quinta-feira, 12 de abril de 2012

LANÇAMENTO - CHEVROLET CRUZE SPORT6

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação



No Brasil, o hatch do Vectra se chamava GT e GT-X (na verdade, ele e o sedã eram a terceira geração do Astra europeu). Projeto mundial, o sucessor Cruze é bem mais autêntico e, para romper ligações com o antecessor, a General Motors abriu mão de chamar a esperada versão de dois volumes de Cruze GT, mas não esqueceu a proposta esportiva.

Assim, o Cruze hatch aqui ganhou o nome de Sport6, em alusão às seis marchas do câmbio, tanto manual quanto automático. O carro já está à venda a partir de R$ 64.990, nas versões LT e LTZ.

A frente de grade agressiva, dividida desproporcionalmente pela barra na cor da carroceria e com o emblema dourado, é a mesma do sedã. A tampa do capô que avança um pouco sobre os faróis também está lá. Mas há diferenças. A grade inferior não tem nenhum friso e é em formato de colmeia. A moldura dos faróis de neblina ganhou cromados e os para-choques e laterais ganharam minissaias para deixar o carro mais perto do solo.


Na lateral e na traseira as coisas mudam. E não é só no formato da carroceria. O arco das janelas termina mais cedo e deixa a coluna C mais larga. O aplique de plástico preto no fim da área envidraçada permanece, mas no hatch está na vertical. O vidro traseiro ficou bem inclinado e elevado, o que prejudica um pouco a visibilidade. As lanternas, horizontais, foram posicionadas metade na traseira e metade na lateral. Lembram um par de olhos, com direito às pupilas, representadas nos elementos circulares. A tampa do porta-malas é limpa. A traseira, assim, ficou menos poluída que a do sedã, cheia de recortes e prolongamentos nas lanternas e cromados na traseira. Esta é a identidade estética do Cruze hatch ou Sport6.


Apesar do comprimento em relação ao sedã ter diminuído de 4,60m para 4,51m o espaço interno não foi muito reduzido, pois a distância entre-eixos permanece em 2,69m. A altura do habitáculo ficou até um pouco maior, por causa da queda mais lenta do teto, mas o ganho é anulado na versão LTZ, que tem teto solar (novidade na linha Cruze), por causa do revestimento. A perda maior ficou só no porta-malas, que caiu de 450 para 402 litros, mas ainda assim é bom entre os hatches médios.

 Por dentro, o formato dos revestimentos, o painel com o conceito de duplo cockpit, o console cromado, as saídas de ar centrais verticais, o monitor no alto do console (tela de 7 polegadas com GPS no LTZ) e a capela com os três instrumentos separados, mas agrupados, também são os mesmos.Só aquela cobertura das portas e do painel agora é preta, para dar mais esportividade.


O motor Ecotec 1.8 Flex de 140 e 144 cavalos é o mesmo do sedã e derivado do 2.4 usado no Captiva. As opções são manual e automático, sempre com seis marchas. O desempenho também é igual, mas gasta um pouco mais de combustível. Em compensação freia em menos espaço e é mais silencioso.


O Sport6 é cerca de três mil reais mais barato que o irmão mais sóbrio. Por R$ 64.900 a LT com câmbio manual traz de série airbags frontais e laterais, controle de estabilidade (ESP), controle de tração, sistema de freios anti-blocante (ABS) com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema de fixação de cadeirinhas Isofix, rodas de alumínio de 17 polegadas, ar-condicionado, computador de bordo, direção elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos com desembaçador, vidros elétricos, volante multifuncional, piloto automático, viva-voz via Bluetooth, CD Player com MP3 e entradas USB e auxiliar e faróis e lanterna de neblina. Ao optar pelo câmbio automático, por R$ 69.900, o cliente também leva sensor de chuva e revestimento dos bancos em couro.

A LTZ custa R$ 77.400. Ao contrário do sedã, a versão top vem de série com câmbio manual e adiciona a todos os equipamentos do LT os airbags de cortina, retrovisores externos com rebatimento elétrico, sensor crepuscular, maçanetas externas cromadas, sensor de aproximação para portas dianteiras (Passive Entry), roda de alumínio de 17 polegadas com design exclusivo da versão (apesar de também ter cinco pontas, mas diferente do sedã), sensor de estacionamento traseiro, botão de partida start-stop, tela de LCD de sete polegadas com GPS integrado, teto-solar elétrico e acabamento interno em couro preto. Com câmbio automático, o preço sobe para R$ 79.400 e não há outro equipamento extra.


Achou caro? Eu também e com esse preço vai ter dificuldades para enfrentar os modernos Fiat Bravo (R$ 57.150) e Peugeot 308 (R$ 53.990), além dos veteranos Ford Focus (R$ 55.120), Volkswagen Golf, Citroën C4 (R$ 54.400), Nissan Tiida (R$ 47.990) e Hyundai i30 (R$ 54.250), este o líder do mercado, que aguarda a nova geração no final do ano. A GM se defende e diz que o Cruze é mais equipado.

Mas é bom ver que a General Motors se interessou em aumentar a linha Cruze no Brasil com o Sport6. Quem sabe não decide trazer a perua também?


Concorrentes

Citroën C4 - De R$ 54.400 (GLX 1.6 manual) a R$ 70.190 (Exclusive 2.0 automático completo)
Fiat Bravo - De R$ 57.150 (Essence 1.8 16v manual) a R$ 87.939 (T-Jet 1.4 turbo manual completo)
Ford Focus - De R$ 55.120 (GL 1.6 manual) a R$ 75.040 (Titanium 2.0 automático)
Hyundai i30 -De R$ 54.250 (GLS 2.0 manual) a R$ 58.250 (GLS 2.0 automático)
Nissan Tiida - De R$ 47.990 (S 1.8 manual) a R$ 60.590 (SL 1.8 automático)
Peugeot 308 - R$ 53.990 (Active 1.6 manual) a R$ 74.090 (Feline 2.0 automático completo)
Volkswagen Golf - De R$ 54.865 (1.6 manual) a R$ 72.085 (GT 2.0 automático)



FICHA TÉCNICA - CHEVROLET CRUZE SPORT6 LTZ AUTOMÁTICO

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.796 cm³, 16 válvulas
Potência: 140 cv (gasolina) e 144 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,6 segundos (revista Quatro Rodas, câmbio automático e álcool)
Velocidade máxima: 197 km/h (fabricante, automático com álcool)
Consumo: 6,5 km/l na cidade e 8.6 km/l na estrada (Quatro Rodas, automático com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,51/1,79/1,48/2,69m
Porta-malas: 402 litros
Tanque: 60,3 litros
Preço: R$ 64.900 (LT manual) / R$ 69.900 (LT automático) / R$ 77.400 (LTZ manual) / R$ 79.400 (LTZ automático)

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (192) Chevrolet (105) Volkswagen (105) História (99) Ford (90) Fiat (82) Carro do Ano (73) Comparativos (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (46) Honda (45) Toyota (45) Nissan (40) Citroën (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) História em Fotos (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Ecosport (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) Yaris (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)