quinta-feira, 25 de outubro de 2012

COMPARATIVO - FORD ECOSPORT x RENAULT DUSTER

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Dados de teste: Revista Quatro Rodas

A Revanche


No ano passado, o Ford Ecosport ganhou o seu primeiro concorrente genuíno: o Renault Duster. E logo no primeiro comparativo, que teve mais de 16 mil acessos aqui no Guscar, o pioneiro do segmento de SUVs compactos foi humilhado pelo novo desafiante, que venceu por sete itens a três. No entanto, o utilitário franco-romeno-brasileiro já estava ciente de que o rival seria reformulado no ano seguinte e daria o troco na primeira revanche.


E a hora da revanche chegou. Coloquei frente a frente (virtualmente, é preciso esclarecer) o novo Ecosport Freestyle com o novo motor Sigma Flex 1.6 16 válvulas contra o Duster Dynamique, também com propulsor HiFlex 1.6 16v. Já o troco... bem, só vou contar no final do duelo.



Estilo e Acabamento 


Indiscutivelmente, as linhas futuristas do Ecosport são bem mais atraentes que o visual rústico do Duster, apesar de que este não deixa de chamar atenção por ainda ser uma novidade. Um ponto a favor do Renault é a discrição da traseira, que não tem a "breguice" do estepe na tampa como no Ford. Por outro lado, a dianteira reflete a proposta do estilo. Os faróis estreitos e com LEDs montados no capô do Ecosport e a grade enorme no para-choque transmitem modernidade enquanto os grandes e quadrados faróis cercando a grade cromada bem na frente do Duster entregam a racionalidade e economia do projeto.


O interior de desenho modesto e acabamento bem simples do Duster, com muito plástico duro e poucos detalhes pintados de cromado, que empatou com o Ecosport no duelo do ano passado, desta vez foi claramente superado pelas curvas e melhores materiais do Ford, embora ainda esteja abaixo do ideal, pois também tem plásticos duros e pouco tecido nas portas.

Ecosport 2 a 0



Espaço interno e Porta-malas

Foto do habitáculo do Ecosport: Portal Vrum

Infelizmente, a evolução do Ecosport não conseguiu melhorar o espaço interno, tanto para os passageiros quanto para as bagagens no porta-malas. Nestes dois itens, o Duster continua imbatível, com porta-malas de 475 litros de capacidade, ótima folga para as pernas (entre-eixos de 2,67m) e cabeça, além de boa acomodação de três passageiros.





Usando a plataforma do New Fiesta, não adiantou a distância entre-eixos (2,52m) do Ecosport ser três centímetros maior que a do hatch e também em relação ao modelo antigo. O utilitário esportivo herdou o espaço apertado para os joelhos. E o porta-malas, que pelo menos tem a prática abertura lateral, só subiu de 296 para 362 litros. Imagina se o estepe tivesse ido para o porta-malas!

Duster 2 a 2



Motor, Desempenho e Consumo 

Renault Hi Flex 1.6 16v
Ford Sigma 1.6 16v
O motor Sigma 1.6 Flex, com dezesseis válvulas, já não é nenhuma novidade (equipa o Focus desde 2010), mas é um grande avanço em relação ao antigo Zetec Rocam de mesma cilindrada, mas com apenas oito válvulas. A potência pulou de 101/107 cavalos, para 110/115 cv. Se o outro Ecosport perdeu para o Duster, este novo conseguiu a façanha... de obter exatamente a mesma potência do rival, tanto com gasolina, quanto com álcool.


Mas no desempenho, o novo Sigma mostrou a que veio. O Ecosport acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 contra 13,2 segundos do Duster. Na retomada entre 80 e 120 km/h novo empate: 20s6. A vitória com os dados da revista Quatro Rodas já seria do Ford, mas precisava da velocidade máxima de cada fabricante para referendar: 180 contra 163 km/h do Renault.

Nesses tempos de incentivo ao baixo consumo, que com o programa Inovar-Auto do governo vai gerar até redução do IPI, uma das formas de avaliar a eficiência de um motor é que ele seja tão econômico quanto ágil. E o Sigma do Ecosport comprovou isso ao superar o HiFlex do Duster também no consumo: média urbana de 8,6 contra 6,4 km/l e rodoviária de 10,4 contra 8,3 km/l, segundo a Quatro Rodas.

Ecosport 4 a 2



Segurança e Conforto


Os dois utilitários, nas versões consideradas, vêm de série com airbags frontais e freios ABS. Mas o Ecosport tem controle de estabilidade e assistente de partida em rampa, além de oferecer airbags laterais como opcionais. O Ford também se destaca por disponibilizar apoio de cabeça e cinto de segurança de 3 pontos para todos os passageiros. O Duster só tem o apoio central. 

Já na frenagem, que é a que conta mesmo para comparativo, o Ecosport também é melhor: pisando no freio a 80 km/h ele para em 27,4 metros contra 30,3 do Duster. No conforto os dois empatam com nível de ruído na faixa dos 60 decibéis a 80 km/h (o Duster tem 60,2 e o Eco 60,3). Os dois números também são da publicação da Editora Abril.

Ecosport 5 a 2



Preço, Equipamentos de Série e Manutenção 



Para o interessado ter o Ecosport ou o Duster com ar condicionado, direção assistida, trio elétrico e, principalmente, rodas de liga-leve, foram consideradas as versões Freestyle e Dynamique, respectivamente.

