domingo, 27 de novembro de 2011

ANALISANDO - FORD NEW FIESTA HATCH

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Dados de teste: Revistas Quatro Rodas e Carro


Para lançar a sexta geração do Fiesta no Brasil, a Ford importou o carro do México, elevou-o a um segmento premium, acrescentou um pomposo e estrangeiro New no nome e trouxe primeiro o sedã para testar o mercado, pois os três volumes fazem mais sucesso em nosso país.

Sem nenhum pudor de inverter a lógica, a marca norte-americana agora trouxe o hatch, um ano depois do sedã, já mostrado aqui. E com um perfil bem diferente, mais esportivo. 


Estilo *****

É perfeito. Carro tem que ter linhas dinâmicas e cantos arredondados. Deixa o modelo moderno por mais tempo. E desde 2008 já falava isso no antigo fotolog (sobre o duas portas. O de quatro aqui). Além do formato de carroceria, o New Fiesta Hatch tem uma vocação mais esportiva. Os faróis são os mesmos do três volumes, mas a grade é na cor do carro com uma ranhura em vez dos três filetes cromados do irmão mais familiar. O para-choque dianteiro ganhou um par de apliques cromados com lâmpadas em LED, que fazem papel de faróis de neblina, mas só na versão mais completa. A lateral tem linha de cintura alta e ascendente para trás, com recorte dos vidros pontudo. Na traseira se destacam as enormes lanternas, que invadem a lateral e são elevadas, mas não ficam coladas ao vidro. Apenas na mesma altura.


Acabamento ***

O visual é futurista e a montagem aparenta boa qualidade. Há vários pontos espumados no painel e nas portas. Mas há pecados como o uso excessivo de plásticos, inclusive nas maçanetas (que deveriam ser cromadas) e a difícil ergonomia dos instrumentos, como a tela do console central que fica escondida na capela e força o motorista a se mover pra frente para enxergar melhor os caracteres. O display do computador de bordo, pequeno, dentro do quadro de instrumentos, também tem difícil leitura. Sem falar nas luzes-espia, literalmente espremidas pelo velocímetro e o conta-giros. Para um carro chamado premium deveria ter um GPS ou ao menos uma tela colorida, né?



Espaço interno **

Com a mesma distância entre-eixos (2,49m) do sedã, no banco de trás, o hatch é bom para baixinhos (não falo só de crianças) e apertado para os altões. O espaço para as pernas é razoável, mas quem for alto vai raspar com a cabeça no teto. O New Fiesta acomoda três passageiros magros ou dois fortinhos e um magrelo, que vai ter que descansar os pés fora do túnel da transmissão.

Comparando as medições internas com os velhos concorrentes, o New Fiesta só tem mais espaço para as pernas do que o C3 e o Peugeot 207, somente mais largo que este e se equivale ao Punto e divide a última colocação em altura com o Peugeot.


Porta-malas ***

A capacidade é de 290 litros. Um retrocesso em relação ao Fiesta Rocam, de desenho antigo, que comporta 305 litros. O acesso é difícil. Em compensação só perde para o C3 (305) e o Fit (384).


Motor e câmbio ***

É o mesmo Sigma 1.6 16 válvulas Flex do sedã e também da linha Focus. Fabricado em Taubaté (SP), rende 110 cavalos com gasolina e 115 cv com álcool. Com o etanol no tanque, fica atrás do Punto (117) e do Fit 1.5 (116), mas supera o C3 (113) e o Polo (104), que tem o 1.6 de oito válvulas. O torque varia entre 15,8 e 16,2 kgfm. No câmbio, nada de diferente: um simples manual de cinco marchas. Ficou faltando uma opção automática, que a Ford ainda nem promete. 



Desempenho ****

Segundo a fábrica, acelera de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos com álcool e 12,1 segundos com gasolina. Alcança velocidade máxima de 190 km/h. Supera os quatro principais concorrentes, mas poderia ser mais rápido.

Consumo ****

Novamente fornecido pelo fabricante, o consumo é muito bom. Com gasolina faz 11 km/litro na cidade e 13,9 km/l na estrada. Com álcool, a média é de, respectivamente 7,5 e 9,3 km/litro.


Segurança **

Se baseássemos só na lista de equipamentos de série de segurança, a classificação seria ótima. Pena que estava avaliação vale apenas para a versão completa, que traz sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), freios ABS sem distribuição eletrônica de frenagem, controle eletrônico de estabilidade e tração e o Hill Holder, que segura o carro nas partidas em aclives. Desses itens, a versão intermediária só não traz as sete bolsas de ar. Tem apenas as frontais. Mas dói ao saber que apenas o completo tem o terceiro encosto de cabeça no banco traseiro. O básico só tem o alarme e o imobilizador, mas oferece fixação para cadeirinhas infantis. A americana Latch, não a famosa europeia Isofix. Por causa da falta dos outros itens perdeu duas estrelas das cinco a que tinha direito.

Para piorar, a frenagem a 80 km/h ficou aquém do esperado. Para apenas 30,2 metros depois de pisado o freio, segundo a revista Quatro Rodas.

