A segunda e atual geração da picape Chevrolet S10 e da SUV Trailblazer foi lançada em 2012. Oito anos já se passaram e, em vez de uma nova geração, a General Motors decidiu dar apenas um segundo e leve face-lift à sua linha de utilitários grandes como presente de aniversário pelos 25 anos da mesma no Brasil.


S10


Embora mais discreta que o primeiro face-lift, de 2016, a mudança é perceptível, mesmo nas versões Advantage, LS, LT e LTZ da S10, nas quais a gravata dourada Chevrolet continua no centro superior da grade, só que entre dois frisos cromados, que ficaram mais proeminentes. O formato da entrada de ar está mais recortado, como se fosse um X. A tela da grade adotou o formato de colmeia. 


S10 2017


A mudança um pouco mais chamativa ocorreu na versão de topo High Country. Nesta, a gravata Chevrolet passou para o canto inferior direito (do ponto de vista de quem vê) da grade e em tamanho reduzido, lembrando a posição das quatro barras da Fiat na nova Strada. No lugar do símbolo, o centro da grade agora tem as letras que formam a palavra CHEVROLET em preto e em alto relevo, seguindo o estilo já visto nas picapes da Ford, como a F150 Raptor e a Ford Ranger Storm, só esta vendida aqui. Os frisos em cima e embaixo do nome também são pretos. O para-choque, obviamente, foi modificado e as luzes de neblina ficaram um pouquinho mais elevadas. A traseira teve mudanças, estas sim, imperceptíveis, na maçaneta da tampa da caçamba, que agora tem amortecedores na versão High Country e vendidos como acessório nas demais versões. A carroceria ficou 20% mais resistente a impactos. 


Por dentro, nada de novidades visuais. Apenas de equipamentos, como a entrada de chip de internet 4G no sistema multimídia MyLink, com a respectiva antena para melhorar a captação do wifi em até sete aparelhos a até 15 metros. Claro que o produto é vendido como internet wifi a bordo. Por falar em conexão sem fio, o sistema multimídia agora dispensa o cabo para espelhar o Android Auto e o Apple Car Play. 



Na mesma tela da multimídia, a câmera de ré agora tem linhas de trajetória com função engate, permitindo ainda ser ligada durante a condução para verificação do reboque. A S10 vem ainda com controle de estabilidade de trailer. 

A S10 também traz agora o sistema de frenagem autônoma de emergência, já que antes tinha apenas alerta de colisão, atuando entre 8 km/h a 80 km/h. O alerta de faixa é outro item já presente.



Ainda na segurança, a Chevrolet S10 2021 vem de série com seis airbags, lembrando que o pacote já inclui controle de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampa. Fora isso, todas vêm com Isofix e Toptether.


Na parte mecânica, a S10 2021 adicionou uma nova turbina no motor Duramax 2.8 CDTI, sendo a mesma da Colorado americana, mas a potência continua com 200 cv. Esse dispositivo permite agora aceleração mais progressiva, melhorando o desempenho, especialmente em ultrapassagens e elevações, além do consumo. O motor 2.5 Flex permanece com 197 e 206 cv. Também foram mantidas as opções de câmbio manual ou automático de seis marchas e tração 4x2 ou 4x4. 


A nova S10 continua disponível nas carrocerias de cabine simples, dupla e cabine simples sobre chassi. Com cabine dupla, as versões, câmbio, motorização, equipamentos e preços foram distribuídos assim: 

  • Chevrolet S10 Advantage 2.5 4x2 MT (R$ 125.390): seis airbags, alerta de pressão de pneus, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, faróis de neblina, computador de bordo, capota marítima, rodas de 16", direção elétrica, ar-condicionado, travas e vidros elétricos, chave tipo canivete, controle de velocidade de descida, acabamento em tecido, sistema multimídia MyLink 3, 4G a bordo e serviço OnStar.

  • Chevrolet S10 LS 2.8 4x4 MT (R$ 169.200): seis airbags, controles de tração e estabilidade, alerta de pressão dos pneus, rodas de aço de 16", assistente de partida em rampas, computador de bordo, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, controle de velocidade de descida e som com Bluetooth e USB.
  • Chevrolet S10 LT 2.5 4x2 AT (R$ 141.990) e 2.8 4x4 AT (R$ 187.590): Advantage + alarme, maçanetas na cor do veículo, piloto automático, detalhes em prata no interior, coluna da direção com regulagem de altura, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré.

  • Chevrolet S10 LTZ 2.5 AT (4x2 - R$ 146.790 e 4x4) e 2.8 4x4 AT (R$ 206.190): LT + alerta de colisão frontal com detector de pedestres, alerta de saída de faixa, luz diurna em LED, interior com detalhes cromados, estribos laterais, rack de teto, rodas de 18", volante em couro, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado automático, retrovisor fotocrômico, retrovisor externo com rebatimento elétrico, partida remota, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, MyLink com tela de 8" com espelhamento sem fio e banco do motorista elétrico.
  • Chevrolet S10 High Country 2.8 4x4 AT: (R$ 213.290): LTZ + para-choque dianteiro exclusivo, santantonio exclusivo, acabamento interno em alumínio polido, rodas de 18" exclusivas.


Trailblazer

Na SUV Trailblazer, que tem a versão única Premier e permanece com sete lugares, a frente é praticamente a mesma da S10 High Country. A diferença é que os frisos que envolvem a escrita Chevrolet são cromados. Além disso, recebeu as mesmas novidades de equipamentos da S10, como o wifi "a bordo", o pareamento sem fio com smartphone, o sistema de frenagem de emergência, câmera de ré de melhor definição, engate com linha-guia específica e a atualização da turbina e do software do único motor turbodiesel 2.8, que tem a mesma potência da picape. Custa R$ 269.850 e tem os mesmos equipamentos da versão LTZ e mais detector de ponto cego no retrovisor externo direito e rodas de 18 polegadas.   







TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO