Enquanto, a cada dia, vão surgindo novos modelos elétricos, o primeiro híbrido produzido em série do mercado, lançado há 26 anos, chega à sua quinta geração. O Toyota Prius continua com estilo futurista, mas suas linhas estão bem mais agradáveis, fluídas e com menos pontas na carroceria e mais no conjunto ótico. Lembra até a segunda geração, só que mais arredondado. Não tem mais aquele vidro traseiro dividido e o aplique preto na coluna da versão anterior está bem mais discreto e integrado ao desenho das janelas.
Prius 2019 |
Capô, para-brisa, teto e vidro traseiro parecem unidos em um único conjunto, terminando somente na traseira truncada. As lanternas, antes verticais, agora são inteiramente horizontais, pelo menos nas luzes, já que há um rasgo vertical no canto no para-choque traseiro. Os faróis, totalmente em LED, estão num vão entre o capô (que tem uma saliência em V) e o para-choque, enquanto que as luzes diurnas se estendem em formato de bumerangue até o próprio capô. A maçaneta da porta traseira é embutida na coluna, para manter a fluidez do desenho.
Prius 2019 |
Construído sobre a segunda geração da plataforma TNGA-C, o Prius ficou 4,6 cm mais curto (comprimento agora é de 4,53 metros), 2,2 cm mais largo (1,78m) e 5 cm mais baixo (1,42 cm). A distância entre-eixos de 2,75 m ficou 5 cm maior.
O interior ficou mais contemporâneo e segue o estilo de modelos recentes da Toyota, como o Yaris Cross e o totalmente elétrico bZ4x. O painel é horizontal visto de frente, mas a bancada é longa, se estendendo até o para-brisa distante. Mais próximo do vidro dianteiro está o quadro de instrumentos digital, de 7 polegadas, para que este fique acima do volante de dimensões reduzidas, mas cheio de botões. Um recurso estético semelhante ao i-Cockpit da Peugeot. Antes a instrumentação ficava no centro do painel. Já a tela multimídia (com sistema My Toyota Audio com atualização remota, além de Apple Car Play e Android Auto) de 12,3 polegadas (opcional, pois as versões mais simples têm uma de 8 polegadas) é flutuante e está mais próxima da quina do tablier. Antes era sobreposta, em posição mais baixa e integrada às saídas de ar (que voltaram a ser horizontais) e aos comandos do ar condicionado. Um friso de cor escolhida pelo cliente, podendo ser em parte iluminado, decora o resto do painel. O console é largo e agora tem alavanca do câmbio.
Prius 2019 |
Nos Estados Unidos, o novo Prius tem a terceira geração do Toyota Safey Sense de série. O pacote inclui sistema de pré-colisão com detecção de pedestres, alerta de saída de faixa com assistência de direção e controle de cruzeiro dinâmico por radar de faixa de velocidade total. Outra novidade é o assistente de interseção, que te avisa sobre os perigos ao virar. O assistente de direção proativa reconhece os obstáculos próximos e próximos à sua própria faixa: Em caso de possível colisão, ocorre a frenagem e a direção.
Na Europa, o modelo de entrada também traz o Safety Sense e mais faróis de LED, sistema de acesso à chave inteligente sem chave, auxiliares de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, tomada de 230 volts no porta-malas, ajuste elétrico dos bancos com apoio lombar para o motorista e aquecimento dos bancos dianteiros.
O Prius Plug-in Hybrid Executive apresenta rodas de liga leve de 19 polegadas e toques de design diferenciados, como grade inferior pintada e arcos de roda pintados, faróis de LED com farol alto adaptável e ajuste automático da altura, volante aquecido, porta traseira com abertura elétrica e o espelho interno digital. O teto panorâmico de vidro é oferecido como opção.
O modelo de topo Advanced conta com bancos dianteiros ventilados para condutor e passageiro e revestidos a couro vegano preto, bem como bancos traseiros aquecidos, sistema de câmera panorâmica e assistente de estacionamento inteligente.
Os fracos motores a gasolina e elétrico do anterior (um 1.8 de ciclo Atkinson a gasolina de apenas 98 cavalos e o elétrico de 72 cv, usados até hoje no Corolla vendido no Brasil, sendo que este é flex) deram lugar a um 2.0 de 151 cv e um elétrico de 163 cv, combinando 223 cv (lembrando que não é a soma). O câmbio é CVT do tipo planetário. A bateria de somente 1,31 kWh agora tem 13,6 kWh. E além do incremento do conjunto mecânico e energético, ainda tem um painel solar no teto, vendido como opcional.
Com motores e bateria mais fortes, o Prius agora acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos contra os 12 segundos do anterior. A autonomia combinada no modo elétrico é de 86 km pelo ciclo WLTP. Na cidade chega a 111 km.
O Prius será vendido na Europa apenas na versão plug-in, que é aquela carregável na tomada. O preço das três versões citadas nos parágrafos anteriores é de 45.290 euros pela básica, 47.190 € pela intermediária Executive e 52.690 € pela top Advanced. Em reais, varia entre cerca de R$ 247.250 e 289.970, valores mais realistas para nós.
Nos Estados Unidos, ainda há versões com a bateria carregada pelos próprios motores (são dois elétricos e um 2.0 a combustão, rendendo 194 cv no combinado), como acontecia na anterior geração e ainda acontece no Corolla Altis Flex vendido no Brasil. O preço varia entre 27.450 (LE tração dianteira) e 35.865 dólares (Limited de tração integral), equivalendo entre R$ 136.887 e 178.851. As outras versões são a LE de tração integral, XLE de tração dianteira ou integral e Limited de tração dianteira. As plug-in se chamam Prime, são vendidas como top de linha e custam entre US$ 32.350 e 39.170 (R$ 161.322 a 195.333).
Já aqui, o Prius não tem previsão de retornar. A Toyota parou de importá-lo quando foi lançado o Corolla Hybrid Flex, mas a marca entende que precisa de um modelo premium, até para substituir o Camry e concorrer na faixa de preço com o Civic Hybrid. Se vier, o mais forte candidato é o Plug-in.
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
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