Conforto *****

Excelente. Com um nível de ruído de 65,9 decibéis, segundo a revista Carro, o New Fiesta é mais silencioso que os rivais. A suspensão é bem acertada.

Preço ** e Equipamentos de série***

Tal como o sedã, o New Fiesta hatch é chamado de SE e está disponível em três pacotes de opcionais. Custa a partir de R$ 48.950, é mais barato que o irmão (R$ 50.950), e já traz de série ar-condicionado, direção elétrica, espelhos, travas e vidros elétricos, CD player com MP3, rodas de liga leve aro 15, volante com regulagem de altura e alcance, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo e alarme.

Na versão intermediária, que sai por R$ 51.950 se destaca o sistema multimídia Sync, que permite chamada telefônica e escolha de músicas por comando de voz. Nada de revolucionário. Este pacote adiciona ainda os itens de segurança destacados lá em cima como airbags frontais, freios ABS, controles de estabilidade e tração e o assistente de partida em rampa. 

Por fim o New Fiesta hatch completo adiciona os outros cinco airbags, mais acabamento em couro, roda de liga leve aro 16, retrovisores externos com luzes indicadoras, aquecedor e eliminador de ponto cego e as lanternas em led em molduras cromadas no para-choque por R$ 54.950.

Mesmo na versão básica, o New Fiesta cobra o preço pelo seu desenho moderno e é mais caro do que Punto Essence 1.6 16v (R$ 47.402, já equipado com som), Volkswagen Polo (R$ 44.390, já com som, airbags e freios ABS) e Citroën C3 Exclusive 1.6 16v (R$ 47.490, com ar digital e freios ABS com EBD). Só custa menos que o Honda Fit EX 1.5 16v, que sai por R$ 61.715. Mesmo o básico DX, com motor 1.4, custa R$ 51.805. 

Em resumo, o New Fiesta é bem equipado, mas é mais caro que a maioria dos concorrentes e deve alguns equipamentos presentes até em carros mais populares como sensor de estacionamento traseiro. 

A garantia é de 3 anos e o hatch está disponível nas cores sólidas Branco Ártico, Preto Ebony e Vermelho Arizona, na metálica Prata Dublin (R$ 1.001) e nas perolizadas Azul Havaí, Cinza Dakota, Verde Coimbra e Vermelho Cordoba 2, por R$ 1.236. 


Conclusão - 3,09 

O New Fiesta chega para sacudir um segmento com poucos investimentos em design e tecnologia. Você leu várias vezes que os seus principais concorrentes são Citroën C3 (lançado em 2003), Volkswagen Polo (2002), Fiat Punto (2007) e Honda Fit (2008). Destes, apenas o Fit ainda está em sintonia com outros países. 
Só pelo estilo futurista o New Fiesta já leva vantagem antes de ser avaliado. Mas ele tem defeitos, como o acabamento quase todo em plástico, a ergonomia, a falta de equipamentos mais tecnológicos pelo que ele custa, o espaço interno, a frenagem e a relação custo-benefício. Em compensação, agradam o conforto, o desempenho, o motor e o consumo de combustível. 

Os concorrentes devem se mexer no ano que vem. Já em abril, a Chevrolet importará o Sonic/Aveo da Coreia do Sul, inclusive na versão sedã. A Citroën produzirá o novo C3 e espera-se que a Fiat, finalmente, reestilize o interior do Punto. O Peugeot 208 deve chegar em 2013. Já a Volkswagen comeu poeira ao só fazer um face-lift no Polo. Se cair a ficha deve lançar um novo só em 2014. E a Honda ainda tem um Fit moderno. 

O New Fiesta é um bom carro. Mas poderá ser mais competitivo se ganhar mais equipamentos, melhorar o acabamento e baixar o preço, o que acontecerá em 2013, quando passará a ser fabricado na Bahia. Por enquanto, o jeito é sentir o seu tempero mexicano. 


FICHA TÉCNICA - FORD NEW FIESTA HATCH SE 1.6 16V

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.596 cm³, 16 válvulas
Potência: 110 cv (gasolina) e 115 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,1 (gasolina) e 11,7 (álcool) segundos
Velocidade máxima: 190 km/h
Consumo Médio: 12,45 km/l (gasolina) e 8,4 km/litro (álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,07/1,70/1,45/2,49 m
Porta-malas: 290 litros
Tanque: 47 litros
Preço: R$ 48.950 (básico), R$ 51.950 (intermediário) e R$ 54.950.

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (195) Volkswagen (109) Chevrolet (108) História (102) Ford (91) Fiat (84) Comparativos (75) Carro do Ano (74) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (47) Honda (46) Toyota (46) Nissan (41) Citroën (40) Hyundai (40) Especial (38) Peugeot (38) Sonhos de Consumo (38) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (20) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (18) JAC (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Mitsubishi (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Ecosport (10) Fox (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) Jeep (9) March (9) Onix (9) Polo (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Lamborghini (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) A3 (5) Accord (5) Bentley (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Jetta (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Seat (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Captur (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Jumpy (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Continental GT (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Equinox (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro do Ano 2018 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)