quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

CARRO DO ANO AUTOESPORTE 2014 - PRÊMIOS ESPECIAIS

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO E AUTOESPORTE
FOTOS: DIVULGAÇÃO 


A eleição de Carro do Ano da revista Autoesporte surgiu em 1966, organizada pela extinta Mecânica Popular. No início apenas um carro era nomeado. O primeiro vencedor foi a Picape Willys, derivada da Rural. Hoje, a publicação da Editora Globo, que organiza a promoção desde 1969, realiza treze premiações.

Além das cinco categorias tradicionais (Carro do Ano, Carro Premium, Picape, Utilitário e Utilitário Premium), a Autoesporte escolhe os motores até 2.0 e acima desta cilindrada, o carro ecológico, o site de montadora (Fiat), o comercial de TV (Vem pra rua, da Fiat), executivo do ano (Steven Armstrong). Desde 2009 a revista homenageia dois nomes marcantes do automobilismo brasileiro: um vivo e um já falecido. Este ano, pela primeira vez, foram homenageados duas personalidades cheias de vida. 


Hall da Fama - Luiz Carlos Secco e Mauro Salles

Luiz Carlos Secco trabalhou de 1961 a 1974, como jornalista da empresa S.A. O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Depois foi para a comunicação da Ford e, com a criação da Autolatina, assumiu a Comunicação também da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria.. (Da redação da Autoesporte)



Nascido na capital de Pernambuco em 1932. Aos dez anos, Mauro Salles veio para o Rio com a família, pois seu pai, Apolônio Salles fora convidado pelo presidente Getúlio Vargas para assumir o Ministério da Agricultura. Aqui, formou-se em direito pela PUC, mas foi no jornalismo que encontrou a primeira de suas vocações.

Já tinha começado a trabalhar aos 15 anos como orientador dos colegas no Colégio Santo Inácio e depois como guia turístico na Praça Mauá. Aos 19 começou a atuar no jornalismo, como colaborador de periódicos cariocas. Chegou a ser correspondente da revista norte-americana Life, aqui no Rio. Em 1954, trabalhou como repórter de Política no jornal O Mundo. No ano seguinte, ajudou a lançar a revista em cores O Mundo Ilustrado. Saiu de lá e foi convidado por Roberto Marinho, amigo do seu pai, para trabalhar, primeiro na editora Rio Gráfica e depois no jornal O Globo. Começou na área política, mas logo enveredou pelo setor que o tornou conhecido: o automobilismo. Foi no O Globo que Mauro Salles criou a primeira coluna sobre automóveis da imprensa brasileira. 

Em 1961, licenciou-se do jornalismo para assumir o cargo Secretário do Gabinete de Ministros do Gabinete Parlamentar do então ministro da Justiça Tancredo Neves. No ano seguinte, assumiu o seu lado publicitário. Criou a equipe Willys, a mais famosa escuderia esportiva do Brasil. Promoveu o lançamento do Willys Interlagos e foi ele quem sugeriu o nome Itamaraty para a versão luxuosa do sedã Aero-Willys. 

Em 1963 foi ministro da Indústria e Comércio no governo João Goulart por três meses e depois vice-presidente do Instituto de Resseguros do Brasil. Em 1965, participou da criação da TV Globo e foi o seu primeiro diretor de jornalismo e de programação. Também intermediou a compra da TV Paulista por Roberto Marinho, que viria a se tornar a filial de São Paulo da emissora e praticamente a sede da Rede Globo hoje em dia. 

Mauro Salles já se dividia entre o Rio e São Paulo e foi para lá de vez para fundar a sua própria agência de publicidade, a Mauro Salles, que assumiu a conta da Ford, marca que comprou a Willys. No início dos anos 70 foi presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo e responsável por trazer a Fórmula 1 para o seu primeiro Grande Prêmio no Brasil. A sua agência mudou de nome para Salles/Inter-Americana. Foi trabalhar nos Diários Associados como vice-presidente da TV Tupi, mas a emissora já estava em crise e sem condições de trabalho. 

Voltou para as Organizações Globo como vice-presidente responsável pelas emissores de rádio, televisão e a sucursal paulista do jornal O Globo.  Foi coordenador da campanha de Tancredo Neves para presidente da República e chegou a ser nomeado para a secretaria de assuntos extraordinário da presidência da República, mas não assumiu por causa da morte de Tancredo. 

Sua agência Salles foi vendida para o grupo americano DMB & B e foi presidente do conselho da holding. Também presidiu o Associação Brasileira de Propaganda (ABP), a Federação Brasileira de Publicidade (FEBRASP) e da International Advertising Association (IAA), sendo também diretor do Conselho Nacional de Propaganda (CNP). Liderou e redigiu o anteprojeto e a criação do Código de Ética da Publicidade Brasileira. 

Escreveu cinco livros de poesia e foi um dos autores do livro Dr. Roberto, em homenagem ao ex-patrão e amigo Roberto Marinho. Atualmente, tem poucas aparições públicas por causa da fragilidade da sua saúde.

Fonte: Nobres do Grid

2014 - Luiz Carlos Secco e Mauro Salles
2013 - Luc de Ferran e Rigoberto Soler



Executivo do Ano - Steven Armstrong

Steven Armstrong, presidente da Ford, faturou o prêmio de Executivo do Ano. O inglês foi eleito pelo time de jornalistas de Autoesporte. Em um ano extremamente importante para a Ford, Armstrong se destacou por estar à frente da renovação no portfólio da marca em 2013, cuja meta é oferecer toda linha baseada em plataformas globais até 2015.

