Lançada em 1950, a Kombi se tornou um ícone em sua primeira geração. Ela evoluiu seis vezes, estando atualmente na sétima geração, lançada na Europa no ano passado e mostrada aqui no Guscar. O nosso blog também contou, já na atual temporada, a história de todas as gerações.
Mas parece que foram só as duas primeiras que se tornaram eternas e terem merecido uma nova releitura em versão elétrica, mesmo com a T7 recém-lançada: a ID.Buzz.
Conceito ID.BUZZ (2017) |
A referência à van clássica, o primeiro monovolume do mundo, fica mais na pintura saia e blusa, na delimitação em U da mesma no para-choque para lembrar o V da T1, no emblema maior que o normal e nas três faixas na coluna lateral traseira que remetem as antigas saídas de ar da T2. Já os faróis esguios, o friso em LED que substitui o cromado, os furos colmeiados no para-choque dianteiro e as lanternas traseiras finas interligadas por luzes de LED vermelhas são modernos. O conceito homônimo de 2017 (mas escrito inteiramente em letras maiúsculas) se parecia mais com a Kombi.
A ID.Buzz tem 4,71 metros de comprimento (a T7 tem no mínimo 4.98 m), 1,99 m de largura, 1,94m de altura e 2,99m de entre-eixos (3,12m na T7). Ela é derivada da plataforma modular para veículos elétricos MEB (Modulare E-Antriebs Baukasten, tradução alemã do tipo da plataforma) e faz parte da linha ID, que já tem o hatch ID.3, o SUV ID.4, o SUV Cupê ID.5 e o sedã ID.6. Buzz é uma grafia jovial de Bus, como a T1 era conhecida (Microbus, Samba Bus ou Bus De Luxe).
Embora minimalista como a Kombi, o interior da ID.Buzz é totalmente conectado ao século XXI, com saídas de ar panorâmicas simuladas, tela multimídia destacada de 10 ou 12 polegadas e quadro de instrumentos realmente digital e minúsculo, como nos seus irmãos da linha ID. O revestimento é colorido, combinando com a cor da carroceria.
O problema é que a nova van terá apenas cinco lugares e sem bancos individuais na traseira. Mesmo que uma versão com entre-eixos maior e de sete lugares esteja prometida para o ano que vem e que os bancos reclinem e avancem sobre trilhos, a ID.Buzz deixa de se lançar no mercado com um bom diferencial de versatilidade, ficando apenas com o apelo saudosista, ecológico e de espaço para os mais altos. O porta-malas terá 1.121 litros de volume. Haverá, também, uma versão furgão para cargas, que parece ser mais interessante. Terá três lugares na frente, 3,9 m³ de volume e acabamento de cores mais sóbrias.
A maior atração de equipamento da ID.Buzz será o sistema que combina o programador de velocidade ativo com o sistema de manutenção em faixa, que torna a direção praticamente automática, levando a nova van elétrica da Volkswagen ao nível 4 de autonomia. E o motorista nem precisa ligar a seta quando muda de faixa. O sistema faz tudo automaticamente.
A ID.Buzz ainda terá sistema de estacionamento semi-automático com memória de distância e manobras, frenagem de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, detector de fadiga do motorista e assistente que ajuda a evitar obstáculos ou impactos movendo levemente o volante.
Ambos os tamanhos de tela multimídia oferecem serviços conectados, aplicativo que permite ações remotas e consultar dados do veículo, paridade sem fio com Apple Car Play e Android Auto e rádio digital. Há, ainda, oito entradas USB espalhadas pela cabine.
A ID.Buzz começa a ter pré-venda em maio, com apenas uma versão de equipamentos chamada Pro, que inclui rodas de liga-leve de 19 polegadas, uma porta corrediça de cada lado, faróis de LED com iluminação periférica (com projeção do logotipo VW ao abrir e fechar o carro), iluminação ambiente no interior, sensores de estacionamento dianteiros e traseiro, ar condicionado digital de duas zonas e o sistema multimídia básico, de tela de 10 polegadas.
Sistema de iluminação ambiente com 30 cores (a básica são 10), faróis matriciais, rodas de 20 polegadas, sistema multimídia de 12 polegadas, som premium, aquecimento dos assentos dianteiros, o sistema de estacionamento assistido e paletas do limpador de para-brisas aquecidos são opcionais.
Tal como a velha Kombi, o único motor é montado na traseira, assim como a força para as rodas, e rende 204 cavalos de potência, com 31 kgfm de torque. É o mesmo conjunto elétrico do ID.3 e o ID.4. A capacidade líquida da bateria é de 77 kWh e a autonomia, ainda não confirmada, pode chegar aos 500 km. Pode ser carregada a 80% em meia hora nos postos de energia.
Sobre o carregamento, há duas novidades para a ID.Buzz: o sistema Plug & Charge e a energia bidirecional. No primeiro sistema, a estação de recarga reconhece automaticamente o cabo, após o cadastramento na rede, claro. Depois, é só conectar a mangueira sem precisar tocar na tela do carregador. Já o carregamento bidirecional devolve a energia que sobra para a casa do proprietário, podendo servir de gerador.
A chegada de fato ao mercado europeu, incluindo a entrega aos compradores na pré-venda, será em setembro deste ano. Se ainda nem sequer está confirmada a vinda do ID.3 ou ID.4 para o Brasil fica difícil dizer se a ID.Buzz chegará para nós. Mas seria uma ótima opção, principalmente na versão furgão, mesmo que chegue custando na faixa dos 500 mil reais.
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
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