Quem está curtindo a vinda da Ford F-150 para o Brasil e a volta das picapes full-size da marca, representada no passado pela F-1000 e a F-250, deve agradecer ao grupo Stellantis. É que o sucesso das picapes RAM 1500, 2500 e 3500 motivou a Ford a trazer, pela primeira vez para o nosso país, o nome F-150 e retomar o segmento das picapes grandes, adormecido desde 2011, quando a F-250 deixou de ser fabricada em São Bernardo do Campo. E a Chevrolet também foi provocada e vai relançar a Silverado em outubro, depois de 22 anos.
Por enquanto, como concorrente da RAM 1500 temos apenas a F-150, importada direto dos Estados Unidos, em duas versões: Lariat e Platinum, ambas com motor V8 5.0 de 405 cavalos, o mesmo do Mustang. Pena que o preço mínimo seja de R$ 480 mil na versão básica Lariat. E nas próximas linhas vou analisar item por item a Ford F-150.
Estilo
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De lado e de costas, a F-150 tem linhas conservadoras, bem retas. A versão Platinum tem um largo friso cromado na tampa da caçamba. Sua maior identidade está na frente imponente. Na verdade, é a identidade da Ford, já que o formato em L invertido das luzes diurnas em LED também foi adotado na Maverick e na nova geração da Ranger. Na Platinum, a moldura da grade é cromada. Na Lariat é grafite. Pena que a F-150 chegou tarde demais ao Brasil. No mês que vem já vai ganhar um face-lift, pois foi lançada em 2020.
Ford F-150 Lariat |
Ford F-150 Platinum |
Acabamento
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O interior é tão imponente quanto a dianteira externa. O painel da Platinum é repleto de frisos cromados nas molduras hexagonais da parte central, com largo console e descanso de braço/baú cuja tampa se transforma em mesa a ponto de permitir rebater a alavanca de câmbio.
Volante e pedais têm ajuste elétrico desde a Lariat. Mas o estribo elétrico é só para a Platinum. Quadro de instrumentos eletrônico e tela multimídia têm 12 polegadas, mas são separados, diferente de muitos carros modernos por aí, que promoveram a fusão das duas telas.
O acabamento tem couro, camurça e madeira. Só não ganha cinco estrelas por causa de plásticos duros no centro do topo do painel e em uma parte das portas, além da ausência de luz no porta-luvas.
Espaço interno
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É excelente. Mesmo com o banco da frente regulado para motoristas altos, há espaço suficiente para cruzar as pernas. E três passageiros também viajam bem confortáveis, pois o piso é plano. A altura é muito boa, também. O encosto do banco tem uma boa inclinação, mesmo sendo fixo. E embaixo do assento ainda tem um baú com largo volume.
Pela revista Quatro Rodas, a F-150 só perde no espaço para as pernas para a Ram 1500 Rebel por 1 centímetro: 111 cm a 110 cm. Empata na altura com 94 cm e ainda supera a rival na altura por 180 a 178,5 cm.
Quem vai atrás tem à disposição duas saídas de ar (mas sem regulagem digital), entradas USB e até tomadas de 110 volts. O teto solar é panorâmico e vai até a cabine traseira, onde é fixo.
Caçamba
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Tem volume de 1.370 litros, mas a capacidade de carga é de apenas 681 kg na Platinum e 728 kg na Lariat. Estes números são baixos para permitir o uso da carteira de habilitação do tipo B. A Platinum pesa 2.517 kg e a Lariat 2.470 kg.
Mesmo assim, são números superiores ao da RAM 1500 Rebel, que tem apenas 610 kg e 1.200 litros. Mas a capacidade de reboque da Ford é menor: 3.515 kg contra 5.062 kg.
Para subir à caçamba, a F-150 oferece uma escada e um bastão de apoio retráteis na tampa, que tem travamento elétrico. No interior da caçamba, há luzes de LED, tomadas de 110 volts e até marcações métricas para usar como régua.
Motor
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O motor Coyote 5.0 V8 de 405 cavalos é o mesmo do Mustang. Contrariando a tendência do diesel das picapes médias, é movido a gasolina, tem quatro válvulas por cilindro, totalizando 32, e torque de 56,7 kgfm a 4.250 rpm. A potência é superior a da rival RAM 1500 Rebel, que tem 400 cv num motor de 5.7 litros, mas o torque é exatamente igual.
Câmbio
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Também do cupê superesportivo veio a caixa de transmissão de 10 marchas. A 1500 Rebel tem oito marchas. A tração é integral de duas velocidades e há oito modos de condução.
Desempenho
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Segundo a revista Quatro Rodas, a F-150 Platinum acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos, o mesmo tempo da Ram 1500 Rebel. É muito bom, levando em consideração os 2.517 kg da picape. O desempate na retomada de 80 a 120 km/h contra a picape da Stellantis favorece a Ford, que faz o percurso em 4,5 segundos, contra 5 segundos. Merece também as cinco estrelas.
Consumo
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O bom desempenho do motor V8 na F-150 tem um preço: o consumo alto. De acordo com a Quatro Rodas, fez 6,4 km/litro na cidade e 9,3 km/l na estrada. Mas o resultado não é tão ruim. Primeiro porque a autonomia rodoviária é de 1.264,8 km, garantida pelo tanque de 136 litros. E segundo porque a Ram 1500 Rebel fez pior: 5,3 km/l e 8,2 km/l.
Ford F-150 Platinum |
Segurança
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A F-150 é bem dotada de itens de segurança desde a versão Lariat. Tem de série oito airbags (frontais, laterais, cortina e joelhos para motorista e passageiro), alerta de colisão frontal. alerta e sistema de manutenção em faixa, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, assistente de manobras evasivas, assistente em cruzamentos com frenagem autônoma, piloto automático adaptativo com Stop & Go e centralização em faixa, sistema de assistência em curvas, sistema de monitoramento de ponto cego, além de acendimento automático dos faróis, câmera de ré com detecção de objetos e assistente de engate, controle automático em descidas, controle de oscilação de reboque, controle eletrônico anti-capotamento, controle eletrônico de estabilidade e tração e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Mas a picape da Ford perde uma estrela por ficar atrás da Ram 1500 Rebel na frenagem. Para a Quatro Rodas, a F-150 para em 28,3 metros a 80 km/h e a 67,7 metros a 120 km/h. A caminhonete do grupo Stellantis para em 27,2 m. Mas na velocidade mais alta, a diferença é ainda maior: 60,4 metros.
Conforto
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Os 58,7 decibéis a 80 km/h e 66,7 decibéis a 120 km/h, obtidos pela Quatro Rodas, são melhores até que carros híbridos e elétricos. E ainda são menores que a Ram 1500 Rebel, que fez 59 e 68,3 dBA, respectivamente.
Equipamentos
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Além dos já citados itens de segurança, a F-150 é equipada, desde a versão Lariat, com abertura elétrica da tampa da caçamba, rodas de liga-leve de 20 polegadas escurecidas, faróis principais e de neblina e lanternas em LED, travamento elétrico da caçamba, abertura das portas por código e sem chave, ar condicionado digital de duas zonas, câmera 360º, carregador de celular por indução, partida por botão, freio de mão eletrônico, sensor de chuva, conectividade via aplicativo Ford Pass, que opera funções da picape pelo celular, como alarme, partida remota, ar condicionado, localização, hodômetro e nível de combustível e travamento e destravamento remoto, sistema multimídia com tela de 12 polegadas com Android e Apple sem fio, sistema de som premium da Bang & Olufsen com 8 alto-falantes, bancos dianteiros com ajuste elétrico (sendo 10 posições para o motorista e 8 para o passageiro), bancos dianteiros ventilados e bancos dianteiros e traseiros aquecidos.
A Platinum só se diferencia pelos já citados estribo elétrico, os 10 alto-falantes a mais (são 18) e o console central que vira mesa, com rebatimento da alavanca de câmbio.
É bem completa de série, desde a versão básica, mas deve alguns itens que a rival RAM 1500 Limited tem como head up display e estacionamento semi-automático, mas leva vantagem por oferecer airbags de joelhos.
Preço
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Tanto a F-150 quanto a Ram 1500 têm preços bem acima dos 450 mil reais, o que torna as picapes praticamente inacessíveis. Mas a comparação de preços com a concorrente é equilibrada. Enquanto a F-150 Lariat custa R$ 479.990 e é mais cara que a Ram 1500 Rebel (R$ 469.990), a F-150 Platinum, de R$ 519.990, por sua vez, é mais barata que a Ram 1500 Limited, que sai por R$ 529.990. E ainda tem a 1500 Limited Night Edition, mais cara ainda, por R$ 539.990.
Conclusão
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A avaliação bem positiva da Ford F-150, com média de quatro estrelas, se deve ao meu encantamento com o espaço interno, caçamba, motor, câmbio, desempenho e conforto, além da concorrência única momentânea com a Ram 1500. Se já tivesse a presença da Chevrolet Silverado, a avaliação teria sido mais rigorosa, podendo tirar (ou não) mais estrelas do que já tirei no estilo, acabamento, segurança e equipamentos. Por enquanto, os únicos defeitos que eu encontrei na F-150 foram no consumo e no preço, que são (mas não deveriam ser) normais numa picape com tantas qualidades.
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
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