Armstrong nasceu em 15 de junho de 1964 em Luton, na Inglaterra, e está na Ford desde 1987. O economista inglês de 49 anos tornou-se presidente da Ford do Brasil e América Latina em julho de 2012, substituindo Marcos de Oliveira. Formado na universidade de East London, acumulou cargos de alto escalão no grupo Ford na Europa e na Volvo Cars. Antes de chegar ao Brasil, ocupava o cargo de diretor de operações (COO) da Getrag Ford Transmissions, na Alemanha. (Da redação da Autoesporte)

2014 - Steven Armstrong (Ford)


Site do Ano - Fiat



Reformulado este ano, o site da Fiat conquistou o bicampeonato consecutivo e terceiro título histórico na categoria avaliada pelo editor online da Autoesporte, Alberto Cataldi, além de  Valter Bicudo, coordenador de interfaces digitais da Editora Globo, e Ricardo Fiorotto, diretor de convergência da Editora Globo. A marca italiana derrotou as também modernizadas páginas da Ford e da Chevrolet.

Para definir a empresa vencedora, os jurados levaram em consideração aspectos como facilidade de acesso e navegação do usuário pelas páginas, além da frequência de atualização e a ferramenta de montagem de modelos desejados. Também foram consideradas a oferta de informações e a praticidade e rapidez na comunicação do cliente com a montadora. (da Autoesporte)
"Esse é um projeto muito inovador, mas ainda mudaremos ainda mais no próximo ano. Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho conjunto de muitos anos com a Fiat. Nosso site sempre foi tendência e o que a gente quer é que o consumidor encontre o melhor produto para ele", diz Guilherme Horácio, diretor de mídia da agência Click Isobar. (da Autoesporte)
2014 - Fiat
2010 - Mio Fiat


Publicidade do Ano - Vem pra rua (Fiat)



Fiat

Campanha: Vem para a rua

Agência:  Fiat/ Click Isobar e Leo Burnett Tailor Made

Direção: Rodrigo Jatene e Guilherme Jahara
Criação: Fernando Calvache, Marcelo Bruzzesi, Marcio Bento,



Em cinco anos de escolha do melhor comercial do ano pela Autoesporte, a Fiat só perdeu no ano passado para o radarzinho animado do Honda City.

Este ano, saiu o seu vencedor mais merecido. A campanha Vem pra Rua foi lançada para incentivar os brasileiros a torcerem na rua na Copa das Confederações, realizada em junho, torneio que não vale nada e só serve de teste de estádios para a Copa do Mundo que será disputada no Brasil no ano que vem. Só que o aumento das passagens de ônibus, a corrupção e os gastos prioritários nos estádios para os próprios eventos da FIFA motivaram uma onda de protestos violentos em todo o país. Assim, o jingle cantado por Falcão, do grupo O Rappa, se tornou o hino das manifestações que foram o grande acontecimento de 2013, forçando a Rede Globo a deixar até de passar novela. Segundo a música, a rua é a maior arquibancada do Brasil.

As manifestações só serviram mesmo para reduzir o valor das passagens de ônibus. A corrupção e a violência continuam cada vez mais fortes e até piores, coroando o ano no futebol com as cenas de selvageria da torcida do Atlético Paranaense contra o rebaixado Vasco e a virada de mesa do Fluminense, o primeiro campeão brasileiro de futebol rebaixado no ano seguinte ao seu título, mas que vai continuar na primeira divisão graças a uma denúncia de escalação irregular contra a Portuguesa, que acabou sendo rebaixada com a perda de quatro pontos (o Flamengo também perdeu os mesmos quatro pontos e só não caiu porque foi melhor que o pequeno time paulista). Ainda cabe recurso, claro. 

Bem, mudei de assunto, desculpa. Me empolguei. Mas voltando aos carros, o comercial do ano não poderia ser outro. Criada pelas agências Leo Burnett e Click Isobar, a campanha Vem pra Rua superou o anúncio impresso e interativo do Mini Paceman (em que o leitor descola um plástico em formato de grade de canil de cachorro), o cinematográfico trailer de filme de ação com o robô perseguindo e ligando para o Sync do novo Ford New Fiesta e a participação da atriz Fernanda Montenegro (que se achava o Final Surpreendente), o comercial do Peugeot 208 com atores interpretando os personagens do desenho clássico A Corrida Maluca, o final de semana do novo proprietário do sedã Hyundai HB20 e a viagem no tempo do ex-VJ da MTV Cazé aos anos 70 para entrevistar a população assustada com o aparecimento do Volkswagen Fusca do Século XXI, com direito a imagens do então jovem jogador Rivelino e do saudoso comediante Mussum espantado e dizendo Cacildis! É o Fusquis.

O júri foi composto por Alexandre Barsotti, diretor de Publicidade da Editora Globo; Armando Ferrentini, da publicação PropMark; Everaldo Neto, da Etco; e Francisco Cathoud, do Meio e Mensagem.


2014 - Vem pra Rua (Fiat)

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (195) Volkswagen (109) Chevrolet (108) História (102) Ford (91) Fiat (84) Comparativos (75) Carro do Ano (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (47) Honda (46) Toyota (46) Nissan (41) Citroën (40) Hyundai (40) Especial (38) Peugeot (38) Sonhos de Consumo (38) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (20) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (18) JAC (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Mitsubishi (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Ecosport (10) Fox (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) Jeep (9) March (9) Onix (9) Polo (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Lamborghini (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) A3 (5) Accord (5) Bentley (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Jetta (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Seat (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Captur (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Jumpy (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Continental GT (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Equinox (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)