No Brasil. a Honda promoveu o Civic a topo de linha ao decidir importá-lo da Tailândia e vendê-lo por mais de 240 mil reais. Por enquanto, o ex-arquirrival do Toyota Corolla vai ocupar aqui o espaço que era do Accord, o verdadeiro sedã de luxo da marca japonesa. 


Honda Accord e:HEV (Híbrido) 2022

O Accord também ganhou nova geração, a décima-primeira, que manteve o formato fastback da carroceria, mas agora tem frente mais agressiva, com faróis moldados por LEDs, grade trapezoidal, mais vertical e colmeiada. A exemplo do Civic, perdeu a barra cromada. Na traseira, no entanto, também seguindo o exemplo do irmão menor, ele ficou mais conservador com lanternas horizontais interligadas por um friso luminoso na parte superior. O toque de modernidade está no arranjo das luzes, criando um efeito tridimensional. O novo conjunto substitui o antigo formato em C. Ele cresceu 7,1 cm no comprimento, chegando a 4,97 metros. As demais medidas se mantiveram: 2,83 m de entre-eixos, 1,86 m de largura e 1,45 m de altura.  

O anterior Accord já tinha tela multimídia destacada no alto do painel. Agora, o próprio painel está praticamente idêntico ao do Civic, com a faixa gradeada envolvendo as saídas de ar. Só o console central que é mais largo. A tela tem 12,3 polegadas nas versões híbridas e 7 nas movidas a gasolina. O quadro de instrumentos eletrônico é de série em todas as versões e tem 10 polegadas. 


Honda Accord e:HEV (Híbrido) 2022


A central multimídia tem compatibilidade com Android e Apple e integra o assistente da Google, que opera algumas funções do carro, como o ar condicionado, por comando de voz. O sistema também inclui o Google Maps para navegação e o Google Play. A versão Touring, mais completa, traz carregador de smartphone sem fio, head up display de 6 polegadas e sistema de áudio premium Bose de 12 alto-falantes. 

Já o sistema Honda Sensing é de série em todas as versões, assim como o assistente de engarrafamento e o reconhecimento de sinais de trânsito. O recurso de tecnologia avançada de assistência ao motorista foi atualizado, incluindo uma nova câmera com um campo de visão mais amplo de 90 graus e um radar de ângulo mais amplo com um campo de visão de 120 graus, melhorando o desempenho da prevenção a colisão. O controle de cruzeiro adaptativo com acompanhamento de baixa velocidade e assistência de manutenção de faixa também foram atualizados. Só a versão Touring tem controle de frenagem em baixa velocidade. O novo Accord também ganhou novos airbags, um para o joelho do motorista, dois laterais para os bancos traseiros e o dianteiro tem um formato diferente para evitar escorregões. 


Honda Accord e:HEV (Híbrido) 2022


Além da versão top Touring, o novo Accord tem as versões, em ordem crescente de preço, LX, EX, Sport, EX-L e Sport-L. O preço varia entre 27.295 e 37.890 dólares. 

A LX e a EX usam motor  de quatro cilindros 1.5 turbo de 192 cavalos e 260 Nm de torque, acoplado a um câmbio continuamente variável (CVT). As rodas são de 17 polegadas. As demais são híbridas, com o mesmo motor 2.0 aspirado de quatro cilindros do Civic, ligado a dois elétricos, só que mais potente: com 204 cavalos e 335 Nm de torque. As rodas são de 19 polegadas. O câmbio CVT é eletrônico (e-CVT).

Eu disse no início do texto que o Civic vai ocupar o espaço deixado pela geração anterior do Accord por enquanto, pois a nova deve vir para cá no ano que vem, com preços bem acima dos R$ 194,7 mil convertidos cobrados pelo Touring nos Estados Unidos. 


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO