BABA, BRASIL! - RENAULT CLIO 2026


No Brasil, o Renault Clio morreu em 2016, importado da Argentina e ainda com a carroceria de segunda geração, quando na Europa já estava na quarta. Mas, lá em seu continente de origem, ele continua vivo e agora chega à sua sexta edição. 


Clio 2024

E esta sexta geração, de estilo totalmente novo, rompe com o atual conceito estético frontal da Renault ao adotar uma grade bicuda e estreita hexagonal, lembrando modelos da Jaguar, com filetes em losango. Os faróis agora são formados por um único par de refletores de LED dentro de uma estrutura em formato de olhos puxados que parecem rasgados na carroceria. As luzes diurnas, em formato de meio losango, estão no para-choque, onde também há uma grade com elementos losangulares. O perfil, no entanto, mantém uma discreta ligação com as duas gerações anteriores, ao apresentar uma linha de cintura alta, mas o recorte das janelas em direção a traseira é mais pontudo, lembrando o atual Hyundai HB20. A maçaneta das portas de trás fica na coluna C. O teto agora tem caída cupê, com aerofólio acima do vidro traseiro e antena em formato de barbatana de tubarão. As lanternas apresentam um formato curioso: as luzes estão em duas ilhas hexagonais encaixadas num vinco na lateral e na tampa do porta-malas que representa o antigo formato horizontal das lanternas. 


Clio 2024

O interior bebe na fonte do elétrico Renault 5 (que na versão antiga foi antecessor do Clio) e de vários outros modelos atuais, sejamos sinceros! Duas telas horizontais sobre bancada, uma como tela multimídia e outra como quadro de instrumentos. No anterior, a tela era vertical flutuante. As saídas de ar agora são horizontais, tanto as centrais quanto as das extremidades. No meio do painel há uma tampa na área onde antigamente nos veículos ficava o rádio. Há muitos materiais reciclados no painel e nas portas. O volante tem base e parte superior achatados. O miolo lembra um losango. Os apoios de cabeça dos bancos dianteiros têm formato de parêntesis. O porta-malas tem capacidade para 330 litros. 


Clio 2024

Mesmo com a renovação total das linhas, a plataforma ainda é a mesma da geração anterior: a modular CMF-B. O modelo cresceu em todas as dimensões. O comprimento foi de 4,05 para 4,12 metros, a largura de 1,73 para 1,77 m, a altura de 1,44 para 1,45 m e a distância entre-eixos de 2,58 para 2.59 m. 


Clio 2024


O novo Clio terá três versões de equipamento. A mais barata será a Evolution, já equipada com itens como piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, assistente de manutenção na faixa, tela central de 10,1 polegadas, ar condicionado, rodas de 16 polegadas e sensores traseiros, entre outros. 

A intermediária Techno adiciona o sistema OpenR Link com multimídia Google Automotive e acesso direto à loja de aplicativos da plataforma com mais de 100 deles entre os quais estão o Maps, Assistant, Amazon Music, Spotify, Prime Video, HBO Max ou o navegador de Internet Vivaldi. A marca ainda oferece um pacote de dados com 2 GB por mês durante três anos. A versão também traz ar condicionado automático, iluminação ambiente LED, “Multi-Sense” (seletor de modos de condução), entrada sem chave, rodas de liga leve de 16 polegadas, câmera traseira, comutação automática das luzes de máximos e seis alto-falantes, entre outros. Opcionalmente, o comprador pode equipar o Clio com rodas de 18 polegadas.


A versão top Esprit Alpine traz detalhes e acabamentos mais esportivos, como os pedais em alumínio, o carregador sem fios para smartphone, rodas de liga leve de 18 polegadas, bancos esportivos, assistentes avançados de estacionamento ou ainda para-choques distintos.


Entre os opcionais, a Renault destaca o sistema de som Harman Kardon com dez alto-falantes e potência total de 410 watts, oferecendo cinco afinações sonoras configuradas pelo veterano da música eletrônica, Jean-Michel Jarre.


O hatch pode ser equipado com até 29 sistemas de assistência ao motorista (ADAS). Uma novidade é o botão “My Safety Switch”, que permite ao motorista desativar até cinco desses sistemas de uma só vez.


O novo Clio tem três opções de motorização. Um 1.0 turbo de 120 cavalos acompanhado de cilindro de gás natural (GLP), um 1.2 de três cilindros TCe (turbo e injeção direta) de 115 cavalos, com opção de câmbio manual ou automatizado de dupla embreagem de seis marchas e a versão totalmente híbrida E-Tech, que não é plug-in (tem o sistema de recarregamento autônomo semelhante ao da Toyota e da Honda), combinando um 1.8 de ciclo Atkinson de 110 cv com dois motores elétricos, um de 20 cv para gerar corrente elétrica a e outro de 50 cv para impulsionar o veículo. A potência combinada é de 160 cavalos. Antes, combinava 143 cv com um motor 1.6. O câmbio, cuja manopla fica na coluna de direção, agora é automático de quatro marchas para o motor a gasolina e duas para o elétrico, derivada da equipe Alpine de Fórmula 1. 


Apesar da bateria de apenas 1,4 kWh, é possível andar 80% do tempo em modo elétrico em trechos urbanos. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,3 segundos. A emissão de CO2 é de apenas 89 g/km. O consumo médio é de 25,6 km/litro de gasolina. A capacidade do porta-malas na versão híbrida, porém, cai para 310 litros. 
  
O Clio 2026 foi apresentado no último Salão de Munique (que antes era realizado em Frankfurt) e será fabricado em Bursa, na Turquia, chegando ao mercado europeu no final do ano. Custará cerca de 20 mil euros, que equivalem a cerca de 124 mil reais. Lançamento no Brasil? Esqueça. Estamos "bem servidos" com a carroça do Kardian. 


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


 

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