1a Geração do Smart: 1998-2007

Chegou ao Brasil em 2009, apenas em São Paulo. Os cariocas precisaram esperar seis meses para comprá-lo aqui. Custava R$ 60 mil e o conversível (o mesmo carro com teto de lona removível) R$ 70 mil. Hoje não está custando muito além disso: sai por entre R$ 53,4 e R$ 73,6 mil.



2a Geração 2007-2014

A Mercedes tentou fabricar um utilitário esportivo compacto do Smart chamado ForMore em Juiz de Fora (MG), mas o projeto foi abortado. Na Europa já houve um roadster e um cupê Smart, também já encerrados.

Smart ForMore: o SUV brasileiro que nunca foi produzido. Foto: Blogauto



Smart Roadster e Coupe (2003-2006)


Agora, além dos novos ForTwo e ForFour, são esperados o novo ForTwo conversível e a versão esportiva Brabus. O conceito ForStars deve dar origem aos novos Coupe e Roadster. No Brasil, os novos Smart só devem chegar no ano que vem, ainda mais premium e caros.

Conceito ForStars

Os novos ForTwo e ForFour serão a aposta acessível da marca fashion da Mercedes se modernizar. Pelo menos na Europa, onde os microcarros nunca saíram de moda.


Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (188) Chevrolet (103) Volkswagen (102) História (95) Ford (89) Fiat (81) Carro do Ano (73) Comparativos (72) Lançamento Internacional (70) Em Breve no Brasil (56) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (44) Honda (43) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Lembra de mim? (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) História em Fotos (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)