Se a Volkswagen lançou a minivan elétrica ID.Buzz para resgatar o espírito da antiga Kombi, na Kia, a inspiração para o seu novo monovolume elétrico PV5 é a Besta, furgão de passageiros e carga de muito sucesso nos anos 1990.
Oferecido no mercado europeu, o PV5 tem estilo futurista e versões para passageiros e carga. Mede 4,70 metros de comprimento e 1,90 m de largura e também de altura, além de 3 metros de entre-eixos. O modelo é construído sobre uma plataforma modular denominada E-GMP.S, projetada especificamente para veículos elétricos comerciais do grupo Hyundai.
De frente, se destaca pelo para-brisa inclinado e as luzes diurnas em zigue-zague no alto, próximo à primeira coluna. A parte superior, que aparenta ser o capô é preta. Os faróis estão centralizados logo acima do para-choque, ao redor da tampa do plugue de carregamento. Ainda no centro, há uma larga moldura em U que faz papel de para-choque. O tradicional está nas extremidades, embutido na caixa das rodas.
São quatro portas laterais, as da frente de abertura convencional e as traseiras corrediças. As janelas são planas, escurecidas e parecem amplas, mas não são. Boa parte é moldura. A versão de carga não tem vidros, apenas painéis na cor da carroceria. As maçanetas são comuns e não mais invisíveis como eram no conceito apresentado no ano passado no Consumer Electronics Show (CES), salão de tecnologia realizado tradicionalmente nos Estados Unidos. A versão de passageiros tem tampa traseira de abertura de baixo para cima, com a placa de licença centralizada, enquanto a de carga tem duas portas de abertura central para os lados, com a placa no lado esquerdo e o logotipo Kia no direito. Em ambas, as lanternas traseiras são verticais pretas, com luzes internas em forma de colchete.
O interior tem painel minimalista, com bancada de inclinação suave, tela multimídia de 12,8 polegadas no centro e quadro de instrumentos pequeno (7 polegadas) e inteiramente digital atrás do volante de base achatada, miolo quadrado com logotipo Kia no canto direito. As saídas de ar são horizontais e estão localizadas na junção com a parte inferior do painel, onde fica o porta-luvas. O console é vertical. Não há aquele console horizontal entre os bancos para não prejudicar o espaço. Inicialmente, como na ID.Buzz, o PV5 será oferecido apenas com cinco lugares, mas em breve terá opção de sete ou oito bancos. A versão de carga oferece até 4.900 litros de espaço.
O PV5 tem apenas um motor elétrico dianteiro com duas opções de bateria e potência. A mais simples tem 52 kWh e 122 cavalos. A mais forte (e também mais cara) tem 71 kWh e 163 cv. Isso na versão de passageiros. Na Cargo a capacidade da bateria é de 43 kWh.
A autonomia da bateria pequena é de 288 km enquanto a bateria grande tem até 400 km. A carga de 10 a 80 por cento é feita em 30 minutos. Ele tem ainda a função V2L, que permite carregar dispositivos externos.
A plataforma do PV5 vai dar origem ainda ao PV7 e o PV9. O próprio PV5 ainda terá uma versão picape, chassi-cabine, para a instalação de baú ou caçamba, e um furgão com teto alto.
Na Espanha, o PV5 de 52 kWh custa cerca de 38,7 mil euros (cerca de 245,5 mil reais) e o de 71 kWh, 42 mil euros (R$ 271 mil). Seu lançamento aqui no Brasil vai depender de estudos, após os quais se conclui, na maioria das vezes, que não é viável. Taí a ID.Buzz, que só é vendida aqui por aluguel, para servir de exemplo.
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
0 Comentários