Texto: Gustavo do Carmo
Foto: Divulgação



Finalmente, depois de oito anos e muitas peruas e minivans com aparência de fora-de-estrada como concorrentes, o utilitário esportivo compacto Ford Ecosport agora tem um adversário a altura: o Renault Duster, um projeto da romena Dacia, do grupo francês, que recebeu novos 774 componentes para ser lançado no Brasil. A mais visível é a grade frontal, que ganhou mais um friso cromado.

O Duster, fabricado no Paraná, tem seis versões no total. Três com motor Hi-Flex 1.6 16v de 110/115 cavalos e câmbio manual de cinco marchas: básica, Expression e Dynamique. Esta última batiza as três restantes, todas com motor 2.0 16v de 138 e 142 cv, também bicombustível. Uma tem câmbio manual de seis marchas, a outra é automática de quatro e a versão completa vem com transmissão manual e tração 4x4. 

O Duster básico custa R$ 50.900 (apesar da propaganda na TV anunciar R$ 49.900) e já sai de fábrica com ar condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, abertura interna da tampa do combustível e volante regulável em altura. O porém é o aspecto simples, sem bagageiro no teto, com para-choques pretos e uma roda de aço de 16 polegadas com aparência de carro popular. A Expression sai por R$ 53.200 e ainda vem com roda feia. Entretanto, adiciona para-choques na cor do carro, barras no teto, os airbags frontais, alarme anti-furto, vidros elétricos traseiros e o banco do motorista com ajuste de altura.

A Dynamique é a mais equipada e seus preços começam em R$ 56.900, com o motor 1.6. Vem com freios ABS, faróis de neblina, encosto de cabeça para o quinto ocupante, rodas de alumínio, banco traseiro bipartido, computador de bordo, iluminação do porta-luvas, retrovisores elétricos, volante e pomo do câmbio revestidos em couro, retrovisores e barras do teto cromados, rádio toca-CDs com MP3, Bluetooth e conexões USB, Ipod e auxiliar, tudo com comando na coluna de direção. O único opcional são os bancos em couro. Com o motor 2.0, que era usado no Mégane, sai por R$ 60.600. Tanto o  automático quanto o 4x4 manual custam R$ 64.600. 


O SUV da Renault é construído sobre a plataforma do Logan e do Sandero. Até as portas dianteiras são as mesmas do hatch. O interior repete o erro do rival Ecosport e é mais simples do que merecia ser. O painel seria idêntico ao do Dacia, mas mudou e parece que ficou ainda mais espartano. Com muito plástico duro, tem console com moldura prateada e acabamento em black-piano nas versões mais caras. O porta-malas tem 475 litros, exceto no Dynamique 4x4, que tem 400. É que o diferencial da tração integral rouba o espaço do estepe, que, nesta versão, foi para dentro do porta-malas. 

O Duster tem visual mais moderno que o Ecosport, mas sua frente ficou robusta demais. Já que ia mudar, a Renault deveria ter caprichado mais no desenho dos faróis. A traseira lembra o finado Nissan X-Terra. Como pontos positivos destaco o posicionamento elevado ao volante e o espaço interno traseiro. A garantia é de 3 anos. A Renault espera levantar poeira com 2.500 unidades até o final do ano. Outros comentários farei no tão esperado comparativo contra o Ecosport, que vou publicar nos próximos dias.