Fotos: Divulgação
Dados de teste: Revista Quatro Rodas
Dados de teste: Revista Quatro Rodas
A Revanche
No ano passado, o Ford Ecosport ganhou o seu primeiro concorrente genuíno: o Renault Duster. E logo no primeiro comparativo, que teve mais de 16 mil acessos aqui no Guscar, o pioneiro do segmento de SUVs compactos foi humilhado pelo novo desafiante, que venceu por sete itens a três. No entanto, o utilitário franco-romeno-brasileiro já estava ciente de que o rival seria reformulado no ano seguinte e daria o troco na primeira revanche.
E a hora da revanche chegou. Coloquei frente a frente (virtualmente, é preciso esclarecer) o novo Ecosport Freestyle com o novo motor Sigma Flex 1.6 16 válvulas contra o Duster Dynamique, também com propulsor HiFlex 1.6 16v. Já o troco... bem, só vou contar no final do duelo.
Estilo e Acabamento
Indiscutivelmente, as linhas futuristas do Ecosport são bem mais atraentes que o visual rústico do Duster, apesar de que este não deixa de chamar atenção por ainda ser uma novidade. Um ponto a favor do Renault é a discrição da traseira, que não tem a "breguice" do estepe na tampa como no Ford. Por outro lado, a dianteira reflete a proposta do estilo. Os faróis estreitos e com LEDs montados no capô do Ecosport e a grade enorme no para-choque transmitem modernidade enquanto os grandes e quadrados faróis cercando a grade cromada bem na frente do Duster entregam a racionalidade e economia do projeto.
O interior de desenho modesto e acabamento bem simples do Duster, com muito plástico duro e poucos detalhes pintados de cromado, que empatou com o Ecosport no duelo do ano passado, desta vez foi claramente superado pelas curvas e melhores materiais do Ford, embora ainda esteja abaixo do ideal, pois também tem plásticos duros e pouco tecido nas portas.
Ecosport 2 a 0
Espaço interno e Porta-malas
Foto do habitáculo do Ecosport: Portal Vrum |
Infelizmente, a evolução do Ecosport não conseguiu melhorar o espaço interno, tanto para os passageiros quanto para as bagagens no porta-malas. Nestes dois itens, o Duster continua imbatível, com porta-malas de 475 litros de capacidade, ótima folga para as pernas (entre-eixos de 2,67m) e cabeça, além de boa acomodação de três passageiros.
Usando a plataforma do New Fiesta, não adiantou a distância entre-eixos (2,52m) do Ecosport ser três centímetros maior que a do hatch e também em relação ao modelo antigo. O utilitário esportivo herdou o espaço apertado para os joelhos. E o porta-malas, que pelo menos tem a prática abertura lateral, só subiu de 296 para 362 litros. Imagina se o estepe tivesse ido para o porta-malas!
Duster 2 a 2
Motor, Desempenho e Consumo
Renault Hi Flex 1.6 16v |
Ford Sigma 1.6 16v |
O motor Sigma 1.6 Flex, com dezesseis válvulas, já não é nenhuma novidade (equipa o Focus desde 2010), mas é um grande avanço em relação ao antigo Zetec Rocam de mesma cilindrada, mas com apenas oito válvulas. A potência pulou de 101/107 cavalos, para 110/115 cv. Se o outro Ecosport perdeu para o Duster, este novo conseguiu a façanha... de obter exatamente a mesma potência do rival, tanto com gasolina, quanto com álcool.
Mas no desempenho, o novo Sigma mostrou a que veio. O Ecosport acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 contra 13,2 segundos do Duster. Na retomada entre 80 e 120 km/h novo empate: 20s6. A vitória com os dados da revista Quatro Rodas já seria do Ford, mas precisava da velocidade máxima de cada fabricante para referendar: 180 contra 163 km/h do Renault.
Nesses tempos de incentivo ao baixo consumo, que com o programa Inovar-Auto do governo vai gerar até redução do IPI, uma das formas de avaliar a eficiência de um motor é que ele seja tão econômico quanto ágil. E o Sigma do Ecosport comprovou isso ao superar o HiFlex do Duster também no consumo: média urbana de 8,6 contra 6,4 km/l e rodoviária de 10,4 contra 8,3 km/l, segundo a Quatro Rodas.
Ecosport 4 a 2
Segurança e Conforto
Os dois utilitários, nas versões consideradas, vêm de série com airbags frontais e freios ABS. Mas o Ecosport tem controle de estabilidade e assistente de partida em rampa, além de oferecer airbags laterais como opcionais. O Ford também se destaca por disponibilizar apoio de cabeça e cinto de segurança de 3 pontos para todos os passageiros. O Duster só tem o apoio central.