No Ford, a versão S, por R$ 53.490, já estaria de bom tamanho: tem ar condicionado, direção elétrica,  trio elétrico, freios ABS, airbags frontais, o famoso sistema multimídia Sync (operação do rádio, toca CD com MP3, USB sincronizados ao celular por conexão Bluetooth e comando de voz) e controles do sistema no volante. Mas quem não quiser colocar os passageiros de trás para fazer um exercício manual para fechar o vidro é preciso escolher a SE (R$ 56.490), que também inclui faróis de neblina e rack de teto. E se você sentiu o visual espartano demais com as calotas, tem que partir mesmo é para a Freestyle, que custa R$ 59.900 e traz as rodas de alumínio escurecidas e mais computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, fechamento por controle remoto, assistente de partida em rampa e controles eletrônico de estabilidade e tração. Por mais 3.700 reais você adiciona os airbags laterais e os bancos em couro. As pinturas metálica (R$ 1.085) e perolizada (R$ 1.262) não estão incluídas nestes preços.

O Duster é mais barato em todas as versões, começando pela básica (R$ 48.300) e a Expression (R$ 50.450). Mas para ter retrovisores elétricos é preciso optar logo pela Dynamique, a que traz as rodas de liga-leve. Por R$ 54.200, tem quase os mesmos equipamentos do rival, menos o comando do som por voz, os controles de tração e estabilidade, o assistente de partida em rampa e o ajuste de profundidade da coluna de direção, onde ficam as alavancas do controle do som e não diretamente no volante. A direção é hidráulica e não elétrica. Por mais 600 reais é possível comprar a série especial TechRoad, que inclui o sistema de navegação por GPS, inexistente no Ecosport. Em breve, o recurso será oferecido como opcional nas versões permanentes. A pintura metálica custa R$ 1.100. 

Além da maior rede de concessionárias (374 contra 200), a Ford também cobra menos pela manutenção do Ecosport. Segundo o apurado pela revista Carro Hoje, o pacote de peças custa R$ 1.876 e a revisão até os 30.000 km sai por R$ 828. A Renault, que está com a assistência em crescimento cobra R$ 2.298 e R$ 1.091. 


Conclusão 

Derrotado pelo Renault Duster por 7 a 3 no comparativo do ano passado, ainda com a carroceria antiga, o Ford Ecosport ganhou uma nova geração, pediu revanche e devolveu exatamente o mesmo placar. 

Além do estilo, o Ecosport, em relação ao duelo anterior, virou o jogo no desempenho e na segurança. No consumo e na manutenção, manteve a superioridade. Já no motor conseguiu igualar. Finalmente, desequilibrou no acabamento e na lista de equipamentos. Os três únicos itens que o Duster ganhou neste novo confronto foram os mesmos de 2011 e que o Ecosport não conseguiu superar: preço, espaço interno e porta-malas. Entretanto, o seu nível de ruído foi igualado pelo rival. 

A revanche está feita. Ao Duster cabe melhorar alguns pontos, como o desempenho, o acabamento e o consumo de combustível para, pelo menos, não passar tanto vexame contra rivais mais modernos. Já o Ecosport aproveitou a revanche e mostrou que projeto global para país subdesenvolvido tem que ter qualidade sim. 



1º FORD ECOSPORT FREESTYLE 1.6 16V SIGMA

Minha escolha - Tem desenho mais moderno, melhor acabamento e mais equipamentos

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.596 cm³, 16 válvulas (1.6)
Potência: 110 cv (gasolina) e 115 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,9 segundos (revista Quatro Rodas, com álcool)
Velocidade máxima: 180 km/h (fabricante)
Consumo: 8,6 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada 
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,24/1,77/1,69/2,52 m
Porta-malas: 362 litros
Tanque: 52 litros
Preço: R$ 59.900 (Freestyle 1.6)

2º RENAULT DUSTER DYNAMIQUE 1.6 16V HIFLEX

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.598 cm³,16 válvulas
Potência: 110 cv (gasolina) e 115 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,2 segundos (revista Quatro Rodas, com álcool)
Velocidade máxima: 165 km/h (fabricante)
Consumo: 6,4 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada (Quatro Rodas, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,31/1,82/1,69/2,67 m
Porta-malas: 475 litros
Tanque: 50 litros
Preço básico: R$ 54.200 / Série especial TechRoad - R$ 54.800


3 comentários:

Anônimo disse...

ECOESPORTE NAO TEM PRA NIGUEM,ESSSE NEGOCIO DE TECIDO NAS PORTAS E DO TENPO DO RONCA CARRA ALEM DE SUJAR COM O TEMPO RASGA ESTA UTRAPASADO CONHEÇO MUITO AMIGO MEU QUE SO RECLAMA DISSO,EM RELAÇAO AO DUSTER CARRO MUITO FEIO ECOESPORT E CHOW DE BOLA LINDO LINDO LINDO!!!

Alexandre disse...

Discordo em todos os sentidos, tenho um Duster completíssimo, não deixa a desejar em nada, principalmente no espaço aí sim é "SHOW" e não "chow".

jacob jones disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (192) Chevrolet (105) Volkswagen (105) História (100) Ford (90) Fiat (82) Carro do Ano (73) Comparativos (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (46) Honda (45) Nissan (40) Citroën (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Ecosport (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)