Pesquisar este blog

Carregando...

quarta-feira, 29 de maio de 2013

COMPARATIVO - HATCHES COMPACTOS PREMIUM


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTAS QUATRO RODAS E CARRO (FIAT PUNTO)


O plano era realizar uma "versão hatch" do comparativo entre sedãs compactos premium de julho do ano passado. Chevrolet Sonic e Ford New Fiesta, que com três volumes enfrentaram o Fiat Grand Siena, Honda City e JAC J5, seriam comparados com o renovado Fiat Punto, Honda Fit e o então recém-lançado Citroën C3.

Na época já era certo que o Fiesta mudaria e ainda passaria a ser fabricado no país. Então, adiei o comparativo para que o Ford tivesse condições de participar. Nesse intervalo chegou também, surpreendentemente cedo, o Peugeot 208.

Enfim, confirmei a participação do Sonic e dos renovados C3, Punto e New Fiesta, mas troquei o Honda Fit, que deve mudar no ano que vem, pelo novíssimo 208.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

EM BREVE NO BRASIL - CHERY QQ

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O chinês Chery QQ não está entre os 50 mais vendidos do mercado, mas é bastante visto nas ruas. Vem sendo visto como uma boa opção para quem quer um carro bem compacto, barato (chegou a ser o mais em conta do Brasil por algum tempo) e com muitos equipamentos de série, como ar condicionado, trio elétrico, som, airbags e freios ABS.

Baseado no Daewoo Matiz, lançado nos anos 90, o QQ foi um dos chineses acusados de plágio estético no início da década passada. Dez anos depois ele ganha uma carroceria inteiramente nova, com linhas arredondadas e mais originais, apesar de ainda lembrar modelos similares, como o Citroën C1, vendido só na Europa, e o conterrâneo JAC J2, por causa das lanternas traseiras na coluna e a tampa do porta-malas de vidro fumê.

domingo, 19 de maio de 2013

SONHO DE CONSUMO - MERCEDES CLASSE S

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

Por ironia do destino, a nova geração do maior sedã da Mercedes-Benz teve as suas formas antecipadas em uma miniatura, cujas fotos "vazaram" na imprensa. Agora, oficialmente, a marca alemã divulgou as imagens e algumas informações do seu novo Classe S, em tamanho real.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

LANÇAMENTO - HYUNDAI SANTA FE

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O utilitário esportivo grande Santa Fe é mais um modelo da Hyundai a adotar o conceito de escultura fluída e seguir o processo de renovação visual da linha da marca sul-coreana. Agora só faltam os sedãs luxuosos Genesis e Equus.

O grandalhão Veracruz foi descartado e sua proposta transferida para o Grand Santa Fe. Por enquanto, é o Santa Fe mais curto que está à venda no Brasil em duas versões: de cinco e sete lugares, custando respectivamente, 135 e 155 mil reais. 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

PRÉ-ESTREIA INTERNACIONAL - NOVO PEUGEOT 308


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


O tenista Gustavo Kuerten não teve muita sorte na carreira, além dos títulos que conquistou, claro. Primeiro, foram as dores no quadril que anteciparam a sua aposentadoria do esporte. Desta vez, ele está fazendo propaganda de um carro já desatualizado. Apesar de lançado no ano passado, o Peugeot 308 que ele ajuda a divulgar acaba de ganhar uma nova geração na Europa, que será apresentada ao público no Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro. 

quarta-feira, 8 de maio de 2013

LANÇAMENTO - FORD NEW FIESTA 2014

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Já tinha dado uma prévia em setembro, quando do lançamento na Europa. Agora, o New Fiesta hatch com nova frente já está nas concessionárias brasileiras. Melhor ainda, fabricado em São Bernardo do Campo, SP, e não mais no México.

Curiosamente, o face-lift inverte a ordem de chegada das duas carrocerias. O modelo anterior veio primeiro na versão sedã (2010) e depois o hatch (2011). O três volumes parcialmente reestilizado chegará em junho, ainda importado, e somente no ano que vem será produzido aqui. 

sábado, 4 de maio de 2013

COMPARATIVO - SEDANS COMPACTOS


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO E REVISTA QUATRO RODAS
DADOS DE TESTE: REVISTAS QUATRO RODAS E CARRO


O segmento de sedãs compactos não para. De receber novidades. No último comparativo da categoria, em outubro do ano passado, a mais recente era o Toyota Etios. Em 2013 foram lançados o Hyundai HB20S e o Chevrolet Prisma, versões três volumes do HB20 e do Onix, respectivamente.

Para avaliar estes dois últimos decidi compará-los com os seus maiores concorrentes: o Volkswagen Voyage e o Fiat Grand Siena, além de promover a última participação do Renault Logan antes dele dar lugar à nova geração no ano que vem.