Já na frenagem, que é a que conta mesmo para comparativo, o Ecosport também é melhor: pisando no freio a 80 km/h ele para em 27,4 metros contra 30,3 do Duster. No conforto os dois empatam com nível de ruído na faixa dos 60 decibéis a 80 km/h (o Duster tem 60,2 e o Eco 60,3). Os dois números também são da publicação da Editora Abril.
Ecosport 5 a 2
Preço, Equipamentos de Série e Manutenção
Para o interessado ter o Ecosport ou o Duster com ar condicionado, direção assistida, trio elétrico e, principalmente, rodas de liga-leve, foram consideradas as versões Freestyle e Dynamique, respectivamente.
No Ford, a versão S, por R$ 53.490, já estaria de bom tamanho: tem ar condicionado, direção elétrica, trio elétrico, freios ABS, airbags frontais, o famoso sistema multimídia Sync (operação do rádio, toca CD com MP3, USB sincronizados ao celular por conexão Bluetooth e comando de voz) e controles do sistema no volante. Mas quem não quiser colocar os passageiros de trás para fazer um exercício manual para fechar o vidro é preciso escolher a SE (R$ 56.490), que também inclui faróis de neblina e rack de teto. E se você sentiu o visual espartano demais com as calotas, tem que partir mesmo é para a Freestyle, que custa R$ 59.900 e traz as rodas de alumínio escurecidas e mais computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, fechamento por controle remoto, assistente de partida em rampa e controles eletrônico de estabilidade e tração. Por mais 3.700 reais você adiciona os airbags laterais e os bancos em couro. As pinturas metálica (R$ 1.085) e perolizada (R$ 1.262) não estão incluídas nestes preços.
O Duster é mais barato em todas as versões, começando pela básica (R$ 48.300) e a Expression (R$ 50.450). Mas para ter retrovisores elétricos é preciso optar logo pela Dynamique, a que traz as rodas de liga-leve. Por R$ 54.200, tem quase os mesmos equipamentos do rival, menos o comando do som por voz, os controles de tração e estabilidade, o assistente de partida em rampa e o ajuste de profundidade da coluna de direção, onde ficam as alavancas do controle do som e não diretamente no volante. A direção é hidráulica e não elétrica. Por mais 600 reais é possível comprar a série especial TechRoad, que inclui o sistema de navegação por GPS, inexistente no Ecosport. Em breve, o recurso será oferecido como opcional nas versões permanentes. A pintura metálica custa R$ 1.100.
Além da maior rede de concessionárias (374 contra 200), a Ford também cobra menos pela manutenção do Ecosport. Segundo o apurado pela revista Carro Hoje, o pacote de peças custa R$ 1.876 e a revisão até os 30.000 km sai por R$ 828. A Renault, que está com a assistência em crescimento cobra R$ 2.298 e R$ 1.091.
Conclusão
Derrotado pelo Renault Duster por 7 a 3 no comparativo do ano passado, ainda com a carroceria antiga, o Ford Ecosport ganhou uma nova geração, pediu revanche e devolveu exatamente o mesmo placar.
Além do estilo, o Ecosport, em relação ao duelo anterior, virou o jogo no desempenho e na segurança. No consumo e na manutenção, manteve a superioridade. Já no motor conseguiu igualar. Finalmente, desequilibrou no acabamento e na lista de equipamentos. Os três únicos itens que o Duster ganhou neste novo confronto foram os mesmos de 2011 e que o Ecosport não conseguiu superar: preço, espaço interno e porta-malas. Entretanto, o seu nível de ruído foi igualado pelo rival.
A revanche está feita. Ao Duster cabe melhorar alguns pontos, como o desempenho, o acabamento e o consumo de combustível para, pelo menos, não passar tanto vexame contra rivais mais modernos. Já o Ecosport aproveitou a revanche e mostrou que projeto global para país subdesenvolvido tem que ter qualidade sim.
Minha escolha - Tem desenho mais moderno, melhor acabamento e mais equipamentos
Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.596 cm³, 16 válvulas (1.6)
Potência: 110 cv (gasolina) e 115 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,9 segundos (revista Quatro Rodas, com álcool)
Velocidade máxima: 180 km/h (fabricante)
Consumo: 8,6 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,24/1,77/1,69/2,52 m
Porta-malas: 362 litros
Tanque: 52 litros
Preço: R$ 59.900 (Freestyle 1.6)
2º RENAULT DUSTER DYNAMIQUE 1.6 16V HIFLEX
Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.598 cm³,16 válvulas
Potência: 110 cv (gasolina) e 115 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,2 segundos (revista Quatro Rodas, com álcool)
Velocidade máxima: 165 km/h (fabricante)
Consumo: 6,4 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada (Quatro Rodas, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,31/1,82/1,69/2,67 m
Porta-malas: 475 litros
Tanque: 50 litros
Preço básico: R$ 54.200 / Série especial TechRoad - R$ 54.800
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