segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

RETROSPECTIVA 2013 - CAMPEÕES DE AUDIÊNCIA


TEXTO (TRECHOS DAS MATÉRIAS ORIGINAIS): GUSTAVO DO CARMO FOTOS: DIVULGAÇÃO 


Lançamento Nacional - Ford New Fiesta (4.312) 



As mudanças do New Fiesta foram além do novo estilo. Há novidades também no motor, câmbio, versões e equipamentos, que aumentaram.


O bloco Sigma 1.6 16v foi mexido duas vezes. A primeira para reduzir a cilindrada para 1.5 e equipar as versões mais básicas como a S e a SE. Bicombustível, tem 107 cavalos com gasolina e 111 cv com etanol. A outra modificação lhe deu comando variável das válvulas e sistema de partida a frio, sem tanquinho, presente também no 1.5. Serviu para aumentar a potência de 110/115 cv para 125/130 cv e mover a SE e a top Titanium. Estas duas mais caras ganharam opção do novo câmbio automatizado Powershift de seis marchas e com dupla embreagem, sem controle no volante, que já equipa o utilitário Ecosport. É o primeiro hatch compacto nacional com este tipo de transmissão.




A segunda geração do Citroën C4 Picasso (terceira se contarmos o Xsara) está cada vez mais próxima das obras do pintor espanhol que lhe emprestou o nome. O C4 anterior já era levemente reto, mas ainda tinha muitas curvas e quinas arredondadas. O capô, por exemplo, era praticamente integrado ao para-brisa. O modelo novo está totalmente trapezoidal.

No Mercado - Chery Tiggo e Lifan X60 (1.870)



Na linha 2014 o Chery Tiggo ganhou novos faróis, para-choque e grade, além de um interior remodelado, que ganhou cromados, alavanca do câmbio  anatômica e ficou com aparência de mais capricho. O quadro de instrumentos recebeu cluster em cristal líquido e os bancos novos revestimentos.



Esperado no Brasil há dois anos e já falado aqui no Guscar, somente agora, com a vinda oficial da Lifan (antes representada pela Effa Motors) ao país, o utilitário esportivo X60 começou a ser vendido aqui, importado do Uruguai, como o conterrâneo Tiggo. A inspiração no estilo pode ter vindo do segundo Toyota RAV4, mas o nome parece ter sido criado de propósito para confundir com o Volvo XC60.

A grade dianteira exclusiva tenta dar um ar de sofisticação, mas o cromado das suas aletas é apenas plástico. A frente ficou um pouco parecida com o Hyundai Santa Fe, da antiga geração, é claro. As laterais têm mais vincos que o segundo RAV4, dando a impressão de que o Lifan é mais antigo que o Tiggo. Não há estepe à mostra na tampa traseira e as lanternas traseiras verticais nas suas quinas lembram vagamente o Jeep Grand Cherokee da geração passada.


Em Breve no Brasil - Peugeot 2008 (272) 



O parentesco com o 208 vai além da plataforma e do estilo ousado. O interior é o mesmo do hatch compacto em pré-lançamento no país: com o painel de quadro de instrumentos (de iluminação azul) elevado e gabinete do sistema multimídia (e dos comandos do som ou porta-objetos nas versões mais baratas) destacado. Nas versões caras, painel, bancos e portas terão revestimento em couro.  





É exatamente com sobrenome Stingray que o Vette (seu apelido carinhoso) chega à sétima geração. Curiosamente, ele abandona o vidro traseiro envolvente, usado desde o modelo homenageado (com exceção da geração Mako Shark de 1968). A traseira propriamente dita ficou mais reta, mas manteve as lanternas duplas, embora modernizadas. O toque de agressividade está nos vincos e no para-choque que reúne no centro quatro escapamentos. 


Especial Corvette 60 Anos - C1 (1953-1962) (242)



Mesmo esportivo, o Corvette precisava ser barato. E os custos de produção também. Disponibilizada apenas na cor branca e com estofamento vermelho, a carroceria roadster, aberta, com para-brisa envolvente e de apenas dois lugares,  parecida mesmo com um barco, foi construída em plástico com fibra de vidro. O motor, montado na dianteira, como seria em toda a sua vida, tinha seis cilindros em linha, com 3.85 litros (ou 235 polegadas, como os americanos chamam) e rendia 150 cavalos. A caixa automática chamada Powerglide, instalada no assoalho, trocava apenas duas marchas. A tração era traseira.



Lançado em abril de 2003, o Honda Fit tinha inicialmente as versões LX e LX-L, movidas apenas pelo motor a gasolina 1.4 (ou 1.35 litros, por causa da cilindrada de 1.339 cm³), de 80 cavalos. O câmbio automático, opcional, era uma inovação: em vez de um convencional foi adotada uma caixa continuamente variável, chamada CVT, de relações infinitas. A transmissão normal era a manual de cinco marchas.


Especial Carro do Ano Autoesporte - Volkswagen Golf (104)



A Volks não vencia desde 2009, com a atual geração do Gol. Outro tabu quebrado: o Golf é o segundo modelo a ser apontado como o melhor do ano no Brasil apenas um ano depois de ter ganhado título semelhante na Europa. O último a conseguir tal feito havia sido o Fiat Uno, em 1985. O Golf ainda é o atual Carro do Ano no Velho Continente, mas vai passar a faixa em março. E o título no Brasil é mais um que ele conquistou no mundo. Ele também foi o Carro do Ano no Japão e nos Estados Unidos.




O sedãzinho de 4,12 metros de comprimento foi lançado no Brasil em abril de 1973 (cinco anos depois do Opala) como um projeto mundial, o chamado T-Car, que teve versões na Austrália (Holden Gemini), Japão (Isuzu Gemini), Alemanha, Inglaterra (Vauxhall) e Estados Unidos. Destes dois últimos países veio o nome Chevette. Os norte-americanos também tiveram uma versão da Pontiac chamada T-1000.


Publicado em maio, o comparativo entre sedãs compactos colocou os novatos Chevrolet Prisma e Hyundai HB20S contra o Fiat Grand Siena, Renault Logan e Volkswagen Voyage. O Grand Siena ganhou mais uma vez. como em 2012. Foi o segundo mais acessado mas ganhou o título de campeão porque o primeiro lugar, o confronto entre os utilitários esportivos médios Honda CR-V, Toyota Hilux e Kia Sportage, vencido pelo Honda, foi o texto mais acessado do ano em todas as categorias: 13.754. Também foi o texto mais comentado do ano (15 vezes). 



O CR-V ganhou o comparativo sendo o melhor em seis itens. Em desempenho ele empatou com o Kia e o seu nível de equipamentos é muito semelhante ao do RAV4. Mas em acabamento, assistência, frenagem e porta-malas reinou sozinho, sendo os dois últimos com peso maior. Seu ponto fraco está no preço alto e no câmbio automático não-sequencial de apenas cinco marchas. Se não tem o melhor custo-benefício, o nipo-mexicano tem o melhor conjunto técnico.
.

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (195) Volkswagen (109) Chevrolet (108) História (102) Ford (91) Fiat (84) Comparativos (75) Carro do Ano (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (47) Honda (46) Toyota (46) Nissan (41) Citroën (40) Hyundai (40) Especial (38) Peugeot (38) Sonhos de Consumo (38) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (20) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (18) JAC (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Mitsubishi (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Ecosport (10) Fox (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) Jeep (9) March (9) Onix (9) Polo (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Lamborghini (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) A3 (5) Accord (5) Bentley (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Jetta (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Seat (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Captur (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Jumpy (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Continental GT (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Equinox (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)