Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação 


De jipinho urbano médio a crossover de luxo. Ele cresceu e apareceu. Não estou falando do Honda CR-V, mas justamente do seu maior rival, o Toyota RAV4, que teve a sua quarta geração apresentada esta semana. 

A nova carroceria ainda tem semelhanças laterais com o modelo anterior, que datava de 2005, como os vincos salientes na linha de cintura traseira e o recorte das janelas, mas os traços foram modernizados. A frente é inteiramente nova, dentro do novo conceito estético da Toyota (presente até no popular Etios), com os faróis e grade horizontais, friso cromado cercando o emblema da marca sobre um bico e ponta do capô em arco, dando efeito de sorriso quando visto de baixo. O para-choque aderiu ao esquema "peça de plástico de proteção trapezoidal e faróis de neblina em capela diagonal". 


Já a traseira se juntou à moda das lanternas horizontais e dispensou o estepe que o RAV4 usava desde a primeira geração, coisa que o Ford Ecosport ainda não teve coragem de fazer. A parte extrema das lanternas é levemente em formato de bumerangue. O vidro traseiro é recuado em relação à tampa do porta-malas e ao teto, fazendo papel de aerofólio. 


O interior ficou mais refinado e agora tem linhas futuristas e ao mesmo tempo simples. A base que atravessa todo o painel é inteiramente revestida em couro. No alto há frisos em alumínio. Quadro de instrumentos, saídas de ar extremas (circulares) e centrais (trapezoidais verticais), tela do navegador e sistema multimídia e comandos de climatização ficam flutuando no tablier. 

O espaço interno aumentou graças ao uso da plataforma do sedã grande Camry, com a distância entre-eixos de 2,76m, dez centímetros maior que a geração anterior. O porta-malas agora tem 547 litros. O comprimento, no entanto, caiu de 4,62m para 4,57m. 


Os motores de quatro cilindros 2.0 3ZR-FE, de 150 cavalos, e 2.5 2AR-FE são mais eficientes. A transmissão automática é CVT e a manual tem seis marchas. A suspensão, direção elétrica e tração são concentradas no sistema Integrated Dynamic Drive System, que modifica a resposta da tração 4x4, acelerador, controle de estabilidade, câmbio e direção. O sistema tem três programas de funcionamento: normal, Sport e fora de estrada.

Na lista de equipamentos de segurança estão previstos alerta de mudança de faixa, detecção de ponto cego no retrovisor, auxílio de partida e descida em ladeira e sete airbags. 


Apresentado no Salão de Los Angeles, o novo RAV4 só será fabricado nos Estados Unidos e no Japão. O atual vendido em nosso mercado vem do país asiático, que deve continuar exportando para cá a partir de meados do ano que vem. Além de concorrer com os modernizados utilitários sul-coreanos, a quarta geração pretende a ser a nova pedra no sapato do eterno rival Honda CR-V, que chegou reestilizado este ano ao Brasil. O primeiro Toyota RAV4 surgiu em 1994, sendo reestilizado pela primeira vez em 2000 e depois em 2005.